12 de fevereiro de 2010

Diana Piedade põe os "pontos nos is"

Dois dias antes da grande final de "Ídolos", Diana Piedade falou de tudo um pouco com o jornal "24 Horas". Desde a ambição em ir a Londres ao Havy Metal, a finalista do concurso de talentos não deixou nada por responder.

O Havy Metal e o Black Metal
O seu estilo não é indiferente a ninguém. Principalmente a sua forma de vestir, o que já causou em algumas pessoas uma má imagem sua. "Associam-me a esse mundo e a ideia que têm dele é completamente estereotipada. Eu sou uma pessoa normal, como todas as outras, com momentos em que ando mais chateada com a vida, mas sou hiperfeliz e não escondo isso de ninguém." O mundo a que Diana se refere é ao do Havy Metal e do Black Metal. Todavia, a algarvia afirmou que não tem qualquer tipo de ligações a cultos satânicos ou a rituais associados so Havy Metal, como se disse, e explicou os seus gostos. "Percebo que seja apetecível e apreciado por um maior número de pessoas o lado mais bonito da vida e a música que celebra esse lado, mas a arte é isso mesmo, é a liberdade de interpretar a vida, as relações e os momentos com a nossa própria voz. Podemos projectar o que somos mesmo quando isso não é o que somos. Se eu um dia estiver triste e revoltada, isso não faz de mim uma pessoa triste e revoltada. Faz de mim alguém que assume os sentimentos menos positivos, aqueles que vêm do fundo da alma e que só querem ser ouvidos". Apesar de tudo, a versatilidade da concorrente é notória, uma vez que já fez interpretações em que existia muita doçura. A explicação é simples: "As palavras têm um peso gigante numa música. A primeira coisa que faço antes de aprender uma letra é ir ver quais são os verbos, quais são as palavras mais importantes daquela letra, para saber dizê-las. Eu não posso dizer "devagar", depressa, tenho que dizer "devagar", devagar. Senão qual é o peso das palavras que estou a dizer?"
A exposição pública
Questionada sobre como é que lidava com a exposição pública, subjacente a um concurso como este, Diana respondeu: "Obviamente que ao participar neste concurso já sabia as regras do jogo. Quem se expõe publicamente está sujeito a determinado tipo de situações que são menos boas, que compreendo, mas que por vezes me magoam um pouco, sobretudo porque... põem em causa os princípios que tenho. Há coisas que são mesmo mau jornalismo. Mas são más porque afectam as pessoas que estão à minha volta. A mim, para me derrubar, precisam de se esforçar mais um bocadinho". A concorrente também não se esquivou a falar sobre as recentes polémicas, nomeadamente a história de que escondia uma irmã e as declarações da mãe de Filipe. "Eu nunca escondi irmã nenhuma, apenas zelo pela privacidade das minhas irmãs. Quanto às declarações de Goretti Pinto, foi directa: "Todos os pais amam os seus filhos e são capazes de qualquer coisa para os defender, mesmo quando eles possam não estar sobre ameaça alguma. Acho tudo isso compreensível, excepto o facto de a mãe do Filipe, que não me conhece, sugerir que eu possa ser alguém com problemas em distinguir o bem e o mal, o que está certo e o que está errado. Graças a Deus não tenho esse problema porque nem as mulheres nem os homens da minha família, que me ajudaram a ser quem sou, me permitiram confusões de estilo. Felizmente sou bem-educada, tive uma infância e uma adolescência normais. Agora confundir preferências estéticas com questões de princípios e de valores é uma confusão grave e não é ingénua." Disse ainda que não ia falar sobre este acontecimento com o concorrente de São Mamede de Infesta. "Se ele quiser sentir necessidade de vir falar comigo estarei de ouvidos abertos e tentarei compreender ao máximo". Domingo, garante que não existirá qualquer tipo de mau ambiente entre ambos. "Do que eu conheço dele, acho que ele também não deve ter apreciado o que foi dito."
O "Ídolos"
"Ao contrário do que o Luís (Jardim) veio dizer, eu não ando a brincar. Desde o momento zero que dou tudo por tudo e tive a sorte de ter tido concorrentes tão bons que me dão "pica" para ser cada vez melhor" Diana quer vencer, mas no caso de isso não acontecer, acredita que na realidade não perdeu. "Eu quero ganhar o prémio... mas se não ganhar... acho que na realidade não perdi. Um segundo lugar significa que fomos os dois os melhores de não sei quantas pessoas que estavam inscritas. Não vejo razão para aceitar isso como uma derrota. Já me apercebi de há umas semanas para cá que afinal já ganhei. Ganhei pelo carinho das pessoas que conquistei e que me conheceram, pelos amigos, pelos familiares, pelo apoio incondicional." Algo de que muito se tem falado é sobre o facto de poder ter sido ajudada pelos jurados. Sobre isso, a concorrente disse: "Eu nunca fui beneficiada. Cheguei até aqui tal como todos os outros concorrentes, graças aos votos do público. E se cheguei até aqui deduzo que tenha algum mérito, algum talento. Não vejo como poderia ter sido beneficiada por ele. Não acredito que o Manuel Moura dos Santos tenha um poder assim tão grande..." A concorrente explicou ainda o porquê de só agora se ter inscrito num concurso televisivo em território nacional. "Acho que, infelizmente, para a maioria dos músicos participar num programa destes é perder alguma credibilidade. Mas cheguei a uma idade em que aprendi a encarar certas coisas de frente. Quando queremos ir atrás do nosso sonho temos de ir com as garras de fora."

666 ou 999?
Para terminar, Diana falou sobre a simbologia da sua tatuagem: "O significado é pessoal, não secreto, mas pessoal. O primeiro nove é a soma do meu nascimento. 22, o dia, e 1985, o ano em que nasci, somam 2007. Juntei o dois e o sete e faz 9. O segundo é porque sou fã do Jonh Lennon e o número nove é muito especial para ele. Até tem uma música que se chama "9 Dream". E o terceiro nove corresponde ao dia em que fiz a tatuagem."

Os Escolhidos


Boa noite. Seja bem-vindo à nova edição dos Escolhidos! Até à data estavam em jogo cinco concorrentes, mas na semana passada, Fernando Mendes e Lourenço Ortigão foram nomeados. Aqui ficam os resultados:

Fernando Mendes - 68%
Lourenço Ortigão - 32%

O apresentador da RTP1 não resistiu assim à sua primeira nomeação! Lourenço Ortigão foi o Escolhido para continuar neste concurso.

Hoje saberemos quais os primeiros dois finalistas dos Escolhidos. Para isso, vamos analisar as audiências dos programas pelos quais as personalidades em jogo dão a cara!
Alexandra Lencastre - Ao contrário do que tem acontecido, a actriz da TVI não viu a sua novela, Meu Amor, liderar durante todos os dias em análise. Na SIC, os jogos de futebol que meteram os três grandes, demonstraram-se à altura de combater qualquer produto de ficção, e como tal, Meu Amor baixou para segundo lugar. Por outro lado, no sábado, a novela da TVI baixou para 13,2% de rating, tendo estado abaixo dos 36% de share.

Fátima Lopes - A nova senhora das tardes perdeu para Júlia Pinheiro em dois, dos cinco dias em análise. No entanto, nos restantes, a diferença foi grande. Exemplo disso, foi o resultado de quarta-feira, em que Vida Nova, ascendeu aos 3,7% de rating.

Lourenço Ortigão - A grande subida da semana vai para Morangos com Açúcar. A série da TVI venceu Fernando Mendes em quatro, dos cinco dias em análise, sendo que na quinta-feira posicionou-se no lugar três do top dos cinco programas mais vistos do dia.

Mariana Monteiro - Sempre segura, Deixa que te Leve esteve bem esta semana. A maior nódoa continua a ser a de domingo, dia em que não consegue vencer a concorrência - Ídolos.

A análise está feita! A pergunta é: quem serão os dois nomeados e os dois finalistas?

A subida de Morangos com Açúcar esta semana, torna Lourenço Ortigão num dos finalistas dos Escolhidos. As boas audiências de Deixa que te Leve, permitem a Mariana Monteiro, lutar por um lugar na final. Parabéns aos dois!

Depois de divulgados os dois finalistas, resta dar a conhecer os nomeados. Alexandra Lencastre e Fátima Lopes vão assim, esta semana, a votos. Só uma delas vai ser escolhida para estar na final! A sua participação é fundamental! Vote!

Até para a semana!


Fecho

Boa noite. O Fecho de hoje incluí umas crónica da autoria de Nuno Azinheira, retirada do Diário de Notícias.
Às 21:00, saiba quem são os três finalistas dos Escolhidos.
Relembrarmos que no domingo, a programação do Televisão-Opinião será completamente dedicada à final do Ídolos. A actualização será feita de hora a hora, a partir das 10 da manhã.
Aproveito também este Fecho para perguntar ao leitor se já participou no passatempo que o seu blog lançou! Ainda não sabe que pode ganhar um telemóvel e um livro da autoria de Ricardo Araújo Pereira? Os prémios já foram comprados, e queremos receber mais participações. Se ainda não concorreu, e ficou interessado, clique aqui.

..e já agora, às 21:10, saiba tudo sobre a entrevista que Diana Piedade deu ao 24 Horas!

A força do futebol

A SIC terá conseguido com dois dias consecutivos de futebol afastar definitivamente a RTP1 do segundo lugar, em Fevereiro. Já em Janeiro, e colocando fim a cinco meses de seca, a estação liderada por Luís Marques e Nuno Santos havia recuperado o segundo posto. Fevereiro ainda só vai com dez dias de audiências contabilizadas, mas a diferença é já de 2,6 pontos percentuais. Acresce que Carnaxide conta ainda na sua carteira com o Hertha de Berlim- -Benfica, para a Liga Europa, dia 18, potencial líder de audiências, e uma semana mais tarde o Benfica-Hertha ou o Sporting-Everton, podendo escolher qual deles quer transmitir. Se a isto aliarmos a final do Ídolos de domingo, que terá obviamente gordas audiências, percebe-se quão difícil, para não dizer impossível, é a tarefa de José Fragoso para largar a lanterna vermelha neste mês.

Estas coisas, é bom relativizar, valem o que valem. Há um ano, recorde-se, a SIC também começou melhor, mas foi a RTP1 que acabou, no cômputo do ano, por dar mais luta à TVI. Mas, no actual contexto televisivo, as dinâmicas de consumo parecem favorecer mais a estação privada, que vai apostar em estreias mais ou menos sonantes nos próximos meses, do que o principal canal público, de quem, como ainda ontem escrevi, pouco se sabe, a não ser o Festival da Canção e as marchas populares.

No topo da pirâmide continua a TVI, assente na eficácia da sua ficção portuguesa e na força das manhãs, que continuam a liderar. No entanto, a tarde e o período a partir das 23.00 revelam sinais que Cunha Velho e Júlia Pinheiro não podem ignorar.

Não pode perder!


Às 21:10, você vai ficar a saber tudo sobre a entrevista que Diana Piedade deu ao 24 Horas. Nela, existem respostas à mãe do Filipe! Tudo, no Televisão-Opinião!

Segunda temporada de "Destino Imortal" em Setembro?

Parece que a estratégia da TVI em emitir apenas 6 episódios de "Destino Imortal" tem algo "por traz". Segundo a TV Guia desta semana, em Queluz de Baixo já se fala na segunda temporada da série de vampiros. Quem o diz é o protagonista, Pedro Barroso "Se repararem bem, a história não tem fim... por isso, acho natural que haja uma segunda série". A confirmar-se, a segunda temporada de "Destino Imortal" fará parte da próxima "dose" de minisséries que a TVI está a preparar para a reentré televisiva, em Setembro. Todavia, os actores não deverão ser os mesmos, uma vez que as personagens de Maria João Luís, Evelina Pereira, Rogério Samora e Jorge Corrula acabaram por morrer.

E as músicas da próxima gala são...

A próxima gala traz até ao público português o melhor do "Ídolos". Como tal, todos os 10 finalistas actuarão, à excepção de Salvador Sobral. Enquanto que os antigos concorrentes interpretarão músicas que já passaram pelo programa, os dois candidatos à vitória cantam "a melhor canção de amor de sempre". Os convidados especiais são a banda portuguesa GNR

A melhor canção de amor de sempre:


Filipe Pinto – "Letting The Cables Sleep", de Bush



Diana Piedade – "Lover, You Should’ve Come Over", de Jeff Buckley


O Melhor de "Ídolos"


Carlos Costa – "Papparazzi", de Lady Gaga



Carolina Torres e Inês Laranjeira – "Big Spender", de Shirley Bassey


Mel Pires e Mariana Tavares – "How To Save a Life", dos The Fray


Solange Hilário e Catarina Boto – "Respect", de Aretha Franklin

Sol esgota


Depois de ontem ter sido noticiado que o tribunal cível tinha interposto uma providência cautelar ao semanário de sexta-feira, e de esta não ter tido efeito, esta manhã, e após duas horas, o Sol esgotou. A meio da tarde será lançada uma edição extra de cerca de 130 mil exemplares.
De referir que a edição de hoje do Sol, publica mais novidades sobre o processo Face Oculta, onde se incluem alegadas manipulações para controlar alguns meios de comunicação social.
Imagem: DN

Hoje às 21:00


..saiba em primeira mão, quais o três finalistas deste concurso! Só aqui, no Televisão-Opinião!

Audimetria - 11/02/2010

Sem futebol, a TVI regressou ao primeiro lugar, tendo ultrapassado a fasquia dos 30% de share. Seguiu-se a RTP1, com 23,5%, e a SIC, com 23,2%.

Os vencedores do dia foram três, e estão no top5. Meu Amor alcançou um excelente rating: 17,4%.
Às 19:00, Morangos com Açúcar venceram O Preço Certo, com uma boa diferença. A série da TVI conseguiu 12,6% de audiência média e 37% de share. Ocupou a posição três, no top dos 5 programas mais vistos do dia.
Com uma boa herança, o Jornal Nacional foi o noticiário com maior audiência no dia de ontem.



Fonte do quadro: Mediamonitor

Revista de Imprensa 12/02/2010

Bom dia! São 10 horas e está na hora da última Revista de Imprensa desta semana.

Carolina Patrocínio prestes a terminar estágio
Falta pouco mais de um mês para terminar o estágio de Carolina Patrocínio na redação da estação de Carnaxide. A apresentadora continua muito empenhada nas suas tarefas. "Estou a gostar muito do trabalho que estou a fazer", disse ao 24 Horas. Depois de "Disney Kids", "Tá a Gravar" e "TGV", o seu regresso à apresentação ainda não está agendado. "É uma decisão que ainda não tomei", finalizou a jovem.

RTP transmite festas de Lisboa
Nos últimos dois anos a SIC foi a estação "oficial" das "Marchas de Santo António". Todavia, durante os próximos três anos será a RTP a responsável pelas festas da capital, uma vez que transmitirá também os "Casamentos de Santo António". Os pivôs da emissão serão Tânia Ribas de Oliveira e José Carlos Malato, ajudados por outras caras da estação, como João Baião.

"Mistérios de Lisboa" em breve na RTP1
São vários os actores conhecidos que participam na adaptação cinematográfica de "Mistérios de Lisboa", como Maria João Bastos, São José Correia ou Albano Jerónimo. Este filme é uma produção internacional que também rodará em França. A estreia deverá ser no Festival de Cannes em Maio de 2011 e depois da passagem pelas salas de cinema, "Mistérios de Lisboa" será transmitido na RTP, em três episódios "de 90 minutos cada". A realização está a cargo de Raúl Ruiz e a produção de Paulo Branco.


CITAÇÃO DO DIA

"Tenho saudades de fazer novelas, do convívio, de estar com os meus colegas, da adrenalina"

A citação de hoje é da autoria de Maria João Bastos






Fala-se de: Rita Seguro
Depois de dois anos e meio de namoro, a apresentadora e o seu companheiro, Luís Baeta, decidiram oficializar a relação. Rita Seguro e o irmão de Lurdes Baeta casaram-se numa cerimónia civil, na passada sexta-feira, que contou com a presença dos filhos de ambos.


Fontes: 24 Horas

Para lá das 24


Já se falou num Para lá das 24 do TVI 24. Hoje, não o Tiago, mas eu (Diogo), vou debruçar-me sobre a evolução do canal informativo da estação de Queluz de Baixo.

A verdade é que o caminho do TVI 24 é demasiado monótono. Apesar de aparecer algumas vezes no top dos 15 canais mais vistos do dia, os seus resultados continuam longe dos da SIC Notícias.

Todavia, nota-se que a diferença entre o canal informativo da estação de Queluz de Baixo e a RTPN, não é tão grande. Ainda na terça-feira, enquanto o TVI 24 fez 1,2% de share, a RTPN, atingiu os 1,6%. Sim, no cabo esta diferença é significativa, é verdade. Mas, mesmo assim, acho que o TVI24, se "mordeu" alguma coisa, foi a RTPN.

No entanto, o grande problema deste canal é um: alguém sabe quais são os seus programas mais importantes? Se na SIC Notícias, me lembro do Tempo Extra, Imagens de Marca, Jornal das 9, Edição da Noite ou Negócios da Semana, quando penso no TVI 24, só me recordo do Rédea Solta e Jornal do Dia, com Henrique Garcia. Também não esqueço aqueles programas de desporto, que segundo o que li, têm registado bons indíces de audiência. Tudo bem, mas há mais algum programa no TVI24 que marque o telespectador, para além dos que estão relacionados com o futebol? A mim, não. E a si?

Sinceramente, penso que é isto que falta ao TVI 24: a importância e a credibilidade dos programas. Um factor chave, para o sucesso de qualquer canal.