12 de fevereiro de 2010

Fecho

Boa noite. O Fecho de hoje incluí umas crónica da autoria de Nuno Azinheira, retirada do Diário de Notícias.
Às 21:00, saiba quem são os três finalistas dos Escolhidos.
Relembrarmos que no domingo, a programação do Televisão-Opinião será completamente dedicada à final do Ídolos. A actualização será feita de hora a hora, a partir das 10 da manhã.
Aproveito também este Fecho para perguntar ao leitor se já participou no passatempo que o seu blog lançou! Ainda não sabe que pode ganhar um telemóvel e um livro da autoria de Ricardo Araújo Pereira? Os prémios já foram comprados, e queremos receber mais participações. Se ainda não concorreu, e ficou interessado, clique aqui.

..e já agora, às 21:10, saiba tudo sobre a entrevista que Diana Piedade deu ao 24 Horas!

A força do futebol

A SIC terá conseguido com dois dias consecutivos de futebol afastar definitivamente a RTP1 do segundo lugar, em Fevereiro. Já em Janeiro, e colocando fim a cinco meses de seca, a estação liderada por Luís Marques e Nuno Santos havia recuperado o segundo posto. Fevereiro ainda só vai com dez dias de audiências contabilizadas, mas a diferença é já de 2,6 pontos percentuais. Acresce que Carnaxide conta ainda na sua carteira com o Hertha de Berlim- -Benfica, para a Liga Europa, dia 18, potencial líder de audiências, e uma semana mais tarde o Benfica-Hertha ou o Sporting-Everton, podendo escolher qual deles quer transmitir. Se a isto aliarmos a final do Ídolos de domingo, que terá obviamente gordas audiências, percebe-se quão difícil, para não dizer impossível, é a tarefa de José Fragoso para largar a lanterna vermelha neste mês.

Estas coisas, é bom relativizar, valem o que valem. Há um ano, recorde-se, a SIC também começou melhor, mas foi a RTP1 que acabou, no cômputo do ano, por dar mais luta à TVI. Mas, no actual contexto televisivo, as dinâmicas de consumo parecem favorecer mais a estação privada, que vai apostar em estreias mais ou menos sonantes nos próximos meses, do que o principal canal público, de quem, como ainda ontem escrevi, pouco se sabe, a não ser o Festival da Canção e as marchas populares.

No topo da pirâmide continua a TVI, assente na eficácia da sua ficção portuguesa e na força das manhãs, que continuam a liderar. No entanto, a tarde e o período a partir das 23.00 revelam sinais que Cunha Velho e Júlia Pinheiro não podem ignorar.

Nenhum comentário: