26 de dezembro de 2010

O Melhor & Pior da Semana


Pior da Semana RTP1
O programa de cultura geral da RTP1, foi um sucesso no Verão, após esta época os valores baixaram, mas durante o Inverno, o programa tinha voltado a alcançar resultados satisfatórios no horário nobre da RTP1. Mas esta semana foi negra para "Quem Quer Ser Milionário - Alta Pressão", a começar no domingo que no embate com "Ídolos" e "Casa dos Segredos" não foi além dos 300 mil espectadores e pouco mais de 10% de share. Ao longo da semana, os resultados não foram muito positivos com share inferior aos 20% e cerca de apenas 700 mil espectadores a assistirem a José Carlos Malato.

O Melhor & Pior da Semana

Pior da Semana SIC
Depois de já ter andado por vários horários, a série juvenil estreada em Janeiro, vai agora para o ar as 17h30 semanalmente. Mas a primeira semana de "Lua Vermelha" em mais um horário, não correu lá muito bem, com a série a fazer menos que as novelas brasileiras faziam neste horário. Para além disso, Fátima Lopes com o "Agora é Que Conta" faz frente à ficção dos vampiros e na RTP1 até "Portugal no Coração" conseguiu num dia ter mais espectadores. Mas fica a minha dúvida: depois de tanta pompa e circunstância e tanto dinheiro investido em "Lua Vermelha" o porquê de ser tão maltratada por Nuno Santos?

Última hora - "Ídolos" não termina a 31 de Dezembro!


O talent-show da SIC tem uma surpresa preparada para os seus telespectadores. Se no dia 31 de Dezembro, os portugueses vão ficar a conhecer qual o novo "Ídolo" de Portugal, no segundo domingo de 2011 todos os vencedores do concurso de Carnaxide irão marcar presença numa emissão especial. Nuno Norte, Sérgio Lucas e Filipe Pinto juntar-se-ão a Cláudia Vieira e João Manzarra numa gala que terá muitas surpresas.
Sabendo que a terceira temporada do "Ídolos" teve uma emissão extra, na qual Diana Piedade e Filipe Pinto se defrontaram, nesta quarta temporada o mesmo de vai passar no sentido de se consagrar todos os vencedores do concurso. Será o encerrar de um ciclo?

O Melhor & Pior da Semana

Boa Noite! Fique a conhecer as três últimas escolhas nesta edição do "Melhor & Pior da Semana" entre as 21h e as 23h.


Melhor da Semana TVI
Agora que o reality show caminha a passos largos para o seu final, posso afirmar, que as Galas de "Casa dos Segredos" transmitidas ao domingo foram um sucesso de audiências e não deixaram sequer a concorrência fazer cócegas. Conduzidas por Júlia Pinheiro (que demonstrou por vezes alguma falta de trabalho de casa) e co-adjuvada por Pedro Granger, as Galas foram um sucesso com uma média de share superior aos 40%. Na passada semana, a Gala transmitida alcançou o melhor resultado de audiência desde que o programa estreou com mais de 1 milhão e meio de espectadores a assistirem à ultima expulsão.

O Protagonista


Boa noite! Seja bem-vindo à última edição do Protagonista neste 2010. Ao longo de várias semanas foram muitos os programas, os apresentadores, as celebridades ou até mesmo os números que destacámos nesta rubrica. Dia 31, um deles será eleito O Protagonista do Ano. Fique a par de tudo durante os próximos dias.

Neste domingo, a figura central nesta rubrica desmonta-se em números, figuras encantadas e películas cinematográficas. O cinema é, pela primeira vez, o convidado principal do Protagonista.

Numa época em que as estações televisivas tendem a alterar praticamente toda a sua grelha com estreias de filmes, transmissões de eventos relacionados com a arte circense, especiais de talk-shows dedicados ao Natal ou episódios de séries com o espírito desta quadra, a SIC viu as suas apostas surtirem efeito. Com audiências muito acima do normal, a estação que normalmente se encontra no terceiro lugar nas audiências, ascendeu ao topo num abrir e fechar de olhos. Com as crianças a comandar cada vez mais o que os pais vêem quando todos estão reunidos em família, a direcção de programas do terceiro canal decidiu emitir filmes dedicados aos mais novos. Assim, Madagáscar 2, Entrelaçados, Histórias para Adormecer, O Natal do Panda Kung Fu, Shrek: O Terceiro ou O Chihuahua de Bervely Hills, foram algumas das produções cinematográficas emitidas pelo canal de Pinto Balsemão que conquistaram a maioria dos telespectadores nacionais.

Com shares entre os 30 e os 40%, Nuno Santos e companhia limitada conseguiram, ao fim de dias e dias, que a SIC alcançasse um resultado digno de uma estação privada. Depois de tantas contratações, torna-se claro que a liderança é possível através de escolhas e decisões inteligentes. Não acredita? Até a novela Espírito Indomável, que normalmente ocupa os lugares cimeiros do top dos programas mais vistos, desceu aos 28% de share. É certo que é Natal, mas será apenas essa a razão para a SIC ter subido aos 32,3% de share no dia 25 de Dezembro. Afinal, dez dos quinze programas mais vistos de ontem pertenceram ao canal pelo qual Júlia Pinheiro irá dar a cara em Janeiro de 2011.


Pessoalmente, estes resultados deixam-me pensativo. Obviamente que faz sentido apostar em novas caras, novos comentadores, numa nova equipa. A SIC não está bem nem se recomenda. Apesar disso, as ideias "revolucionárias" continuam a estar lá. Será o cinema uma delas? Neste caso, sim. Tal como referi no Falar Televisão desta última sexta-feira, porque não apostar num domingo por mês numa grelha totalmente dedicada a uma grande estreia cinematográfica? Um filme com qualidade, previamente publicitado com pompa e circunstância poderia claramente render entre 30 a 40% de share a uma estação privada em horário nobre. Obviamente que este resultado seria mais facilmente obtido se a grelha do dia em questão fosse igualmente forte, no entanto, este é apenas um pequeno pormenor.

Se a SIC conseguiu obter estes resultados com a sétima arte, quem disse que os outros canais não conseguirão? Até a TVI, caracterizada pela constante aposta em novelas, conseguiu que o seu Mamma Mia obtivesse 9,9% de audiência média e 33,1% de share.
Este Protagonista não pretende vestir a camisola de um canal em detrimento de outro. O objectivo é sim demonstrar, através de resultados, que o cinema pode igualmente ser uma boa aposta com bons resultados a curto/médio prazo. E os portugueses gostam...

Esta noite...


Saiba qual a personalidade destacada desta semana!
Às 22:00, entra em linha a segunda parte da rubrica O Melhor & Pior da Semana!

Simone de Oliveira critica talent-shows


Simone de Oliveira falou esta semana com os jornalistas da Notícias TV, e deu uma mensagem aos jovens aspirantes a cantores que actualmente dão provas do seu talento no Ídolos e Operação Triunfo. Num país onde os cantores são vários, o espaço para todos actuarem está a tornar-se mais pequeno com a crise. "Os locais de trabalho para esta gente não existem! Alguém que me diga para onde é que eles vão trabalhar! Se para os mais velhos, com nome artístico e carreira sólida não há... E basta olhar para o caso da cantora Nucha", confessou Simone de Oliveira.

Relembro que Nucha afirmou esta semana à imprensa que devido à falta de trabalho nos palcos, teve de criar um negócio de bijutaria paralelo para conseguir algum dinheiro extra.


A vencedora do Festival da Canção referiu ainda o seguinte: "Esta miudagem vai chorar os sonhos na almofada. Há ainda trabalho para quem quer entrar nas novelas... Já quanto às cantigas, não há muito que possam esperar. Acho muito bem que lutem pelos seus sonhos, mas estes concursos são uma falsa porta aberta". Apesar da sua opinião sobre os talent-shows, Simone de Oliveira admite que acompanha Ídolos e que o seu concorrente favorito é Martim Vicente. "Ele tem postura e tem balanço. Dou o meu voto ao Martim", finalizou.

Quiosque: Notícias TV

SIC lidera noite e dia de Natal

natal_sic

Como acontece em todos os anos, a véspera e o dia de Natal são sempre marcados por grelhas, aparentemente, diferentes por parte dos três canais generalistas. E este ano a vencedora destes dois dias foi, imagine-se, a estação que se encontra no terceiro lugar da média anual!


Apesar de no dia 24 a diferença para a segunda classificada RTP ter sido de apenas três décimas (27.6% contra 27.3%), no dia de Natal a SIC alcançou uma liderança confortável, atingindo uma média diária de 32.3%, contra 22.7% da TVI e 21.6% da RTP.


De realçar ainda que na noite de Natal o Circo de Natal RTP foi o programa mais visto, enquanto que ontem foi Madagascar 2 o programa com maior audiência do dia. Para além de tudo isto, a estação de Carnaxide conseguiu colocar no TOP 15 de dia 25 10 programas, algo que acontece muito poucas vezes.


É caso para dizer que o Natal correu bem para os lados da SIC!

José Rodrigues dos Santos a caminho da TVI?

joserodiguesdossantos


A recente “guerra” de transferências televisivas parece ainda não ter terminado. Com a cada vez mais certa mudança de Júlia Pinheiro para a SIC, a TVI procura agora reforçar o seu quadro de profissionais. E, segundo o Correio da Manhã de hoje, José Rodrigues dos Santos poderá ser um nome a ter em conta.


Ao que parece, quando o jornalista esteve em Queluz de Baixo a apresentar o seu livro no Você na TV!, terá recebido um convite para reforçar a direcção de informação do canal. Ainda assim, confrontado com este rumor, José Rodrigues dos Santos desmentiu-o de imediato: “Não é verdade”, disse ao referido jornal.


Recorde-se de que, no Verão, a imprensa deu conta de que a TVI convidara Rodrigo Guedes de Carvalho. Será então José Rodrigues dos Santos o nome que falta à informação de Queluz de Baixo para regressar aos sucessos de outrora?


Quiosque: Correio da Manhã

O Melhor & Pior da Semana

Pior da Semana TVI
Na minha opinião, é a melhor telenovela actualmente em exibição. Mas os números dizem outra coisa. Também acho, que não é uma telenovela para o público alvo da TVI, mas a TVI arriscou com uma história inteligente, com diálogos eloquentes, com interpretações boas (Maria João Luís e Maria João Bastos estão irrepreensíveis). Quando as personagens estão num diálogo sobre a música de Johnny Cash (que muitos poucos conhecem) é normal que os telespectadores mudem de canal porque talvez é mais interessante e dramático ver a filha adoptiva a envenenar a mãe adoptiva na novela da estação concorrente. Por isso mesmo, "Sedução" tem ficado aquém das expectativas e esta semana em quatro dias, ficou três atrás de "Laços de Sangue" em espectadores e com um share em pleno horário nobre inferior aos 30%.

O Melhor & Pior da Semana

Melhor da Semana RTP1
Regressou na passada semana, um dos melhores programas, na minha opinião, estreados pela RTP1 no ano de 2010. A verdade é que na primeira série, apesar dos resultados satisfatórios alcançados ao sábado, essa série não foi bem tratada pela RTP1, com a interrupção de por vezes duas semanas entre a transmissão de cada programa. E esta semana, ao ser colocado logo após o "Telejornal", "Portugueses Pelo Mundo" conseguiu um óptimo resultado com cerca de 1 milhão de espectadores. Notável o trabalho desenvolvido neste formato, em que para além de ficarmos a conhecer outras cidades e culturas, ficamos também a perceber que os portugueses espalhados pelo mundo fora são felizes e bem sucedidos.

O Melhor & Pior da Semana

Olá Bom Dia! O Televisão-Opinião está de volta com a edição matinal do "Melhor & Pior da Semana". Consigo entre as 10h e as 12h.


Melhor da Semana SIC
Com uma concorrência forte aos domingos, leia-se, comentários de Marcelo Rebelo de Sousa no "Jornal Nacional" da TVI, a "Grande Reportagem" da SIC tem sido um dos programas mais consistentes semanalmente pelos lados de Carnaxide. Faz precisamente hoje uma semana, que com um "Jornal Nacional" com um bom resultado, a reportagem da SIC conseguiu ser dos programas mais vistos do dia e da semana da estação. Foram mais de 1 milhão de espectadores a assistir à reportagem e uma média de share bem superior ao que a SIC faz.

Manuel Luís Goucha em “Secret Story II”?

manel3

Com a cada vez mais certa saída de Júlia Pinheiro para a SIC, a estação de Queluz de Baixo está já à procura de um substituto para a apresentadora, agora que uma segunda edição do reality-show, é cada vez mais uma realidade.


No entanto, poderá haver uma surpresa. Depois do rumor de que Teresa Guilherme seria a substituta natural de Júlia Pinheiro, eis que um novo nome surge em cima da mesa! Segundo a edição deste domingo do Correio da Manhã, Secret Story II poderá ter um apresentador e não uma apresentadora, tal como acontece com a versão oficial do programa.


Caso esta hipótese se confirme, será Manuel Luís Goucha a assumir as “funções” da antiga colega de Uma Canção para Ti. Confrontado com esta possibilidade, a cara de Você na TV, fechou-se em copas, dizendo apenas: “Estou a pensar nisso”.

Quem será, então, a cara da segunda edição de Casa dos Segredos? Manuel Luís Goucha ou Teresa Guilherme?


Quiosque: Correio da Manhã