Boa noite! Seja bem-vindo à última edição do Protagonista neste 2010. Ao longo de várias semanas foram muitos os programas, os apresentadores, as celebridades ou até mesmo os números que destacámos nesta rubrica. Dia 31, um deles será eleito O Protagonista do Ano. Fique a par de tudo durante os próximos dias.
Neste domingo, a figura central nesta rubrica desmonta-se em números, figuras encantadas e películas cinematográficas. O cinema é, pela primeira vez, o convidado principal do Protagonista.
Numa época em que as estações televisivas tendem a alterar praticamente toda a sua grelha com estreias de filmes, transmissões de eventos relacionados com a arte circense, especiais de talk-shows dedicados ao Natal ou episódios de séries com o espírito desta quadra, a SIC viu as suas apostas surtirem efeito. Com audiências muito acima do normal, a estação que normalmente se encontra no terceiro lugar nas audiências, ascendeu ao topo num abrir e fechar de olhos. Com as crianças a comandar cada vez mais o que os pais vêem quando todos estão reunidos em família, a direcção de programas do terceiro canal decidiu emitir filmes dedicados aos mais novos. Assim, Madagáscar 2, Entrelaçados, Histórias para Adormecer, O Natal do Panda Kung Fu, Shrek: O Terceiro ou O Chihuahua de Bervely Hills, foram algumas das produções cinematográficas emitidas pelo canal de Pinto Balsemão que conquistaram a maioria dos telespectadores nacionais.
Com shares entre os 30 e os 40%, Nuno Santos e companhia limitada conseguiram, ao fim de dias e dias, que a SIC alcançasse um resultado digno de uma estação privada. Depois de tantas contratações, torna-se claro que a liderança é possível através de escolhas e decisões inteligentes. Não acredita? Até a novela Espírito Indomável, que normalmente ocupa os lugares cimeiros do top dos programas mais vistos, desceu aos 28% de share. É certo que é Natal, mas será apenas essa a razão para a SIC ter subido aos 32,3% de share no dia 25 de Dezembro. Afinal, dez dos quinze programas mais vistos de ontem pertenceram ao canal pelo qual Júlia Pinheiro irá dar a cara em Janeiro de 2011.
Pessoalmente, estes resultados deixam-me pensativo. Obviamente que faz sentido apostar em novas caras, novos comentadores, numa nova equipa. A SIC não está bem nem se recomenda. Apesar disso, as ideias "revolucionárias" continuam a estar lá. Será o cinema uma delas? Neste caso, sim. Tal como referi no Falar Televisão desta última sexta-feira, porque não apostar num domingo por mês numa grelha totalmente dedicada a uma grande estreia cinematográfica? Um filme com qualidade, previamente publicitado com pompa e circunstância poderia claramente render entre 30 a 40% de share a uma estação privada em horário nobre. Obviamente que este resultado seria mais facilmente obtido se a grelha do dia em questão fosse igualmente forte, no entanto, este é apenas um pequeno pormenor.
Se a SIC conseguiu obter estes resultados com a sétima arte, quem disse que os outros canais não conseguirão? Até a TVI, caracterizada pela constante aposta em novelas, conseguiu que o seu Mamma Mia obtivesse 9,9% de audiência média e 33,1% de share.
Este Protagonista não pretende vestir a camisola de um canal em detrimento de outro. O objectivo é sim demonstrar, através de resultados, que o cinema pode igualmente ser uma boa aposta com bons resultados a curto/médio prazo. E os portugueses gostam...
Neste domingo, a figura central nesta rubrica desmonta-se em números, figuras encantadas e películas cinematográficas. O cinema é, pela primeira vez, o convidado principal do Protagonista.
Numa época em que as estações televisivas tendem a alterar praticamente toda a sua grelha com estreias de filmes, transmissões de eventos relacionados com a arte circense, especiais de talk-shows dedicados ao Natal ou episódios de séries com o espírito desta quadra, a SIC viu as suas apostas surtirem efeito. Com audiências muito acima do normal, a estação que normalmente se encontra no terceiro lugar nas audiências, ascendeu ao topo num abrir e fechar de olhos. Com as crianças a comandar cada vez mais o que os pais vêem quando todos estão reunidos em família, a direcção de programas do terceiro canal decidiu emitir filmes dedicados aos mais novos. Assim, Madagáscar 2, Entrelaçados, Histórias para Adormecer, O Natal do Panda Kung Fu, Shrek: O Terceiro ou O Chihuahua de Bervely Hills, foram algumas das produções cinematográficas emitidas pelo canal de Pinto Balsemão que conquistaram a maioria dos telespectadores nacionais.
Com shares entre os 30 e os 40%, Nuno Santos e companhia limitada conseguiram, ao fim de dias e dias, que a SIC alcançasse um resultado digno de uma estação privada. Depois de tantas contratações, torna-se claro que a liderança é possível através de escolhas e decisões inteligentes. Não acredita? Até a novela Espírito Indomável, que normalmente ocupa os lugares cimeiros do top dos programas mais vistos, desceu aos 28% de share. É certo que é Natal, mas será apenas essa a razão para a SIC ter subido aos 32,3% de share no dia 25 de Dezembro. Afinal, dez dos quinze programas mais vistos de ontem pertenceram ao canal pelo qual Júlia Pinheiro irá dar a cara em Janeiro de 2011.
Pessoalmente, estes resultados deixam-me pensativo. Obviamente que faz sentido apostar em novas caras, novos comentadores, numa nova equipa. A SIC não está bem nem se recomenda. Apesar disso, as ideias "revolucionárias" continuam a estar lá. Será o cinema uma delas? Neste caso, sim. Tal como referi no Falar Televisão desta última sexta-feira, porque não apostar num domingo por mês numa grelha totalmente dedicada a uma grande estreia cinematográfica? Um filme com qualidade, previamente publicitado com pompa e circunstância poderia claramente render entre 30 a 40% de share a uma estação privada em horário nobre. Obviamente que este resultado seria mais facilmente obtido se a grelha do dia em questão fosse igualmente forte, no entanto, este é apenas um pequeno pormenor.
Se a SIC conseguiu obter estes resultados com a sétima arte, quem disse que os outros canais não conseguirão? Até a TVI, caracterizada pela constante aposta em novelas, conseguiu que o seu Mamma Mia obtivesse 9,9% de audiência média e 33,1% de share.
Este Protagonista não pretende vestir a camisola de um canal em detrimento de outro. O objectivo é sim demonstrar, através de resultados, que o cinema pode igualmente ser uma boa aposta com bons resultados a curto/médio prazo. E os portugueses gostam...
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