6 de outubro de 2010

Cine-Opinião




Boa noite e bem-vindo a mais um Cine-Opinião!

Em exibição nos cinemas - Daybreakers



Quando pensava que todas as perspectivas possíveis poderiam ter sido retratadas em filmes de vampiros sedentos de sangue, eis que surge um filme que me surpreendeu completamente pela positiva.
DayBreakers transporta-nos para o ano de 2019. Após uma misteriosa praga ter devastado a Terra e transformando a maioria da população mundial em vampiros, os humanos são agora uma espécie de segunda classe e em risco de desaparecer, forçados a esconder-se porque são caçados e criados para o consumo dos vampiros, até à beira da extinção.
Edward Dalton (Ethan Hawke - Dia de Treino), um vampiro que ao contrário de todos os outros, não consome sangue humano, tem a seu cargo a criação de um substituto do sangue que possa alimentar os vampiros e travar a extinção da raça humana. Ao conhecer uma sobrevivente humana Edward depara-se como uma extraordinária descoberta médica que pode mudar tudo.
Na posse de uma valiosa informação, pela qual vampiros e humanos estariam dispostos a matar, cabe a este cientista travar uma luta que irá ditar o destino da raça humana.
Na minha opinião, este filme é sem qualquer dúvida uma lufada de ar fresco: traz ao género novas temáticas e é extremamente exaustivo nos pormenores. Existem carros modificados para permitir a condução durante o dia aos vampiros, uma sociedade estratificada onde todos trabalham somente à noite, casas protegidas e condomínios fechados que emitem um aviso aos seus habitantes, uma hora antes do amanhecer.
A título de curiosidade, uma das primeiras cenas que vemos é um condutor sem cabeça, a imagem é um reflexo do espelho retrovisor, é então que percebemos a velha máxima de que os vampiros não têm reflexo! As cores são frias e sombrias e a caracterização da raça vampírica está espectacular.
É um filme curto, mas com um enorme potencial, recheado de efeitos especiais, mas sem nunca cair no exagero ou ridículo. Recomendo vivamente!

Massacre no Texas é o melhor filme de terror de sempre
Pelo menos é esse o resultado da sondagem efectuada pela revista Total Film entre realizadores e estrelas de fimes de terror. O Exorcista e Psico ocupam, respectivamente, o segundo e terceiro lugares.

Romeu e Julieta regressam ao cinema em versão de... gnomos de jardim!
Os amores trágicos da peça mais emblemática de William Shakespeare já tiveram inúmeras variações em cinema: a mais recente é o filme animado Gnomeo & Juliet, cujo primeiro trailer já está na internet. (Dê uma espreitadela
aqui)


Falar Televisão

A academia de Carnaxide


Foi na passada sexta-feira que, neste mesmo espaço, o Pedro escreveu que na SIC não há motivos para se comemorar. Com todo o respeito que tenho pela sua opinião, tenho que dizer que não concordo com ela.


Independentemente dos resultados audiométricos, da tão falada crise que o canal atravessa, dezoito anos são um marco na vida de uma pessoa e, como não podia deixar de ser há que celebrar. E foi isso que a estação de Carnaxide fez! Embora não o tenha feito como em outros tempos, pelo menos fez. Caso não o fizesse, quantas vozes se levantariam a dizer que o devia ter feito?


Mais do que resultados, um canal é feito de profissionais, de programas, de ideias, de factos, de momentos. E, em dezoito anos de vida, muito se fez por aqueles lados. Se não fosse a SIC teria Fátima Lopes ido para a TVI? Se não fosse a SIC estaria Júlia Pinheiro neste momento no lote dos melhores apresentadores da televisão portuguesa? Mais do que isso, se não fosse a SIC, haveria actualmente televisão generalista?

A SIC é mais do que tudo isto, a SIC é a estação daqueles que com ela nasceram e que acreditam numa televisão diferente. Caso contrário, ninguém falaria sobre o seu actual momento de crise, não era lá que iam buscar os melhores profissionais de que o pequeno ecrã dispõe.


Quem me conhece, sabe que tenho um carinho especial pela televisão de Carnaxide. Sei que não o devia dizer aqui, mas é a verdade. Quando vejo a SIC sinto-me em casa e é isso que muita gente sente também. Para além da SIC, tenho um gosto especial pelo Sporting Clube de Portugal.


Numa pequena comparação, atrevo-me a dizer que estão os dois relacionados. O Sporting porque também não tem feito grandes resultados, mas, mais do que isso, também em Carnaxide parece existir uma espécie de academia de Alcochete, onde são formados os melhores jogadores (leia-se apresentadores) portugueses que acabam por vir a brilhar noutros canais.


Parabéns, SIC! Parabéns, portugueses!

Doriana de olho em Hugo F?

dorianaehugof


Estão ambos sem namorado e são dois dos concorrentes de Secret Story. Segundo Marina Rodrigues, amiga da madeirense, poderão vir a envolver-se.


É em entrevista à revista TV Guia que a antiga participante de A Bela e o Mestre confessa que Doriana poderá vir a envolver-se com o concorrente do Porto. “como ela está sem namorado, não tem que ser esquisita. Mas a verdade é que o Hugo F faz todo o estilo dela… O outro Hugo também é do seu agrado, mas vai ter que fingir aquela relação com a outra rapariga… O lourinho e aprumadinho é mesmo o que ela precisava”, começa por dizer Marina, acrescentando depois: “Se isso acontece, se ela se apaixonar, tenho a certeza de que ia ficar até ao fim. De certeza absoluta. Afinal, quem é que não gosta de um romance”, questionou.


Será esta a estratégia que Doriana tem em mente? Conseguirá ela “conquistar” Hugo F? Só o tempo o dirá….


Quiosque: TV Guia

André Cerqueira interessado em Diana Chaves?

dianachaves2


Depois de ter ido buscar Fátima Lopes a Carnaxide e de ter perdido Gabriela Sobral e Hernâni Carvalho, o director de programas poderá estar perto de voltar a fazer “rombo” à estação rival.


Segundo aquilo que Carlos Dias da Silva escreve na sua crónica da revista TV Guia, André Cerqueira prepara-se para fazer uma nova investida e desta vez os alvos são na área da ficção. Pelo que escreve o comentador, Diana Chaves é a preferida, mas, pelo que parece, Cláudia Vieira ou Diogo Morgado poderão ser também hipóteses.


A pergunta que se coloca no momento é, estando qualquer um dos três com projectos na SIC, conseguirá o responsável da TVI levá-los? Ou tudo isto não passa de mais um rumor?


Quiosque: TV Guia

Esta noite...


... o Cine-Opinião está de volta. A dupla Marta Miranda & Vanessa Dias contam consigo às 21:00. Sintonize-se!

Júlia Pinheiro tem as “portas da SIC abertas”

juliapinheiro3


Depois de Gabriela Sobral ter revelado que adoraria voltar a trabalhar com a apresentadora da TVI, é a vez de Luís Marques falar sobre a possibilidade de receber Júlia Pinheiro na estação que dirige.


É durante uma entrevista à TV Guia que o director-geral de Carnaxide confessa a sua amizade com a cara de As Tardes da Júlia: “Somos amigos. Encontramo-nos com alguma frequência, menos do que gostaríamos, e falamos”. Será isso suficiente para que a apresentadora regresse à estação que a viu nascer? “A Júlia sabe muito bem o que quer, é determinada, gere muito bem a sua vida, e, portanto, se ela um dia quiser mudar de vida…” terá as portas da SIC abertas, “mas depende de um conjunto de factores. Não estamos sequer nessa fase, porque essa fase nem foi aberta”, explicou Luís Marques.


O responsável confessou ainda que já convidou a apresentadora, mas que, nos últimos tempos não tem havido contactos nesse sentido. “Houve um em 2010, quando o Moniz saiu da TVI, numa conversa genérica, e ficou por aí.”, frisou.


Ainda assim, ficou perceptível que o director-geral da SIC deseja mesmo contar com Júlia Pinheiro, até porque “quem é que não quer a Júlia Pinheiro?” Todavia, Luís Marques não quis alimentar cenários sobre um possível cargo na direcção de programas…


Quiosque: TV Guia

António teve um bar de alterne!

AntonioSS


Hugo F decidiu arriscar e foi o primeiro a ir ao confessionário apostar que o segredo de António era ter estado num convento durante vários anos. Todavia, está redondamente enganado!


Segundo a edição desta semana da revista TV Guia, o jovem de Baião esconde um segredo surpreendente e que nem a gente da sua terra ou família desconfiam: foi proprietário de uma Casa de Alterne!


Confrontado com a realidade, um amigo do pastor revelou que desconfiavam que o seu segredo fosse ligado ao “paranormal”: “Ele perde-se com as cabras nos montes. Até dizem que vê coisas… como eles dizem, paranormal. Ele não bate com a careta. Ter um bar de alterne é que é estranho”, explicou Paulo Carneiro à referida publicação.


Todavia, a revista do grupo Cofina garante que é mesmo este o seu segredo. A pergunta que se coloca é, conseguirão os colegas adivinhá-lo?


Quiosque: TV Guia

Andreia foi acompanhante de luxo

AndreiaSS


Dentro da Casa dos Segredos a concorrente do norte é a mais popular e já revelou que concorreu porque quer admitir, perante o país um dos seus segredos e explicá-lo a quem a conhece. E qual será o segredo?


A TV Guia foi à procura e descobriu o que esconde a “tia”. Segundo apurou esta publicação, apesar de ter uma história de amor com um jogador de futebol, Cafu (antigo jogador do Boavista), pelo qual chegou a viver na Alemanha, Andreia foi, em tempos, acompanhante de luxo.


E esse é o segredo que esconde. Assumidamente vaidosa, a loira frequenta o cabeleireiro e o solário muitas vezes, tal como a própria admitiu no seu vídeo de apresentação. E era com o dinheiro que ganhava enquanto acompanhante de luxo que pagava esses vícios.


Apesar de tudo, não é por ter este passado que Andreia deixa de ser uma mãe carinhosa. Benedita, de 16 anos é fruto de um relacionamento com Fernando Nicolau de Almeida, primo de Bernardo Macanbira, ex-marido de Rute Marques. Já Salvador, de 8, é filho de Pedro Souto e Castro, homem muito famoso da noite portuense.


Com um segredo “tão forte”, conseguirá Andreia escondê-lo dos seus colegas?


Quiosque: TV Guia

Vasco Oliveira participou num assalto!

vascoSS


Por esta é que ninguém esperava. Ao contrário do que grande parte da imprensa tem dito, o segredo do concorrente do Porto não é o facto de ser filho de uma figura pública.


Segundo a edição desta semana da revista TV Guia, Vasco é mesmo filho de António Oliveira, mas dentro da casa o seu segredo é ter participado num assalto.

Rebelde por natureza, o rapaz tem dado muito que fazer aos seus progenitores. Ao que parece, Vasco foi já posto fora de casa para assumir as suas responsabilidades por tudo o que tem feito. E que largo historial já possuiu.


Pelo que apurou a referida publicação, o jovem nortenho é bastante conhecido na cidade Invicta, até porque já foi expulso muitas vezes de discotecas. Mas não é só! Vasco tem também muitos episódios de violência para contar. Há uns anos, foi manchete do jornal Tal&Qual por ter agredido uma professora e, em 2002 foi acusado de ter agredido um homem idoso, quando o pai chegou ao aeroporto Sá Carneiro, vindo do Mundial de Futebol da Coreia/Japão.


Com tudo isto, parece que há mais alguém na casa que é filho de uma figura pública. Quem será? Por outro lado, irá Vasco Oliveira mostrar o seu lado violento em plena Casa dos Segredos?


Quiosque: TV Guia

Concorrentes de “Secret Story” têm segredos iguais!

casadossegredos2


A dúvida surgiu em muita gente, mas, por Júlia Pinheiro não o ter referido durante a emissão, pensou-se que seria impossível, mas não é. Segundo a edição desta semana da revista TV Guia os segredos que se cruzam, tal como o passado de muitos dos participantes.

E as coincidências não são poucas.


Daniela e Doriana são duas das beldades da casa que já posaram nuas para revistas masculinas. Mas não é só isto que as liga: enquanto que a primeira já teve um caso com Cristiano Ronaldo, a segunda tem uma grande amiga em comum com o madeirense, a jovem Marina Rodrigues (participante de A Bela e o Mestre). Por outro lado, as desconfianças de Jade não são “fogo de vista”. É que a rapariga já viveu em França e espreitou o Secret Story francês, onde Daniela participou.


Também Zé Miguel e Vasco têm algo em comum. Enquanto que o primeiro é político em Irvo (Penafiel), o segundo é filho de António Oliveira, que durante vários anos foi presidente do clube mais representativo da cidade.

Para além disto, há ainda curiosidades que podem fazer a diferença. Andreia, Hugo F, Vítor e Doriana já estiveram todos, na mesma altura, na discoteca ACT, na cidade Invicta, e têm, inclusivamente, vários amigos em comum.


Todas estas curiosidades podem tornar-se ligações perigosas que, a pouco e pouco, poderão ser índices de que os segredos se cruzam, através da experiência de vida: namorados infiéis, profissões ainda “discriminadas”, antecedentes criminais, traições, filhos ilegítimos, dívidas, actos de violência, experiências sexuais pouco conhecidas, entre outros. Talvez por isso, vários participantes prefiram pouco ou nada comentar a vida dos outros, de modo a guardarem o seu segredo.

A pergunta que se coloca é, até quando?



Quiosque: TV Guia

Fala-se! 06/10/2010




Boa Tarde! Seja bem-vindo a mais um Fala-se!



Margarida Marinho


À espera que surja um novo convite para televisão, a actriz tem aproveitado o seu tempo para tratar do divórcio de Ricardo Zúquete.


Tal como avança a edição desta semana da revista TV Guia, Margarida Marinho já esteve em tribunal para dar inicio ao processo, onde se inclui ainda a definição do poder paternal da filha, Carlota. Tudo aconteceu no passado dia 30 de Setembro, no tribunal de Família e Menores, no Campus da Justiça, em Lisboa.


Avizinham-se tempos difíceis…



Sisley Dias


Com a carreira profissional a correr-lhe da melhor forma, o actor vive também uma boa fase a nível pessoal, tal como garante à edição desta semana da revista TV Guia.


Ao que parece, Sisley Dias está mais extrovertido e tudo por culpa da companheira: “Estou muito mais solto, mais divertido e essa é a razão. Tenho tempo para namorar e descansar”, começou por dizer, admitindo ainda o namoro com uma jovem desconhecida, que se iniciou durante as gravações de Flor do Mar: “Sim, namoro. Estou muito bem e feliz. Sinto que achei a pessoa certa”, explicou.


Quiosque: TV Guia


Parabéns, Júlia Pinheiro

Está actualmente em duas frentes. As Tardes da Júlia durante a semana e Secret-Story aos domingos. Talvez por isso seja considerada uma das melhores, se não a melhor apresentadora da actualidade.


Mas hoje o dia é especial. É que Júlia Pinheiro celebra 48 primaveras e, mais uma vez, estará a trabalhar. Prova de que é uma excelente profissional!


Como não podia deixar de ser, aqui estamos nós a desejar-lhe as maiores felicidades e muito, muito sucesso!


Parabéns, Júlia Pinheiro

SIC já é maior de idade!

sic18anos


A primeira estação privada portuguesa atingiu hoje a maioridade. Dezoito anos após o seu nascimento, a SIC é agora a terceira estação preferida dos portugueses, atrás das rivais TVI e RTP.


Uma dura luta que se tem manifestado há já alguns anos e que vem contrastar com os tempos em que para os lados de Carnaxide havia shares diários de mais de 40%. Os tempos são outros, os públicos mudaram, as caras e os programas também.


Independentemente de tudo isto, hoje é um dia para celebrar. A SIC marcou, e continua a marcar o audiovisual português!


Parabéns, SIC!

"Secret Story" mais barato que "Big Brother"


O novo reality-show da estação de Queluz de Baixo vai custar menos à TVI que Big Brother. Segundo o que o Diário de Notícias conseguiu apurar junto de especialistas, esta Casa dos Segredos custará cerca de menos um milhão de euros que O Grande Irmão.
"Os formatos até não são mais baratos do que eram antigamente; as equipas técnicas e de produção é que ganhavam muito mais. Hoje corta-se em muitas coisas e até se recorre a estagiários", afirmou uma fonte ao referido jornal.

O facto de Teresa Guilherme não comandar A Casa dos Segredos pode ter feito toda a diferença no orçamento deste reality-show (três milhões e quinhentos mil euros). Na altura de Big Brother, a apresentadora era muito bem paga, recebendo uma parte do ordenado da TVI e outra da Endemol.
Neste momento, não é isso que acontece, uma vez que Júlia Pinheiro, Leonor Poeiras e Pedro Granger fazem parte dos quadros do canal da Media Capital. "A Júlia Pinheiro, o Pedro Granger e a Leonor Poeiras são prata da casa. Já a Teresa Guilherme ganhava muito bem. A TVI pagava uma parte e a Endemol a outra", referiu uma fonte ligada à TVI.

De destacar igual o milhão e oitocentos mil euros que o Diário de Notícias avançou como valor dos custos que a SIC terá com a quarta temporada de Ídolos.

Quiosque: Diário de Notícias

Revista de Imprensa 06/10/2010

Bom dia! Seja bem-vindo a mais uma Revista de Imprensa!


Pedro Granger elogia Júlia Pinheiro

Dois dias depois de se ter estreado na condução de Secret Story, o actor e apresentador é um dos entrevistados da edição desta semana da revista TV 7 Dias. Entre muitos temas em cima da mesa, Pedro Granger fez questão de tecer rasgados elogios à sua colega.


“A Júlia é a autêntica e certificada dama de ferro da TVI, não me parece que vá ser preciso ninguém substituí-la. Estou muito contente por ir fazer os diários com a Leonor e as galas de domingo com a Júlia. Tenho a certeza que nos vamos divertir muito e que vou aprender imenso”, começou por dizer quando confrontado com uma possível substituição da principal cara de Secret Story.


Já quase no final da entrevista, Pedro Granger voltou a enaltecer as qualidades da apresentadora de As Tardes da Júlia: “é para lá de óptimo trabalhar com a Júlia. Ela tem muito boa onda, é muito prática, dinâmica. ‘Para a frente é o caminho’ – é o lema dela. Há já uns tempos para cá que sabe e apoia – com aquele entusiasmo que lhe é tão característico – esta minha vontade de apresentar mais em televisão. Se sou uma aposta, ou não, isso vai ter de lhe perguntar a ela. Neste caso específico, sou certamente uma aposta da Júlia e do André”, confessou o jovem, visivelmente satisfeito.


Débora Ghira feliz com Laços de Sangue

Participou em Morangos com Açúcar, Lua Vermelha e actualmente brilha com uma personagem cómica na nova trama de Carnaxide. A crítica não se cansa de a elogiar, mas nem por isso a actriz deixa de dar o seu melhor. É em entrevista à TV 7 Dias desta semana que Débora Ghira revela a alegria com este seu novo trabalho.


“Estou a adorar. Acho que melhor era impossível”, começa por dizer, acrescentando depois: “Sinto-me agradecida por me terem dado esta oportunidade. Como sabem, eu comecei no teatro e só faço televisão há coisa de um ano. Comecei nos Morangos com Açúcar, que são uma escola para qualquer um, e poder estar agora a trabalhar nesta equipa e com todas estas pessoas é fantástico. Sinto-me completamente realizada”, revelou, satisfeita.


Ainda sobre a experiência de dar vida a Sheila em Laços de Sangue, Débora Ghira mostrou-se satisfeita com toda a preparação que o elenco teve antes do inicio das gravações: “É sabido que em teatro os actores têm uma preparação antes da estreia, o que não acontece em novela. Em Laços de Sangue as diferenças são notórias. No inicio comentei com a Laís, a nossa coach brasileira, que em Portugal não é normal termos este tipo de preparação”. E que preparação é esta? “Começamos por ter uma preparação física e psicológica para viver as personagens. Fizemos exercícios e trabalhámos as emoções, até encontrarmos o perfil desejável.”, concluiu a actriz, que ainda se mostrou confiante de que esta trama “vai agarrar os portugueses ao ecrã da SIC.


CITAÇÃO DO DIA:


“Esta cumplicidade não é fabricada”


Cláudia Vieira e João Manzarra


Curiosidade do dia:


Chama-se Adelaide Sofia e é uma das finalistas da quarta temporada de Ídolos. Todavia, o que pouca gente sabe é que a jovem da Figueira da Foz já tentara a sua sorte na primeira temporada do talent-show. Só que, por não ter o “pacote completo”, acabou fora do lote de finalistas. Agora, Adelaide quer ganhar!

Quiosque: TV 7 Dias

Fecho


Boa noite. O Fecho de hoje incluí mais uma crónica da autoria de Joel Neto, retirada do Diário de Notícias.

Repugnante. Ponto final!

O que é angustiante em Casa dos Segredos, estreado no domingo à noite na TVI, não é o facto de os concorrentes serem todos tão tontos como bonitos, chegando ali esperançados em que o concurso lhes "abra muitas portas".

Outros concorrentes de programas afins iam ao mesmo e conseguiram o seu desiderato: a Mário, por exemplo, abriram-se-lhe as portas da prisão - e a Zé Maria, como todos nos recordamos, as portas do manicómio.

Também não é o facto de Júlia Pinheiro ter perdido o pouco que lhe restava (se restava) de pudor que é angustiante. Quem quer que venha acompanhando a carreira de Júlia já percebeu há bastante tempo que, ao pé dela, Teresa Guilherme chega a parecer a irmã Lúcia - e, portanto, vê-la agora transformada em pornógrafa de algibeira jamais será uma surpresa.

O que é angustiante em Casa dos Segredos não é sequer a tendência para o autoplágio, a inimputabilidade ética ou a falta de vergonha em geral.

O que é angustiante é pegar em Casa dos Segredos, compará-lo com o Big Brother, chegar à conclusão de que num só programa do sucedâneo já se ousou mais do que na totalidade dos programas das várias edições do original - e perceber, enfim, o quanto a televisão se degradou nos últimos dez anos (e com ela, naturalmente, os seus espectadores).

Casa dos Segredos é tão obviamente mau que talvez seja até expectável que a crítica encolha os ombros, suspire: "Palavras para quê?" e decida nem sequer dizer que é mau.

Eu digo: é péssimo e é deplorável, vai ser repugnante e vai ser abjecto. Há-de ficar toda contente, Júlia Pinheiro: "Já se começa a falar mal de nós. Viva!"

Pois, quanto a mim, não se entusiasme muito: não falo mais.