6 de outubro de 2010

Cine-Opinião




Boa noite e bem-vindo a mais um Cine-Opinião!

Em exibição nos cinemas - Daybreakers



Quando pensava que todas as perspectivas possíveis poderiam ter sido retratadas em filmes de vampiros sedentos de sangue, eis que surge um filme que me surpreendeu completamente pela positiva.
DayBreakers transporta-nos para o ano de 2019. Após uma misteriosa praga ter devastado a Terra e transformando a maioria da população mundial em vampiros, os humanos são agora uma espécie de segunda classe e em risco de desaparecer, forçados a esconder-se porque são caçados e criados para o consumo dos vampiros, até à beira da extinção.
Edward Dalton (Ethan Hawke - Dia de Treino), um vampiro que ao contrário de todos os outros, não consome sangue humano, tem a seu cargo a criação de um substituto do sangue que possa alimentar os vampiros e travar a extinção da raça humana. Ao conhecer uma sobrevivente humana Edward depara-se como uma extraordinária descoberta médica que pode mudar tudo.
Na posse de uma valiosa informação, pela qual vampiros e humanos estariam dispostos a matar, cabe a este cientista travar uma luta que irá ditar o destino da raça humana.
Na minha opinião, este filme é sem qualquer dúvida uma lufada de ar fresco: traz ao género novas temáticas e é extremamente exaustivo nos pormenores. Existem carros modificados para permitir a condução durante o dia aos vampiros, uma sociedade estratificada onde todos trabalham somente à noite, casas protegidas e condomínios fechados que emitem um aviso aos seus habitantes, uma hora antes do amanhecer.
A título de curiosidade, uma das primeiras cenas que vemos é um condutor sem cabeça, a imagem é um reflexo do espelho retrovisor, é então que percebemos a velha máxima de que os vampiros não têm reflexo! As cores são frias e sombrias e a caracterização da raça vampírica está espectacular.
É um filme curto, mas com um enorme potencial, recheado de efeitos especiais, mas sem nunca cair no exagero ou ridículo. Recomendo vivamente!

Massacre no Texas é o melhor filme de terror de sempre
Pelo menos é esse o resultado da sondagem efectuada pela revista Total Film entre realizadores e estrelas de fimes de terror. O Exorcista e Psico ocupam, respectivamente, o segundo e terceiro lugares.

Romeu e Julieta regressam ao cinema em versão de... gnomos de jardim!
Os amores trágicos da peça mais emblemática de William Shakespeare já tiveram inúmeras variações em cinema: a mais recente é o filme animado Gnomeo & Juliet, cujo primeiro trailer já está na internet. (Dê uma espreitadela
aqui)


Nenhum comentário: