11 de dezembro de 2010

Esqueceram-se de... Rute Marques!

Vanda Rute Marques, é assim que se chama a protagonista do Esqueceram-se de Mim deste sábado!


Foi a 24 de Novembro de 1970 que Rute Marques nasceu. Conhecida pela sua carreira de modelo, aos 22 anos alcançou o segundo lugar no concurso World Top Model. A partir dessa medalha de prata a moda continuou a fazer parte da sua vida. Aos 29 anos, contudo, acabou por tomar a decisão de abandonar as passareles. Dedicou-se a partir daí à televisão, tendo apresentado entre vários programas o Despedida de Solteiro, Tampamania, Isto Só Vídeo e Reis da Música Nacional. Posteriormente, e em 1999, integrou a banda Antilook, que terminou pouco tempo depois.

Numa segunda fase da sua vida, Rute Marques acabou por cair no esquecimento. A sua presença em programas de televisão deixou de ser assídua, e a sua cara deixou de ser a imagem de determinadas marcas conhecidas. Apesar de ter sido considerada uma das modelos nacionais mais prestigiadas durante a sua juventude, há cerca de oito anos atrás, os convites para regressar aos ecrãs começaram a diminuir a olhos vistos. Excepção para a segunda edição da Quinta das Celebridades que, em 2005, a levou ao lugar de favorita dos portugueses. Perto dos 50% dos votos, Rute Marques foi a vencedora do reality-show da TVI, no qual encontrou o seu ex-marido, Miguel Melo. Posteriormente deu vida a uma personagem na época de Verão da terceira temporada de Morangos com Açúcar (Eduarda Paiva). Depois disso, de referir a participação que a apresentadora teve no extinto Contacto, na estação de Carnaxide, enquanto comentadora da rubrica Calor da Tarde.


As últimas notícias da mulher que em tempos foi idolatrada pelos portugueses dizem respeito à sua vida amorosa. No campo profissional, a última actualização sobre o seu trabalho dava conta da sua participação em As Tardes da Júlia, como assistente de produção. Por outras palavras, Rute Marques tinha a função de dirigir os convidados do talk-show, e de encaminhar o público para os seus lugares.

Sempre gostei de Rute Marques. Desde jovem que me lembro da sua boa disposição nos mais variados formatos. Simpatia e alegria eram características que, na altura, a melhor descreviam. No entanto, e porque ninguém é efémero, o esquecimento acabou por se apoderar da sua carreira nos mais variados níveis. Fica a faltar um regresso à televisão, uma entrevista a um programa de social ou, quem sabe, uma participação especial numa novela. Não me importava de voltar a ver um rosto tão simpático nos ecrãs nacionais.

Nenhum comentário: