29 de setembro de 2009

Fecho


Boa noite. O Fecho de hoje incluí a promo da nova novela da SIC, e uma notícia retirada do Diário de Notícias.

Promo de "Perfeito Coração"



José Eduardo Moniz "regressa" à TVI

José Eduardo Moniz 'regressa' à TVI

Grupo espanhol Prisa conseguiu finalmente vender parte da Media Capital, dona da TVI, à Ongoing, que já tem participação no grupo concorrente Impresa, dono da SIC. Autoridade da Concorrência e Regulador dos Media vão analisar, enquanto regulador dos mercados suspendeu acções para definir se é preciso lançar OPA

A TVI volta a estar na esfera de influência de José Eduardo Moniz. A Ongoing, grupo no qual assumiu a vice-presidência em Agosto, acaba de comprar uma posição de 29,69% da Media Capital, com possibilidade de chegar aos 35%. Uma operação que avalia a Media Capital em 450 milhões de euros, pelo que o investimento da Ongoing será de 134 milhões de euros. Ao que o DN apurou, o negócio não envolve a transferência de dinheiro vivo, antes o assumir de parte da dívida da Prisa pela Ongoing.

Embora o contrato de rescisão de Moniz impeça o seu regresso à TVI, a verdade é que por via das novas funções assumidas no grupo liderado por Nuno Vasconcellos,a estação de Queluz volta a estar sob a sua alçada. No entanto, ao que o DN apurou, a operação não representa o regresso físico de José Eduardo Moniz à estação de televisão de onde saiu a 5 de Agosto. Pelo menos para já. O comunicado da Media Capital adianta que "Nuno Vasconcellos [presidente da Ongoing] será proposto como novo presidente" do grupo da TVI, mas tendo em conta a reconhecida experiência de Moniz na área da televisão, será lógico que seja o principal responsável pelas opções estratégicas que vierem a ser tomadas - aposta em determinados conteúdos e mercados, por exemplo.

Nuno Vasconcellos concretiza assim o que assumiu como um dos objectivos estratégicos da Ongoing, a 10 de Agosto, na apresentação de José Eduardo Moniz como vice-presidente do grupo: "uma participação na gestão de uma televisão". E se na altura o empresário, que detinha já uma posição superior a 20% do capital da Impresa, falou em dar prioridade a um reforço na posição do grupo de Francisco Balsemão, as mais recentes declarações do líder da Impresa devem ter desfeito quaisquer dúvidas sobre a opção que Nuno Vasconcellos teria de tomar para poder ter uma palavra a dizer na gestão de uma televisão (ver texto em baixo).

Após as notícias de 1 de Agosto que davam como certa uma tomada de posição da Ongoing na Media Capital, agora os comunicado emitidos pela Media Capital e pela Prisa, às entidades reguladoras do mercado bolsista em Lisboa e em Madrid, não deixam dúvidas: "o grupo Prisa venderá à Ongoing 29,69% das acções representativas do capital social e do direito de voto da Media Capital, garantindo à Ongoing a venda de uma participação adicional que permita atingir os 35% das acções".

Recorde-se que, no final de Junho, Sócrates impedira a compra de 30% da Media Capital por parte da Portugal Telecom (PT), para evitar quaisquer leituras políticas. Assim, o negócio que em Agosto foi visto pelo mercado como uma forma decontornar o veto governamental - a Ongoing tem uma participação de 6,74% na PT, a quinta maior accionista da empresa de telecomunicaçãos, acaba por se concretizar apenas um dia depois da reeleição de José Sócrates.

Nenhum comentário: