30 de dezembro de 2010

Falar Televisão


Prognósticos

Com o aproximar de mais um novo ano, também nos aproximamos daquela que poderá ser uma nova era para a estação de Carnaxide. O ano de 2011 promete ser o ano de relançamento da SIC, que actualmente continua a atravessar uma pesada crise de resultados audimétricos, que se têm agravado substancialmente nas últimas semanas, relegando a estação de Nuno Santos e Luís Marques para o quarto lugar de entre as várias estações generalistas.

Mas nota-se que em 2011 a vontade é de mudar o actual panorama. A contratação de Gabriela Sobral trouxe uma mão cheia de novidades para Carnaxide. Manuela Moura Guedes para a informação, novos actores e novos autores para a ficção e, a cereja no topo do bolo, a contratação de Júlia Pinheiro prometida já a partir de Janeiro do próximo ano para assim tomar as rédeas de problemas crónicos do entretenimento da estação, tais como, o horário matinal.

Mas será esta estratégia, bastante próxima e semelhante à da TVI, completamente eficaz para oferecer de bandeja à SIC o primeiro lugar nas audiências em 2011? Sinceramente, não acredito que o seja. A concorrente TVI, e também a própria RTP1, são projectos já bastantes consolidados e enraizados nos telespectadores portugueses, ao contrário da SIC que, como se pode ver pela maioria dos seus resultados diários, se mostra ainda muito distante da total preferência das pessoas lá de casa.


Todos os profissionais que escolheram a SIC para trabalhar em 2011 têm que perceber que a corrida que irá começar em Janeiro irá iniciar-se bem lá do fundo e será precisa bastante persistência e (porque não) paciência para se conseguirem obter os primeiros resultados verdadeiramente satisfatórios e consistentes.

Para além disso, e tal como já referi, é preciso ter em atenção no rumo que se pretende dar à estação de Carnaxide. Porque a fórmula de sucesso da própria TVI começa a dar claros sinais de desgaste, e ao verificar-se uma (quase) cópia desse mesmo modelo por parte da SIC, o cenário não será certamente muito animador no futuro próximo e tudo poderá continuar no marasmo actual…

Um comentário:

Anônimo disse...

um post bem sensacionalista!!