17 de maio de 2010

Frente a Frente

Boa noite. Seja bem-vindo a mais uma edição do Frente do Frente. Nesta segunda-feira, o duelo ocorre entre mais dois actores de Morangos com Açúcar - Miguel Santiago e Rui Andrade.

Quem é Miguel Santiago na série de talentos da estação de Queluz de Baixo? Vamos por partes: é preconceituoso, está sempre a provocar os que estão á sua volta, nunca está bem consigo mesmo, e não descansa enquanto não der nas vistas. Já adivinhou? Sim, é o Fábio!

O actor começou com alguns trabalhos como modelo e, aos 22 anos, fez um casting para a sétima temporada de Morangos com Açúcar. O seu talento e engenho para representar não ficaram indiferentes a ninguém e, por isso, Miguel Santiago foi escolhida para o elenco da série.
O seu papel tem sido bastante interessante. O Fábio é uma personagem com bastantes dúvidas ao nível da sua sexualidade, o que faz com que tenha aversão aos homossexuais. Na vida real, Miguel Santiago confessou que já teve alguns comportamentos homofóbicos, o que justifica como sendo normais da adolescência: "Por normalidade, tudo o que foge à regra já mostra, um pouco, o conceito de já não ser tão igual, porque nós jogamos futebol e há um rapaz que está a jogar às escondidas com as raparigas. Acho que a malta jovem, especialmente os adolescentes que não têm ainda a sexualidade definida, passam um pouco por isso”.


O seu percurso televisivo é ainda curto, uma vez que, ao que se sabe, o seu primeiro papel na "caixinha mágica" é o de Morangos com Açúcar.
Pessoalmente, acho piada a este actor. Sabe representar e cantar, dois aspectos bastante importantes para esta sétima temporada. Quanto à dança, não considero que seja a sua praia.
A verdade é uma - Miguel Santiago é dos melhores de Morangos com Açúcar.
Para mim, é superior a Lourenço Ortigão, por exemplo, que conseguiu o papel de protagonista.
Ao contrário dele, o actor que dá vida a Fábio é espontâneo, tem dotes para cantar, consegue irritar os próprios telespectadores por ser tão intrometido na vida alheia, e pelo facto de querer saber tudo sobre todos. Quando esta "raiva" passa cá para fora, é porque o actor tem talento. E, no caso de Miguel Santiago, noto que existe muito.
Depois desta temporada de Morangos com Açúcar terminar, deveria ser-lhe dada uma nova oportunidade. Este actor merece!

Recordo-me perfeitamente de ler a notícia de que este excelente actor iria ser um dos talentos da sétima temporada de Morangos com Açúcar. Tinha tido o prazer de o ver actuar em West Side Story e a sua garra, o seu talento encantaram-me. Esta oportunidade de chegar a uma produção televisiva tão conhecida como a série juvenil era mais do que merecida.


Infelizmente, não posso acompanhar todos os dias, como gostaria, mas sempre que me é permitido, dou uma espreitadela. Por entre a grande quantidade de talentos que por lá existem, Rui Andrade destaca-se. Não só por dar vida a um vilão, mas também por ser notório o facto de ter um grande à-vontade perante as câmaras e

de cantar muito bem. E, quanto a mim, há uma justificação para tal: o actor é um “papa-musicais”. Ele brilhou em Piaf, West Side Storyou Jesus Cristo Superstar, sem esquecer que também entrou em Música no Coração ou Um Violino no Telhado, entre outros.

Está mais do que provado porque consegue cativar tanto o público. Os seus olhos, os seus gestos, as expressões faciais, a maneira de falar, tudo, mas tudo, faz com que seja único. Único a representar, único a movimentar-se, único a cantar. “How much I feel”, tema que faz parte da banda sonora de Morangos com Açúcar é uma dos mais belos que ouvi até hoje. E a sua voz sobressai. É raro o dia em que não a ouço.


Tudo isto, e o facto de ser um dos melhores de todo o elenco, fez com que os autores da trama decidissem dar-lhe maior protagonismo. Segundo li, Rui Andrade chegou a ser equacionado para fazer par romântico com Sara Matos. Tudo devido ao facto de Lourenço Ortigão não conseguir destacar-se. É certo que não faria muito sentido a Margarida e o João Pedro passarem a ser o “casalinho” da história, mas faz todo o sentido que lhe seja dado mais protagonismo.

Por outro lado, tudo o que posso dizer sobre este grande talento será sempre muito pouco. Se o grande Filipe lá Féria o tem escolhido para participar permanentemente nos seus musicais é porque algumas qualidades ele há-de ter. Eu acredito que não são poucas. Não percebendo eu nada de “futurologia”, arriscaria a dizer que Rui Andrade ainda vai dar muito que falar. Não só no teatro, como também na televisão. Basta que continuem a acreditar no seu potencial e a dar-lhe o devido reconhecimento.

Eu sou um dos grandes apreciadores do seu trabalho!

Iniciado um novo Frente a Frente, damos por encerrado o anterior. Neste sentido, aqui fica o resultado da sondagem que opunha as opiniões Cátia Tavares/Rita Matos:

Cátia Tavares, por Tiago Henriques - 59%
Rita Matos, por Diogo Santos - 41%

3 comentários:

Anônimo disse...

Fazer copy-past não é bom!! Veem o que escreverem depois da anaLISE as duas pessoas : 'aGORA FICA O RESULTADO DE MARIANA MONTEIRO/ vERA kolodozig..'

iSSO JÁ FOI DA OUTRA SEMANA

DS disse...

"Para bom entendedor meia palavra basta".
O erro já foi rectificado.

Cumprimentos

Anônimo disse...

Entao se for assim, façam sempre isso