14 de março de 2011

Falar Televisão


“Foi tão querido!!!”


Quando avisei os meus colegas de que nesta segunda-feira não iria às aulas de manhã muita gente pensou “ele que nunca falta, porque irá faltar”? Não, não estava doente, nem tinha nenhuma consulta médica. O motivo era ainda melhor: Querida Júlia ia estrear na SIC. Chamem-me doido, irresponsável, mas não podia perder a estreia de Júlia Pinheiro nas manhãs de Carnaxide.


Podia até nem ter valido a pena, mas valeu, e muito. Um cenário muito bem conseguido, com tons claros, rubricas interessantes e bastante bem feitas. Um público que, embora tivesse os figurantes que foram incluídos nas promoções ao programa, era composto, e continuará a ser, se a vontade da apresentadora se concretizar, por pessoas que lá queriam estar. Um ideia de louvar que terá que ser bastante trabalhada para ter os resultados esperados. Um must os simpáticos Concha e Afia Lápis, que, ao lado de Ana Marques, deram show.


Quanto ao cenário, está, no meu entender, impecável. Cores claras para um programa matinal, o que acaba por ser positivo, que ajuda a não chocar logo nas primeiras horas do dia. No anunciar dos temas do programa, notou-se uma clara proximidade com aquilo a que Júlia Pinheiro habituou os telespectadores em As Tardes da Júlia, mas que a mim não me chocou particularmente.

Por outro lado, também achei interessante a forma como o programa se iniciou e o excelente genérico que apresenta. Um “mimo”, arrisco-me a dizer.

Mas tudo o que escrevi anteriormente poderia ser esquecido se falasse apenas numa coisa, e o programa não deixava de ser uma excelente ideia muito bem concretizada. Que alegria foi sentir, para quem estava cá em casa, no conforto do sofá, a felicidade e prazer com que Júlia Pinheiro estava a apresentar o Querida Júlia. Confesso que há muito que não a via tão alegre e feliz.

É também disto que se faz televisão e a própria comunicadora havia confessado que o seu objectivo era mesmo tocar e chegar aos portugueses. Terá conseguido? Acredito que sim, mas avizinha-se, por enquanto, uma longa caminhada. Para já, o primeiro teste está ultrapassado.

12 comentários:

Anônimo disse...

Ainda foi o 1º dia, gostei do cenário, Júlia achei que estava como habito muito bem mas a nivel de conteudos e diferenças quanto aos outros programas de day time não encontrei muitas, espero que os proximos programas venham a ser mais reveladores, gostei mais do boa tarde de hoje do que do programa das manhas penso que a mudança foi muito boa, ou seja, para mim as manhas continuam a ser do goucha e da cristina mas durante a tarde passarei pelos 3 canais.

Anônimo disse...

Não concordo!!! Acho o cenário muito semelhante a muitos já vistos e o programa em si parece estar um pouco ao nível das tardes da júlia... acho um pouco semelhante... o estúdio em si, só tem o sítio de conversas, não tem outros recantos e sítos com o voce na tv...

TVI Blog disse...

Eu vi apenas os minutos iniciais do programa (os primeiros 10,10 minutos) e não gostei nada do estúdio. Acho horrível, aliás aquilo não tem espaços definidos, e é uma imensa mistura de cores claras (rosa, azul, branco, cinzento), que me mete um pouco de confusão.
Detestei o estúdio.

Em relação ao conteudo do programa, como não vi, não comento, e não tenho curiosidade. Esta é a minha opinião, e há que respeitar todas as outras, inclusive a do Tiago.

Eu também vi o «Você na TV» e ainda adorei mais hoje. Recebeu parte do elenco de «Espírito Indomável», e estreou aquela fantástica rubrica «Portugal a Sorrir» onde Goucha e Cristina surpreenderam uma espectadora em casa, e pagaram-lhe um implante, foi super emocionante.

O programa foi fantástico, com os espectadores a ganharem 10.000€ por chamada.

Manhã bem passada com a TVI, assim como não duvido que foi igualmente bem passada para quem viu a RTP1 ou a SIC.

Anônimo disse...

Eu achei que o programa não tinha nada de especial que o diferenciasse dos outros programas da televisão portuguesa, o cenário não é muito mau mas devia estar caracterizado por cores um pouco mais fortes e com uma cor predominante, o programa das manhas precisa de uma dupla e a julia sozinha fica muito ao estilo TDJ, claro que em apresentação, conteúdos, alegria e cenário, o Voce na TV continua a ser o melhor e o programa de hoje foi um dos melhores de sempre. Mas penso que a Julia fará bons resultados e que de certeza que hoje liderou, o que não é bom para a tvi.

Anônimo disse...

Só dei uma espreitadela na última hora de programa, por isso não posso opinar sobre o programa se é bom, se é mau...espero nos próximos dias, conseguir ter uma opinião definida. Embora, ache dificil a Júlia conseguir "levar-me" para a SIC nas manhãs, visto que a alegria do Goucha e da Cristina a conduzir o programa contagiam qualquer um.

P.S. Gostava de saber como foram as audiências, se puderem publiquem ;)

TVI Blog disse...

Concordo consigo anónimo, a Júlia também não me consegue levar para as manhãs da SIC.

Gosto muito dela, e ela fez muito pela TVI, mas em 1º estará sempre o canal que eu mais adoro nesta vida: TVI

O Goucha e a Cristina são simplesmente os melhores.

Anônimo disse...

haha...para que é que o TVI Blog escreve: "Em relação ao conteudo do programa, como não vi, não comento, e não tenho curiosidade" se este espaço aqui é para COMENTAR?
É absolutamente dizer que não se comenta num espaço de comentário. Muito menos apreciar ou depreciar um programa (sim porque este post é sobre o Querida Julia) que ao que tudo indica o TVI Blog não acompanhou. Em suma, acabou por vir fazer propaganda à concorrência e eu pergunto-me se o seu blog: Tvi Blog não chegará? Elucidem-me s.f.f.
PF.

Anônimo disse...

O TVI BLOG GOSTA É DE DIFAMAR TUDO O QUE NÃO TENHA "SELO TVI"!

SE COMEÇASSEM A APRECIAR OS PROGRAMAS E NÃO OS CANAIS GANHAVAM JUÍZO..

MAS TAMBÉM, QUER DIZER, QUEM É O TVI BLOG? UMA CAMBADA DE PIRRALHOS QUE NÃO PERCEBE NADA DE TELEVISÃO!

GANHEM JUÍZO MIÚDOS!

Maria A. disse...

Não podia estar mais de acordo, Anónimo da 21:46.

O TVI Blog não viu o «Querida Júlia», mas critica-o, fazendo reclame à concorrência!
De facto devia bastar-lhe o seu blog pró-TVI, que eu espreitei, mas achei sem interesse, pois é apenas uma propaganda tvista!

Maria A. disse...

Concordo com o Tiago Henriques:
O «Querida Júlia» é mesmo um mimo!
Nos cenários, no conteúdo, na alegria contagiante da Júlia Pinheiro, que concordo, há muito tempo não estava tão feliz!

Também senti uma enorme ternura, com a presença do Afia Lápis e do Concha.
De facto achei uma graça à maneira irrequieta como o porquinho se deslocou no espaço, ficando quietinho logo a seguir, como se percebesse que estava na televisão e tinha que se portar bem.

Também o Concha era uma graça!

Agora é esperar pelas réplicas da TVI, com animais no programa!

Adorei a maneira descontraída da Júlia e da Ana Marques.

Gostei muito do programa!
Vale a pena ser visto!

Maria A. disse...

Estou ansiosa pela audiência do «Querida Júlia», que pode não conquistar logo a liderança, mas vai conquistá-la!

De facto este mês de Março está a ser muito bom para a SIC.
Ontem teve mais uma vitória, superando assim a TVI no número de vitórias na semana.
De 2ª feira a Domingo, a SIC ganhou a 3ªfeira, a 5ª, o sábado e o Domingo, completando 4 dias de liderança.
A TVI, conseguiu apenas liderar em 3 dias: 2ª feira,4ªe 6ª.

Com esta vitória de ontem, a SIC completou 6 dias de liderança quase seguidos: sábado, domingo, 3ª, 5ª, sábado e domingo, contra os 3 dias de liderança da TVI.

Por isso apenas décimas(0,8%), separam a SIC da TVI, na média de Março, com a TVI no seus mínimos( 25,3%,à semelhança de Agosto).
A SIC já está nos 24,5%.

Vamos lá a ver quanto faz a «Querida Júlia»!

Anônimo disse...

"TVI Blog disse...

Gosto muito dela, e ela fez muito pela TVI, mas em 1º estará sempre o canal que eu mais adoro nesta vida: TVI"

14 de março de 2011 21:03


A sua opinião não vale nada!
Enquanto não aprender que o que interessa é a qualidade dos programas, e não o canal onde passam!
Tenho pena de si!
Eu escolho aquilo que quero ver!
Você papa aquilo que um canal de tv quer que você veja!
É a diferença entre uma pessoa autonoma, dona de si, e pessoas manipulaveis como você que nem sequer tem a capacidade de escolher o que quer ver e deixa que a TVI,neste caso, faça por si!
Ridiculo!

POUPE-NOS E NÃO VENHA PARA AQUI PREGAR!
NESTE BLOG, A MAIORIA DAS PESSOAS SÃO "LIVRES"

P.S.
A TVI não é sua.
A TVI é uma empresa como outra qualquer com o objectivo de lucrar à custa de publicidade e chamadas de valor acrescentado feitas por ótarios!
Ela não oferece nada a ninguém sem querer algo em troca...
A Vida não é só televisão...
Cresça e apareça...