15 de novembro de 2010

Frente a Frente

Boa noite. O Frente a Frente desta noite coloca em duelo dois jovens actores. Pedro Barroso e Sisley Dias estão em destaque esta semana!



Estreou-se nos Morangos com Açúcar, tal como muitos outros colegas da sua geração e é, actualmente, um dos mais promissores actores da nossa praça. E, com um percurso bastante curioso.


É que, se bem se lembra, logo após a sua participação na conhecida série juvenil, Pedro Barroso, ao contrário do que acontece com outros colegas, não foi chamado, de imediato para um novo projecto. No entanto, e prova de que o seu talento é imenso, brilhou numa das séries mais interessantes da RTP, Um Lugar Para Viver. Terá sido talvez com esta óptima prestação que a TVI decidiu dar-lhe uma oportunidade de voltar a brilhar numa trama de Queluz de Baixo. E assim foi, Pedro Barroso acabou por dar vida ao protagonista de Destino Imortal, a primeira mini-série sobre vampiros do canal da Media Capital, onde arrasou na pele do dampiro Miguel.

Como um jovem com o potencial de Pedro Barroso não pode mesmo ficar quieto, o convite para surgir a meio de Meu Amor não tardou, e o seu primeiro grande vilão surgiu. Malvado, cruel e vingativo, assim era o Jorge, que, na recta final da história, acabou por se começar a mostrar mais “bonzinho”. Actualmente, e após o enorme sucesso na primeira telenovela portuguesa nomeada para um Emmy, é o Nuno de Sedução.



Ao longo de todo este tempo, Pedro Barroso já provou às vozes mais críticas que está no lugar em que está com todo o mérito. Tem algo de incomum em muitos colegas: uma capacidade especial de tocar no coração de quem o vê. E, se a isso juntarmos a sua enorme estatura física, que faz a delícia de muitas mulheres, estão lançados os dados para um percurso de excelência. E que percurso se avizinha! Até porque ele tem tudo aquilo que é pedido a um actor: versatilidade, comunicação com o público, presença em cena e, mais do que isso, um sorriso cativante que contagia quem o vê.


Por tudo isto e muito mais, Pedro Barroso distingue-se de entre muitos outros, até porque, quer em papéis mais secundários, quer com personagens que exigem um maior trabalho, ele evidencia-se sempre e isso sim, é de louvar. Tudo aquilo que aqui poderia escrever jamais demonstraria o quanto o admiro. Um grande actor, este fantástico Pedro Barroso!



Começou em Morangos com Açúcar e, a partir daí, nunca mais parou. Foi na série da estação de Queluz de Baixo que deu vida a Nuno Silva, um adolescente problemático que acabou por ser pai muito cedo. Tendo participado em duas temporadas do mais longo projecto de ficção do canal da Media Capital, Sisley Dias acabou por transitar automaticamente para a novela Flor do Mar, da autoria de Maria João Mira. Mais tarde deu vida a Sebastião Coutinho em Sentimentos, tendo aí finalizado momentaneamente o seu percurso por Queluz de Baixo.

É em Laços de Sangue que hoje em dia brilha. A fazer companhia aos portugueses de segunda a sexta-feira, em pleno horário nobre, enquanto Tiago Nogueira, o actor acabou por não passar despercebido à estação de Carnaxide. Sisley Dias interpreta um rapaz rebelde, viciado no jogo, e em busca de dinheiro fácil. Uma personagem forte, pertencente ao núcleo central da história de Laços de Sangue. Irmão da personagem interpretada por Diana Chaves, e essencial para os primeiros capítulos da novela do terceiro canal, Tiago Nogeuira foi um presente de Natal que Sisley Dias recebeu de forma bastante antecipada.

Não sou fã deste actor. Tal como outros tantos que se estrearam em Morangos com Açúcar, tem conseguido continuar a aparecer nos ecrãs nacionais, nas mais variadas produções. Por outro lado, as revistas de adolescentes continuam a evidencia-lo como um galã, o que contribuí para que, de certa forma, os directores de programas e argumentistas não se esquecam dele para futuros trabalhos. No entanto, e apesar deste facto, tenho obviamente de referir que existiu um crescimento evidente de Sisley Dias de Morangos com Açúcar para Laços de Sangue.

Desde 2007 que o actor tem vindo a progredir com as personagens que lhe têm sido atribuídas. É um factor importante quando, entre tantos outros jovens que se iniciam na série da estação de Queluz de Baixo, damos conta que já estão a protagonizar grandes papéis em horário nobre e em nada evoluíram. Por outras palavras, as suas prestações acabam por ser bastante medíocres para os projectos que são incluídos e, acima de tudo, para o elenco que passam a integrar.

Considero por isso que Sisley Dias tem sido uma aposta ganha em Laços de Sangue. Apesar da sua personagem ser de facto forte, é interessante verificar, tal como noutros actores da novela (Ana Guiomar, Dânia Neto, Débora Ghira), que as oportunidades que lhes foram dadas noutras produções surtiram efeito nas suas perfomances.


Iniciado um novo Frente a Frente, damos por encerrado o anterior. Neste sentido, aqui fica o resultado da sondagem que opunha as opiniões entre Laços de Sangue/Sedução:

Sedução, por Tiago Henriques - 53%
Laços de Sangue, por Diogo Santos - 47%

Agradecemos aos leitores que votaram nesta enquete, uma vez que a tornaram numa das mais participadas do Frente a Frente desde o início desta rubrica.

Nenhum comentário: