17 de novembro de 2009

Para lá das 24


Boa Noite. Seja bem-vindo ao Para lá das 24 desta noite. Hoje o destaque vai para "Nós Por Cá".



De uma rubrica semanal, com curta duração, passou a um programa diário com uma hora de duração. De uma rubrica de sucesso, passou a um programa de fraca audiência. Foi há quase um ano que "Nós Por Cá" passou a ser a arma de Carnaxide para a luta do acesso ao prime-time. O seua antecessor, "Roda da Sorte", não "dava conta do recado". Já o programa apresentado por Conceição Lino era inovador e tinha um bom passado.
Na altura, vários críticos aplaudiram esta "promoção", afinal este era um regresso aos velhos tempos da SIC. Numa fase inicial chegou a "retirar um pouco do açúcar" da série da TVI e a fazer frente aos seus adversários. Obrigou José Eduardo Moniz a fazer mudanças no referido horário. Todavia, com o passar do tempo "Nós Por Cá" tornou-se num insucesso de audiências e prejudicou a estação de Carnaxide.
Foi de férias, e poucos acreditavam que regressa-se. Mas regressou, e trazia consigo algumas novidades e vários ajustes, quer no conteúdo, quer na equipa. Tornou-se mais dinâmico e passou air mais ao encontro do cidadão, afinal neste programa "Votamos em nos portugueses".

Levou tempo a sair da fasquia dos 15/16% de share, mas tem vindo a melhorar os seus resultados. Prova disso são os valores que alcançou na semana passada em que chegou aos 23% de share. Isto faz dele um sucesso? Não, a esta hora a concorrência faz mais de 30%. Mas o objectivo do programa não é cumprido? Não mostra os "males" do nosso país?Sim, e creio que é essencialmente pelo facto de ser um programa único na televisão portuguesa que a SIC não o retira do ar. Será esta a melhor estratégia? Numa estação comercial estes valores não ajudam nada, mas a SIC faz uso daquilo que tão bem sabe fazer, informar Portugal e os portugueses.

Nenhum comentário: