6 de julho de 2009

Fecho


Boa noite. O fecho de hoje tem como plano de fundo o duelo TGV - Nasci para Cantar. A primeira ronda foi ganha por João Manzarra e Carolina Patrocínio. Eu acompanhei os 2 formatos e achei o da SIC mais engraçado e mais dinâmico. Herman José é o trunfo de Nasci para Cantar, e é com ele que o programa ganha.

Antes de fechar o dia de hoje publico ainda uma crónica de Nuno Azinheira para o Diário de Notícias:

Depois de O Mundo de Patty, a SIC prepara-se para voltar a apostar na dobragem de conteúdos estrangeiros. Mar Azul é uma série rodada na Austrália com protagonistas adolescentes, envolvidos nas suas teias de namoricos e invejas, que vai substituir Rebelde Way.

O duelo dobragem versus tradução é antigo. Portugal é dos poucos países do Mundo que sempre preferiu a legendagem. Na Espanha dobra-se, na França dobra-se, na Alemanha dobra-se, na Itália dobra-se, no Brasil dobra-se. Historicamente, em Portugal, o hábito sempre foi dobrar conteúdos destinados ao público infantil e legendar em português séries para adolescentes. Talvez por isso os jovens portugueses sejam na Europa os que mais facilidade têm para a aprendizagem do inglês. Mas é também por essa excessiva americanização da nossa cultura que, por exemplo, somos dos países europeus que passa mais música anglo-saxónica na rádio.

Eu sei o que Nuno Santos pensa deste problema. Para os jovens, segundo ele, é-lhes completamente indiferente saber se os conteúdos são dobrados ou legendados. Talvez tenha razão nos targets mais novos, mas claramente quando o assunto diz respeito a jovens entre os 14 e os 18 anos a coisa já não será assim. Basta, aliás, navegar um pouco pela Net, consultar os fóruns de opinião de jovens, para perceber as reacções. Veremos o que Mar Azul fará nas tardes da SIC, agora que o Verão chegou e há mais jovens disponíveis.


Por fim de referir ainda a mega-operação à volta de Cristiano Ronaldo em todos os canais. Já escrevi sobre isso no blog, e contínuo com a minha opinião - mais vale alertarem-nos para a gripe ou para a crise uma vez que não se ganha nada pelo Cristiano Ronaldo estar no Salgueiros, Marítimo ou Real Madrid.

Nenhum comentário: