4 de outubro de 2010

Falar Televisão


Boa noite. O Falar Televisão de hoje já está em linha!

Segredos escondidos

Foi no dia de ontem que assistimos à estreia do novo reality-show da TVI. Uma amiga minha referia-me durante a emissão: "Isto é pornográfico. Enfim, mas desperta a curiosidade". Esta é sem dúvida a minha opinião sobre esta Casa dos Segredos. Nada vai acrescentar ao que já foi feito em televisão portuguesa. No entanto, todos os segredos e a polémica que o programa poderá lançar acabarão por prender os telespectadores ao ecrã. Para mim, o melhor de toda a emissão de ontem esteve centrada na história dos dois gémeos. Colocar duas pessoas iguais dentro de uma casa, a fingir que só existe um indivíduo com aquela imagem, foi um aspecto bastante bem pensado pela direcção da TVI.


Em relação à apresentação, Júlia Pinheiro esteve ao melhor nível. No entanto, e tal como confidenciei com outras pessoas, penso que Teresa Guilherme seria a escolha acertada.
Pode não ser um pensamento correcto, mas faz sentido. Quando olho para a cara de
As Tardes da Júlia, lembro-me que tem filhos, um marido na RTP, e que há pouco tempo viu o seu pai falecer. Por outras palavras, quando penso em Júlia Pinheiro, a primeira ideia que me vem à cabeça é a de uma senhora de respeito. Não a vejo misturada com estas histórias de anónimos, com polémicas deste género. Enquanto que nos reality-show que a estrela da TVI comandou, todos com figuras públicas, existiam, no máximo, discussões causadas por atitudes e conversas incorrectas, agora não é só isso que acontece. Daí considerar que este seu novo projecto possa denegrir um pouco a boa imagem que os portugueses têm de si.
Acredito que muitos não pensem de esta forma. No entanto, é este o meu ponto de vista. Repito: penso que Júlia Pinheiro esteve muito bem na apresentação. Porém, não considero que se enquadre muito bem nas confusões que os segredos da TVI possam causar.

Sobre Pedro Granger, achei que esteve razoável. Apesar de se notar que a sua mão tremia até ao chão, penso que esteve à altura. Conseguiu ser cómico, e lançar perguntas bem estruturadas. Apesar de um pouco brejeiro, saiu-se bem.
Por falar no co-apresentador deste reality-show, tive pena de Leonor Poeiras não ter tido um papel mais forte nesta primeira Gala. Afinal, estando presente no estúdio, poderia muito bem ter alternado com Pedro Granger o papel de efectuar as perguntas aos concorrentes antes de entrarem na Casa dos Segredos.


De destacar novamente os concorrentes, escolhidos a dedo. Achei as peças das apresentações bastante "feitas", ou melhor, decoradas. Notou-se que os dezasseis magníficos passaram por um processo de selecção bastante intenso. Todos os moradores na nova casa mais vigiada do país correspondem a um estereótipo. O galã, o homossexual, a tia rica, a menina bonita, as desesperadas por um homem, e até um novo Zé Maria. Sem qualquer sentido pejorativo, afirmo que é através deles que a estação de Queluz de Baixo vai conseguir excelentes audiências. Tal como podemos ver neste domingo, os 15,1% de audiência média e 48,5% de share, chegaram para o canal da Media Capital esmagar os Ídolos da SIC.

No computo geral, penso que a TVI tem um novo fenómeno de audiências. Os resultados foram animadores, e poderão subir ainda mais com as polémicas que existirem. De facto, foi uma boa ideia não pegar novamente em Big Brother, na medida em que O Grande Irmão não iria oferecer muito mais do que aquilo que já tinha dado. Os portugueses querem novidadades, e isso é o que domina esta nova Casa dos Segredos!

Nenhum comentário: