4 de outubro de 2010

Frente a Frente

Boa noite. Numa altura em que A Casa dos Segredos se prepara para fazer história, decidimos recordar dois antigos concorrentes do reality-show que mudou Portugal: Big Brother. Marco Borges e Marta Cardoso estão em duelo nesta segunda-feira!

Foi a três de Setembro de 2000, há dez anos atrás, que estreou no nosso país o reality-show que mudou mentalidades, lançou polémica e, acima de tudo, deu vida à TVI. Com ele, doze anónimos passaram a famosos.
Se alguns continuam a ser falados, outros foram esquecidos imediatamente após a sua saída de Big Brother. É o caso de Riquita, Maria João, Ricardo V., Ricardo A., nomes de concorrentes que constam no Wikipédia, dos quais a cara não me recordo.
A fama é rápida e passageira e, por isso, apenas alguns a souberam aproveitar ao máximo. Afinal, estar três meses fechado dentro de uma casa, vigiado 24 horas sobre 24 horas, só pode significar uma boa experiência de vida. No entanto, e como tudo na vida, existe sempre um "mas". O deste reality-show baseou-se com a conotação que os anónimos passaram a ter, e com os dissabores que atingiram as suas vidas, após o término de O Grande Irmão.

Se Marco Borges é hoje um dos concorrentes que afirma que Big Brother foi uma boa rampa de lançamento, Zé Maria recusa essa ideia. A verdade é que o pontapé do ex-marido de Marta Cardoso a Sónia marcou os portugueses, e fez subir as audiências da estação de Queluz de Baixo.


Questiono eu: se não fosse esta atitude de Marco Borges, seria ele ainda hoje falado? Seria ele convidado para comentar A Casa dos Segredos com José Castelo Branco na TV Mais? Teria ele feito uma participação especial no programa dos Gato Fedorento na RTP1, Diz Que É Uma Espécie de Magazine?
Na minha opinião, não.
Foi em Big Brother que Marco Borges encontrou a mãe do seu filho, Marta Cardoso. E foi também neste reality-show que o concorrente de 24 anos provou ser um homem dos sete ofícios. Vendedor e formador numa empresa de produtos químicos e industriais, a antiga estrela da estação de Queluz de Baixo nunca mais viu o seu telefone parar de tocar. Contratos de publicidade, um programa na Rádio Cidade, um convite para fazer parte de um filme, foram algumas das propostas que lhe foram feitas após a sua saída de O Grande Irmão. Mas não só! Marco Borges presenteou ainda os fãs com os seus dotes musicais. Afinal, o concorrente lançou alguns singles que, na altura, fizeram um grande sucesso.

As suas vivências na casa mais vigiada do país enriqueceram-no enquanto pessoa. Alguns dos amigos que lá encontrou perduram. Os momentos que proporcionou aos portugueses ainda hoje são comentados e visualizados em plataformas na Internet.
Acima de tudo uma vida, que se transformou, e hoje é recordada.
Definir Marco Borges numa palavra? É fácil: vitória.


Quem venceu foi Zé Maria, mas quem disser que Marta Cardoso saiu derrotada está, de todo, enganado! Era uma das minhas favoritas e muito me alegra o facto de ter continuado a estar presente na vida dos portugueses, mesmo após o casamento com Marco Borges.


Hoje em dia, dez anos após a estreia do programa que marcou a TVI, ainda ouvimos falar nesta senhora. Seja por dar workshops na companhia de Cláudio Ramos um pouco por todo o país ou por ter tentado juntar todos os ex-colegas numa comemoração dos dez anos do Big Brother, Marta Cardoso continua a ser muito querida pelos portugueses.


Gostei de a ver em Tertúlia Cor de Rosa ou em Calor da Tarde. Tinha opiniões muito bem fundamentadas e provava que sabia do que falava. Por outro lado, li sempre com muita atenção as reportagens que escrevia para a revista TV Mais. Sim, porque, independentemente de ter participado num reality-show ela é jornalista! E é isso que, por vezes, muita gente esquece.


Considero-a uma lutadora por ter tentado sempre manter-se num meio tão complicado como é o pequeno ecrã. Nem que para isso tenha participado num outro reality-show. E não é que desta vez venceu? Pois é, se bem se lembra, Marta Cardoso alcançou o pódio em Circo das Celebridades, com todo o mérito.

Actualmente, tem estado ausente dos ecrãs, mas ainda assim continua bem presente na mente de cada um de nós. Apesar de, para sempre, ser relembrada como a Marta do Big Brother, ela será sempre a simpática Marta Cardoso!




Iniciado um novo Frente a Frente, damos por encerrado o anterior. Neste sentido, aqui fica o resultado da sondagem que opunha as opiniões entre Médico de Família/Super Pai:

Médico de Família, por Diogo Santos - 55%
Super Pai, por Tiago Henriques - 45%

Nenhum comentário: