1 de setembro de 2009

Para lá das 24


O Para lá das 24 tem hoje como tema um filme que foi exibido na RTP2 no Sábado. "Aquele Querido Mês de Agosto" despertou-me a curiosidade. Já tinha ouvido falar dele e não pude perder a oportunidade de o ver.
Tendo como fundo os bailes de Verão, o regresso dos emigrantes ao nosso país, a saudade, o renascer das vilas e aldeias que duplicam os seus habitantes com as festas em honra dos Santos, fiquei super curioso quando li a sinopse. Aliás, eu próprio acabei por deixar o filme a gravar uma vez que fui a um baile de uma terra chamada Boquilobo (algures no meio de Santarém, Torres Novas).
No entanto fiquei desiludido com o filme. A primeira hora foi de tortura autêntica. Peço desculpa, mas é o típico cinema português - monótono, parado.
A história tinha tudo para vingar caso fosse bem desenvolvida. Acho que o modo que a agarraram não foi o melhor.
No entanto tenho sempre que salientar a mensagem do filme, que no meu ver é a única coisa que se aproveita. A solidão que existe no interior, a falta de acção, e a defesa do que é português, estão bem presentes e deixa-nos a pensar.
Penso que este filme tem um tema que mostra uma autêntica verdade - as festas da terra são como que um reencontro onde paira a felicidade. Eu sou testemunha disso, uma vez que de vez em quando vou saltando de vila em vila para apanhar um bom baile.
E nesse aspecto "Aquele Querido Mês de Agosto" vinga. No entanto existem histórias secundárias que deixam muito a desejar. Esperava mais.
Dou um 4, numa escala de 0 a 10.

Nenhum comentário: