22 de março de 2010

Frente a Frente


Boa noite. Seja bem-vindo a mais uma edição do Frente a Frente. Esta semana, os participantes neste duelo não são actores, apresentadores, jornalistas ou programas. São duas revistas, das várias que, alimentam a informação deste blog, e que nos ajudam a ir mais além. São elas, a Notícias TV e aTV Guia.

Foi há cerca de 2 anos que surgiu a Notícias TV. Fazendo parte do Diário de Notícias e Jornal de Notícias, esta revista foi crescendo e desenvolvendo-se, assumindo-se hoje como a mais lida no nosso país.
Sinceramente, e como pessoa que gosto de ler tudo o que sai nas bancas, é das poucas publicações que não perco um número. Em noventa páginas, sei que é na Notícias TV, que vou ficar a saber das novidades televisivas, ficar a par de entrevistas aos melhores profissionais do meio, e ainda conhecer a programação mais detalhada da "caixinha mágica".

Comecemos pelo início. Gosto sempre de ler o editorial, que normalmente é alternado entre o Nuno Pinto Martins e pelo Nuno Azinheira. Posteriormente passo para o "Big Brother", onde estão retratadas situações um pouco constrangedoras dos "famosos" que alimentam a nossa televisão.


Avanço, avança e avanço, e reparo na entrevista da semana. Por lá já passaram Manuela Moura Guedes, aquando do fim do Jornal Nacional de 6ª, Maria João Ruela, Judite de Sousa, João Manzarra e Cláudia Vieira, os finalistas do Ídolos, António José Teixeira, director da SIC Notícias, Mário Augusto, o recém-contratado da RTP1, Sílvia Alberto, Miguel Sousa Tavares, João Baião, José Wallenstein, Francisco Menezes, entre muitos, muitos outros. Todos sabem que, se querem dar uma entrevista séria, sem mais falas do que as que dizeram, podem contar com a Notícias TV.

De facto, em termos de "inventar" notícias, não me lembro de nenhuma. Obviamente que já deve ter acontecido, mas não da maneira que outras publicações fazem. Não querendo atacar a opinião do meu colega Tiago, a TV Guia, revista da qual também gosto muito, já chegou a "falar com mortos". Ora, é neste aspecto que penso que a Notícias TV ganha. Ela não se coloca a ela própria em caminhos perigosos, e tem sempre em atenção que faz parte de dois jornais de referência, tal como já informei.

De referir ainda outro dos seus conteúdos: as audiências. Semanalmente, a revista dedica três páginas à análise dos resultados dos programas das estações de televisão em Portugal. Mais nenhuma outra revista dedica tanto espaço a elas, à exepção da Correio da Manhã TV, que no meu ver, ainda não compete neste campeonato.
Para os fanáticos em séries, podem contar com quatro páginas na programação com as novidades das mesmas, e com os próximos episódios de algumas que vão passar na televisão.

Tenho também de salientar que não posso dizer que esta seja uma revista perfeita, assim como é impossível dizer isso de outras. Obviamente que existem determinados conteúdos que não me interessam, e que passo logo para a página seguinte, pois em nada acrescentam à minha "sabedoria televisiva".
Exemplo para as festas dos famosos, e companhia limitada. No entanto, e afinal, também disso se faz uma revista de televisão.

Em conclusão, e apesar de ter "apenas" 90 páginas, e de quase metade delas serem destinadas à programação, a Notícias TV consegue sintetizar semanalmente, aquilo que, os interessados na "caixinha mágica", precisam de saber.
Parabéns por esse trabalho!
Para muitas pessoas, a ânsia da chegada do último dia útil da semana é sempre grande. Uns porque é o fim de uma semana de trabalho, outros porque é o inicio de uns dias de descanso. Confesso que estes também são alguns dos motivos pelos quais aguardo sempre a chegada de sexta-feira, no entanto, este dia também é aquele em que saem diversas revistas. Sendo eu um consumidor compulsivo de imprensa, é claro que o aguardo com expectativa. Afinal, sexta-feira é sinónimo de várias revistas para ler.

Devo confessar que aquela a que dedico mais tempo é a TV Guia. Numa primeira fase leio as chamadas “gordas” para me situar na actualidade: esta publicação traz sempre algo que ainda não se sabe.

Apesar de muita e boa gente considerar que sendo uma revista de televisão não se deveria dedicar ao mundo do social, eu discordo. Acho que, actualmente, é cada vez mais necessário que os leitores percepcionem que as celebridades são pessoas como nós. É claro que o exagero não faz bem a ninguém e, quanto a mim, esse é talvez um dos defeitos da publicação do grupo Cofina. No entanto, a própria directora da TV Guia, Luísa Jeremias, fez questão de, recentemente, explicar a sua posição: “Já não sei o que é o campo tradicional de uma revista de televisão há muito tempo, acho que isso já não existe há muito tempo em Portugal. Acho que já não existem revistas de televisão, existem revistas que falam sobre pessoas de televisão e o que a TV Guia vai continuar a fazer é isso. Vai falar sobre e com pessoas de televisão, com pessoas que aparecem na televisão, sobre assuntos de televisão, sobre actualidade televisiva. Não é só falar sobre pivots, actores de telenovelas, isso não faz sentido nos tempos que correm.” É precisamente isto que esta revista faz, na minha opinião.

Para além de tudo o q referi, a TV Guia tem, a meu ver, os melhores cronistas. É um luxo poder ler, semanalmente, a opinião de Carlos Castro, considerado por muitos um mestre na arte de escrever, ou a recentemente estreada crónica de Carlos Dias da Silva. Não esquecendo também as “Conversas de Café”, que mensalmente chegam até nós.

Outra coisa que muito aprecio nesta revista são as entrevistas. Normalmente a pessoas que estão na ordem do dia. Recordo sempre a magnífica conversa com Raul Solnado, ainda este estava entre nós. Muito mais aqui poderia dizer sobre a publicação chefiada por Luísa Jeremias, mas o tempo escasseia e não me posso alongar muito mais.

Termino com um desabafo. Independentemente de existirem pequenas “guerras” entre as publicações, o importante é que se mantenham unidas e continuem a informar, da melhor forma, os leitores. Esta sim é a verdadeira missão de um meio de comunicação.


Iniciado um novo Frente a Frente, dou por encerrado o anterior. Neste sentido, aqui fica o resultado da enquete que opunha as opiniões Marta Melro/Sofia Ribeiro:


Sofia Ribeiro, por Tiago Henriques - 54%
Marta Melro, por Diogo Santos - 46%


Inicia-se então outra sondagem para averiguar qual das opiniões deste Frente a Frente foi a mais forte. Vote!

8 comentários:

DS disse...

É curioso, porque costumo ler a TV Guia, mas não tenho gosto nenhum em acompanhar a crónica do Carlos Castro.
Acho que fala muito dos seus "protegidos" e conhecidos.
Ou seja, fala sempre dos mesmos.

Tiago Henriques disse...

Sinceramente não concordo contigo, Diogo. A meu ver, Carlos Castro não protege ninguem. Fala sem rodeios de toda a gente e diz tudo aquilo que acha.

DS disse...

Eu concordaria contigo, e respeito a tua opinião, mas não gosto mesmo nada do que ele escreve. É pena, mas abomino totalmente aquela crónica.

Tiago Henriques disse...

Opiniões, Diogo ;)

Anônimo disse...

Alguém já reparou que na maioria das edições de "Frente a Frente", o Tiago Henriques venceu?

DS disse...

É verdade anónimo, o Tiago está de parabéns! Mas também verdade seja dita, em cerca de 70% dessas vitórias, a distância nunca é muito grande.

Mais importante que a vitória ou derrota, é as pessoas lerem as nossas opiniões, pois é isso que nos deixa contentes!

Anônimo disse...

Esta é sem dúvida uma das melhores rubricas do blog. As vossas opiniões são muito interessantes.

DS disse...

Muito obrigado anónimo! :)

Elogios são sempre bem-vindos!