15 de janeiro de 2010

Curiosidade - Bom Português


Foi na passada segunda-feira, no Para lá das 24 que lhe falei de um erro frequente de português. Hoje falo-lhe de um outro que é feito diariamente na nossa televisão.

Todos nós tivemos, temos ou teremos que estudar a nossa língua durante o ensino básico, secundário ou até mesmo superior (como é o meu caso). Durante esse estudo falamos de algo de que muitas pessoas não gostam, ou não dão muita importância: análise sintáctica.


Quem sabe o que é um vocativo? Para muitos trata-se de algo pouco importante, uma vez que se insiste maioritariamente no estudo do sujeito, do predicado, entre outros. Pois bem, e seu eu lhes disser que o vocativo está presente em variadíssimas frases que usamos no nosso dia-a-dia?

Como é que se dá os parabéns a alguém? Como é que se inicia um e-mail? Por incrivel que pareça, ao usarmos frases como "Parabéns, Diogo" ou "Olá, Diogo" estamos a usar um vocativo. Poucos sabem disso, mas em ambas as frases se está a usar um vocativo. Digo isto porque são poucas as pessoas que colocam a vírgula antes de "Diogo".

Até agora ainda não percebeu o porquê de vir para aqui falar sobre isto, certo? Então passo a explicar-lhe o motivo. Já alguma vez viu o programa que dá as primeiras notícias do dia, no canal do estado? Sim, o "Bom Dia Portugal". Pois bem, aqui está um erro de português. Nesta frase há um vocativo, apesar de não parecer. E porque é que não parece? Porque a frase está mal escrita. A frase certa seria "Bom dia, Portugal".

Esta foi apenas uma curiosidade que achei por bem partilhar com os nossos leitores, uma vez que eu próprio nunca tinha pensado nisto. Tal como este programa, muitos outros deverão existir em que se comete um erro desta natureza.

Nenhum comentário: