3 de janeiro de 2010

O Protagonista


O protagonista da semana foi "Uma Canção para Ti".
O programa apresentado por Júlia Pinheiro e Manuel Luís Goucha, despediu-se dos espectadores com a vitória de Guilherme Azevedo e com o primeiro lugar nas audiências - 11,6% de rating e 41,1% de share.
Contra as expectativas, acabou por vencer "Ídolos", que se ficou pelos 8,2% de audiência média e 28,6% de share.
Não, não foi uma grande vitória. Mas sim, foi uma despedida em grande, e com sabor a dever cumprido por parte dos dois apresentadores da TVI.
Sempre tive dúvidas que "Ídolos" vencesse na noite de passagem de ano, e como tal tive razão. Aliás, achei muito precipitado a Ana Bola proferir na "Companhia das Manhãs", que tinha a certeza que o programa no qual participou iria ser o vencedor da noite.
Independentemente do programa da TVI ter baixado bastante nas audiências em relação ao ano passado, penso que foi o que mais se adequou à temática da passagem de ano - família, emoção, e diversão. O "Ídolos" apenas teve a componente de diversão e amizade.
A parte da emoção não existiu tanto, pois não houve nenhum vencedor ou derrotado. E por outro lado, os concorrente ainda a jogo não poderiam ter muitas canções ensaiadas, pois a gala que decide o seu futuro acontece hoje.
Penso que a disputa exigia que fosse mais renhida, mas analisando bem os dois programas, "Uma Canção para Ti" tinha a componente "Quem vai ganhar", e "Ídolos" ficava-se pela "Quer divertir-se connosco? As diferenças são notórias.

2 comentários:

TVI Blog disse...

Concordo plenamente contigo Diogo, além de que o Humor esteve fraco nos Ídolos, sem dúvida que aquela era uma "má escolha" para passar o ano.
Digo má escolha, por diversas razões que foram referidas no post.
UCPT foi a melhor passagem de ano da televisão portuguesa, brilhou e encantou.

Tiago Henriques disse...

Concordo com o que disses-te Rodolfo. E parece que para o ano há mais :P