23 de julho de 2010

Fecho


Boa noite. O Fecho de hoje incluí mais uma crónica da autoria de
Nuno Azinheira, retirada do Diário de Notícias.
Às 21:00, não pode perder a primeira expulsão de Os Escolhidos!
No próximo domingo, o Melhor & Pior da Semana vai de férias. Vamos dedicar uma parte do dia a relembrar os melhores momentos de Achas Que Sabes Dançar?. Das 10:00 às 14:00 do dia 25 de Julho, não pode perder!



Alta pressão

A SIC bem tentou ao longo dos últimos largos meses. Mas, afinal, a resposta estava encontrada: a melhor forma de combater a ficção líder da TVI não está em fazer mais do mesmo. Trocado por miúdos, a solução para derrotar as novelas da estação líder não é fazer novelas iguais, como provam os resultados que José Carlos Malato tem conseguido fazer à frente do Milionário - Alta Pressão.


Ainda terça-feira à noite, o novo game show do prime time da RTP1 conseguiu 29,9% de quota de mercado e mais de um milhão de espectadores. Já se perderam nos arquivos da RTP os tempos que a televisão pública conseguia sem futebol ou sem qualquer evento especial esta marca em horário nobre. Não foi assim há tanto tempo, é verdade, mas já lá vão uns bons quatro anos, seguramente.


À hora em que Malato colocava os nervos em franja a concorrentes e espectadores, a SIC passava mais um episódio de Lua Vermelha (22% de share) e a TVI exibia mais um capítulo de Espírito Indomável (33,4%). Ou seja, entre a novela da TVI e o concurso da RTP ficaram apenas três pontos percentuais.


Nos 13 programas já exibidos pelo primeiro canal, a média caminha nos 26,6%, muito acima dos 18 pontos que Sílvia Alberto fazia com os Supermiúdos e que o próprio Malato conseguia com Jogo Duplo.


Um resultado, e uma subida, que permitirá à RTP1 atenuar a perda que o seu day time tem habitualmente durante o Verão, devido a uma programação mais agressiva que as privadas oferecem também nesta altura do ano.

Nenhum comentário: