9 de maio de 2010

Fecho


Boa noite. O Fecho de hoje incluí mais uma crónica da autoria de Nuno Azinheira, retirada da Diário de Notícias.
Às 21:00, fique a par do Protagonista da semana.

Últimos

Se não os podes vencer, junta-te a eles." O conselho popular vem do tempo das nossas avós, mas a SIC voltou a provar esta semana que o ditado continua muito em voga. Ainda na segunda-feira dei por mim a ver um episódio da excelente Viver a Vida (indiscutivelmente, para mim, a melhor novela que está no ar na televisão portuguesa) e lá estava no canto superior esquerdo as duas palavrinhas mágicas "ÚLTIMOS EPISÓDIOS".

A ideia foi banalizada por José Eduardo Moniz para captar a atenção dos espectadores da TVI para a sua ficção. Tinha de se pôr lá qualquer coisa: ou "episódio especial", ou "antestreia", ou "episódio inédito" (como se isso fosse algo absolutamente surpreendente) ou o tal "últimos episódios". Acontece que, na maior parte das vezes, a chamada de atenção prolongava-se por uma, duas ou mesmo três semanas. Na prática, podiam ser "quase, quase... os últimos episódios", mas como ficava muito grande, decidiu-se abreviar. Mesmo que fosse só para ludibriar o espectador. Em bom rigor, não é mentira: depois de uma estreia, os episódios que se seguem são sempre os últimos. Os últimos 180, os últimos 100, os últimos 50… Até ao último.

Viver a Vida só deverá acabar na SIC 15 dias depois de chegar ao fim no Brasil, onde o último capítulo da história de Manoel Carlos termina na próxima semana. Portanto, os portugueses só se despedem de Luciana e seus pares lá para o final do mês. Nada disso, porém, interessa. O que são, afinal, três semanas? Cerca de 20 episódios? E daí? Não são os últimos? Parece que sim...

Nenhum comentário: