5 de fevereiro de 2011

Audimetria Semanal

audimetria_nova

42, é este o número mágico de hoje. Seja bem-vindo a mais uma edição da “Audimetria Semanal”!


Resumo semanal


A semana que passou foi marcada pela estreia de "Portugal Tem Talento" e de "Maternidades", e ainda pelo jogo entre o Futebol Clube do Porto e o Sport Lisboa e Benfica. No primeiro episódio, o novo concurso da SIC arrebatou audiências. Com um lead-in muito forte, Bárbara Guimarães conseguiu agarrar mais um milhão e meio de espectadores aos ecrãs. Já a série da RTP1, acabou por sofrer pelo dia em que foi exibida. Sabendo que à mesma hora estaria no ar uma partida de futebol que colocava a equipa da Luz nos campos, seria impossível que "Maternidades" atingisse um excelente resultado. Assim, o que se verificou foi um share inferior a 20%. Por fim, e em relação ao jogo da Sport TV, o canal de desporto acabou por ser o mais visto do cabo da última quarta-feira, com 7,8% de share. Este, foi um resultado bastante significativo no universo dos temáticos do dia 2 de Fevereiro.


Ainda de salientar que o top dos programas mais vistos do dia não se alterou durante a semana. "Espírito Indomável" continuou à frente, assim como "O Preço Certo". Por outro lado, o duelo entre o "Telejornal" e "Jornal Nacional" continuou intenso.


Manhãs (10:00 – 13:00)


voce_na_tv


“Você na TV!”, tal como na última edição da “Audimetria Semanal”, foi o líder das manhãs das estações generalistas. Com shares superiores a 35%, o programa apresentado por Cristina Ferreira e Manuel Luís Goucha não deu hipóteses à concorrência, nem mesmo à “Praça da Alegria”, que viu os seus resultados descerem os 30 pontos. Quanto a “Companhia das Manhãs”, Francisco Menezes e Vanessa Oliveira conseguiram que o talk-show marcasse presença nos mais vistos num dia da semana. Apesar disso, as audiências continuaram abaixo das expectativas, com uma média de duzentos mil espectadores.


Tardes (14:00 – 20:00)


conceiao


O início de tardes das generalistas foi renhido, principalmente entre a estação pública e a de Carnaxide. Se, na semana passada, “Alma Gémea” obtinha resultados superiores a ”Ribeirão do Tempo”, nos últimos dias em análise a novela da RTP1 conseguiu vencer a da SIC. Com shares a rondar os 25%, a produção da Rede Record surpreendeu. Quanto aos talk-shows, partindo do princípio que “Boa Tarde” está com grandes problemas em afirmar-se, resta referir que “Portugal no Coração” continuou a registar bons resultados. Apesar de não serem tão elevados como os que a última “Audimetria Semanal” demonstrou, o programa apresentado por João Baião e Tânia Ribas de Oliveira esteve bem. Quanto a “A Tarde é Sua”, Fátima Lopes permaneceu na liderança, mesmo sabendo que durante a semana não entrou sempre para o top dos dez programas mais vistos da TVI. Com a performance das novelas da concorrência em baixa, o talk-show da estação de Queluz de Baixo aproveitou essa benefício.


No horário das 17:00, “Agora é que Conta” rondou os 23% de share. O melhor resultado, ao contrário do que vem sendo habitual, foi registado na terça-feira, quando o concurso apresentado por Leonor Poeiras atingiu os 3,7% de rating e 25,2%. De destacar os maus resultados da repetição do episódio de “Morangos com Açúcar”. Com um lead-in baixo, a série da TVI ficou-se várias vezes pelos 20% de share. Obviamente que, desta forma, o episódio inédito da produção em causa sai prejudicado, não conseguindo roubar a liderança ao concurso de Fernando Mendes. “O Preço Certo” e “Portugal em Directo” continuaram a ser um valor seguro para a RTP1 na semana que passou.


Resta por isso referir a prestação das duas novelas de final de tarde da SIC. “Ti Ti Ti” e “Escrito nas Estrelas” cumpriram os mínimos exigidos, com shares na ordem dos 23%, valor este que “Lua Vermelha” teima em alcançar.


Noite (21:00 – 00:00)


laos


Com “Espírito Indomável” na frente, e com um horário nobre fraco da estação pública, a SIC não conseguiu impor-se. O duelo entre “Mar de Paixão” e “Laços de Sangue” continua a surtir efeitos nos resultados da produção de Carnaxide, e nem mesmo os fracos resultados de “Quem Quer ser Milionário – Alta Pressão”, muitas vezes abaixo dos 20% de share, levaram a uma melhor audiência da novela. No horário das 23:00, “Sedução” e “Passione” lutam pelo primeiro lugar. Apesar da primeira continuar na liderança, a produção da Globo nunca registou shares tão elevados desde a sua estreia.


De salientar os programas “Salvador”, “30 Minutos” e “Grande Entrevista” que ultrapassaram os 10% de audiência média na RTP1. Por fim, é importante referir o facto de “Linha da Frente” ter passado de 12,4% de rating para 7,8%, no espaço de sete dias.


Figura da semana


FranciscoMenezes


Francisco Menezes


Foi no dia de ontem que o apresentador de “Companhia das Manhãs” se despediu do talk-show matinal da SIC. Depois de muitas críticas e elogios, Francisco Menezes saiu de cabeça erguida de um projecto que nunca chegou a vencer, e muito menos a ameaçar a concorrência. Graças à descida da estação de Carnaxide nas manhãs televisivas, tanto “A Praça da Alegria” como “Você na TV!” conseguiram aumentar as suas audiências. Afinal, nem as contratações de Hernâni Carvalho ou a presença de conceituados criminologistas e psicólogos conseguiram chamar a atenção dos portugueses para "Companhia das Manhãs".


Parece que na próxima segunda-feira o talk-show vai presentear os telespectadores com algumas novidades, porém estes só esperam o inevitável: o regresso de Júlia Pinheiro. Francisco Menezes apenas deu o primeiro passo de um fim há muito tempo anunciado.


O número da semana


40,6%


alta_manuela


Foi este o share que o “Alta Definição” registou no último sábado. Manuela Moura Guedes foi a grande protagonista do programa.


MMV - Minuto Mais Visto da Semana



A estreia de “Portugal Tem Talento” foi o Minuto Mais Visto da Semana. Às 22 horas e 49 minutos do último domingo, 30 de Janeiro, Bárbara Guimarães conseguiu atingir os 20,4% de audiência média e 50,7% de share. Em números absolutos, mais de um milhão e novecentos mil espectadores estavam sintonizados na SIC.


O segundo lugar pertenceu a “Espírito Indomável” que, no dia 27 de Janeiro, pelas 22:01, registou 19,6% de rating e 45,1% de share.

Nenhum comentário: