6 de fevereiro de 2010

Fecho

Boa noite. O Fecho de hoje incluí uma crónica da autoria de Nuno Azinheira, retirada do Diário de Notícias.
Relembramos igualmente que o Televisão-Opinião já está no Facebook. Ainda não nos adicionou? Faça-o aqui!

Goucha é um homem raro

A atitude de Manuel Luís Goucha, quinta-feira na SIC, é um exemplo de como a televisão concorrencial pode ser um mundo civilizado, em que as pessoas se respeitam e se estimam. Para quem não sabe do que falo, aqui vai explicação: na quinta-feira, o programa Companhia das Manhãs, apresentado no canal de Carnaxide por Rita Ferro Rodrigues e Francisco Menezes, comemorou a centésima emissão. Ora acontece que Goucha (TVI) aceitou gravar um depoimento elogioso ao programa concorrente. Não só aceitou, como aproveitou o momento para declarar a sua admiração por Menezes e a sua amizade por Rita. E fê-lo da forma mais simples que alguém pode fazer: com clareza, com elegância, com grandeza.

Manuel Luís Goucha é um caso pouco frequente no palco mediático português. É persistente, é trabalhador, é versátil, é competente, não se mete em tricas com ninguém. É uma vedeta sem ter tiques de vedeta. Atende os telefones, fala aos jornalistas, percebe o nosso trabalho, sabe que deste trabalho conjunto se consegue o nosso e o seu sucesso. E, depois, é um homem que não se mete em bicos de pés. Sabe que tem estatuto, sabe que esse estatuto exige respeito, mas dá-se ao respeito. Quando quis abrir a porta da sua intimidade, abriu para revelar o que quis revelar. Com a dignidade que aqui assinalámos. Depois, encerrou o assunto. Quem achou que, com esse gesto, ele abriria a sua caixa de Pandora, enganou-se. Goucha mantém-se hoje igual, seleccionando as suas aparições públicas e os palcos onde se movimenta. Solidário, fraterno, adulto, Manuel Luís é um homem raro. E isso merece reconhecimento.

3 comentários:

Anônimo disse...

Não poderia concordar mais com que o foi dito. Manuel Luís Goucha é um dos grandes nomes da nossa praça. Contra factos não há argumentos.

Lúcia

shun-andro disse...

Concordo plenamente. Uma das grandes figuras da televisão portuguesa.
De salientar que esta foi das melhores crónicas que já li aqui.

Parabéns ao Manuel Luís Goucha, ao Nuno Azinheira, ao Diário de Notícias e ao Televisão Opinião.

DS disse...

Eu também concordei com o que foi escrito nesta crónica.

Obrigado pelo elogio Shun-Andro.

Cumprimentos.