5 de agosto de 2009

Notícias- Público identifica-se com "Sentimentos"


Episódio da novela escrita por Tozé Martinho foi o programa mais visto de Julho

Um dos episódios da novela escrita por Tozé Martinho foi o programa mais visto do mês de Julho. Joana Solnado, a protagonista de "Sentimentos", considera que o sucesso se deve ao facto do público se identificar com os "dramas familiares".

A mais recente ficção da TVI no ar, a novela "Sentimentos" tem recolhido boa adesão por parte do público. Diariamente ocupa os lugares cimeiros da tabela (a liderança pertence a "Deixa que te leve", também com a chancela de Queluz) e o episódio emitido a 13 de Julho foi o mais visto no balanço mensal das audiências. Nesse dia, a emissão registou 16,3% de audiência média (calculada sobre a população total) e 41,6% de quota de espectadores ("share"), marca só ultrapassada pelo episódio de estreia, a 22 de Junho, com 17% e 44,7%, respectivamente.

"É uma história com que qualquer português se identifica, pela variedade dos seus núcleos e dramas familiares", revela Joana Solnado. A actriz conta que para compor a personagem "Leonor" se atirou "para uma zona de representação muito naturalista". E explica: "É uma guerreira, luta contra tudo e contra todos. Sempre com a sensibilidade à flor da pele, uma coisa que ainda não tinha explorado".

Questionada sobre o "peso" de ser a personagem principal - em "Ilha dos amores" partilhou o protagonismo com Sílvia Alves e Diana Chaves -, Joana Solnado diz que a única alteração é o maior volume de trabalho. "Tenho pena de não poder fazer sempre melhor, mas luto por esta personagem tanto como lutei pelas outras". Na rua, os espectadores reconhecem o trabalho. "As pessoas de mais idade dizem que gostavam de ter uma neta como a 'Leonor'. Os mais novos sentem compaixão pelas coisas que ela não consegue concretizar".

Com experiência de ter participado numa novela da Globo ("Como uma onda"), a actriz, além das diferenças culturais e estruturais, aponta outras como a diferença entre episódios nas gravações. "No Brasil gravam seis episódios por semana. Em Portugal, no mesmo dia, gravamos o 15 e o 40. É um salto brutal, que faz com que o percurso emocional da personagem seja mais complicado de atingir".

Fonte: Jornal de Notícias

Nenhum comentário: