1 de dezembro de 2009

Fecho (Discurso Directo)



Boa noite. O Fecho de hoje incluí mais um Discurso Directo. Neste edição, eu, Diogo Santos, respondo às perguntas de Miguel Reis.



Ao que parece, o "Jornal da Noite" vai passar a ter de terça a sexta o espaço "Aqui e Agora". Com a falta de programas às 21h, achas que esta é uma boa solução?

R: Sinceramente não tinha conhecimento que isso ia acontecer. Mas acho bem. A SIC tem um furo de programação entre as 21:00 e as 23:00, e é necessário combate-lo. Neste caso, esticar a informação, parece ser uma excelente ajuda. Assim, o furo que referi, iria ficar mais pequeno, logo a estação iria perder menos nas audiências.
Por outro lado, esta aposta acaba sempre por dar credibilidade à SIC.

Outra novidade nesta semana foi o possível regresso de Maya à antena da SIC. O que te parece esta aposta?

R: A Maya não é apresentadora. Uma pessoa que vem mostrar à imprensa, as operações ao seu peito, não tem qualquer credibilidade em estar à frente de um formato. Imagina a Fátima Lopes ou a Júlia Pinheiro a fazerem isso. Como é que o público reagiria? Eu ficaria espantado com esta atitude. Felizmente não fizeram isso. A Maya como apresentadora simplesmente não tem jeito. E não percebi qual foi a ideia da SIC, em colocá-la à frente do extinto “Contacto”, com tantas profissionais do sexo feminino para o fazerem.


Está a chegar ao cabo mais um canal com a marca SIC. Trata-se de um canal direccionado para o público infanto-juvenil. O SIC K começa as suas emissões no dia 18 de Dezembro, às 16 horas. Achas que o canal terá sucesso?

R:
Penso que sim. Actualmente existe uma grande tendência para o público se deslocar para o Cabo. Ninguém tem dúvidas disso. Como tal, é necessário que tanto a RTP1, como a SIC, como a TVI, invistam nesse sector. Isto porque, mais público no Cabo equivale a mais publicidade. E eu acredito veemente que ambas as estações queiram ter mais dinheiro para investir na grelha de programação.

Alguns dos “nossos colegas” blogueiros acusam Filipe Pinto (de "Ídolos") de querer passar a imagem do "coitado", para conseguir mais votos do público. O que pensas sobre isto?
R: Eu acompanho o “Ídolos” todos os domingos na SIC. E sem dúvida que o Filipe é o meu favorito. Eu compreendo a indecisão dele. A maioria dos que participam neste tipo de concursos, ficam com um rótulo. O Filipe não queria ficar com ele. E acredito que ainda não queira, mas já percebeu que é uma boa rampa de lançamento. Por o menos, vai dar visibilidade a quem vencer o programa. Agora, a verdadeira vitória será continuar na “ribalta” (esta é a principal dificuldade para todos).


Nuno Graciano, vai mesmo voltar á antena da SIC com Não há Crise. O programa já teve grandes audiências mas as suas últimas emissões não foram muito famosas… Achas que com esta pausa o programa vai voltar bem ou será ainda um fracasso?
R:
O “Não há Crise” está gasto. E eu concordo com os críticos. Para a SIC voltar a este programa, é como dar um passo atrás. Qualquer dia estamos outra vez com repetições de “Malucos do Riso” e “Camilo&Filho”. Não faz sentido a estação voltar a apostar neste tipo de conteúdos. Está gasto. Mais vale repetir o “Salve-se quem Puder” uma vez por semana ou emitir os últimos episódios de “VIP Manicure” (que Nuno Santos pensa que os espectadores já se esqueceram).

Nuno Santos vai renovar com a SIC. Mesmo com a probabilidade da estação cair para terceiro lugar este ano, Pinto Balsemão aposta novamente no dito “Salvador” de Carnaxide…Se fosses tu, farias o mesmo que o dono do grupo Impresa?
R:
Sim faria. Já viste se se estivesse sempre a mudar de director de programas?
Põe-te no lugar dos profissionais da SIC. Como é que reagirias se o teu patrão estivesse sempre a mudar? Não era confortável. Ficarias sempre a pensar:”Será que eu vou ser aposta dele?”; “Será que o meu programa vai continuar?”.
É necessário tempo. Sim, Nuno Santos já teve dois anos, mas a SIC não tem dinheiro. Os seus responsáveis assim o afirmam. Como tal, atribuir as culpas só a Nuno Santos não é justo. Eu gosto dele, mas sei que algumas das suas apostas foram ridículas.
Quanto ao terceiro lugar da SIC em 2009, é mais que certo. Acho que ninguém tem dúvidas disso. Mas uma coisa é certa. A estação de Carnaxide, foi de extremos este ano. Na minha opinião lançou os melhores e piores formatos em 2009.

Camilo de Oliveira não quer Cristina Areia no seu elenco porque… a actriz se despiu para a Playboy. Foram afirmações de Camilo: “Ela é boa actriz e não tinha necessidade de se pôr nua numa revista.” Vais para o grupo dos que concorda com Camilo, ou dos que discordam?

R: Para mim uma actriz não tem de ser posta de lado por se despir para uma revista. Afinal só compra a “Playboy” quem quer. Que eu saiba, a Alexandra Lencastre, por exemplo, é uma actriz conceituada, e foi a capa da primeira edição da FHM. A TVI nunca a penalizou por isso.
Logo, não concordo com a decisão de Camilo de Oliveira. Afinal o que interessa aqui? O talento da actriz, ou a produção para uma revista? Não faz sentido.

2 comentários:

Anônimo disse...

Gosto do novo visual do blog. ;)

DS disse...

Obrigado :)
Ainda bem que te agradou!