25 de março de 2009

Notícias - Morangos criticados

Sexo, drogas e marginalidade foram temas abordados na quinta temporada de ‘Morangos com Açúcar’, série exibida pela TVI, e que foram alvo de críticas na conferência ‘A Televisão e as Crianças’, ontem promovida pela Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC), na Fundação Gulbenkian, em Lisboa. O órgão regulador dos media recebeu dez queixas sobre o conteúdo do formato juvenil da TVI.

O psicólogo Eduardo Sá considera que a sexualidade é uma questão de saúde pública e lamenta que as televisões tratem os telespectadores como "atrasados mentais".

"Os adolescentes separam muito bem as questões do sexo. Adorava que vissem a sexualidade como uma relação amorosa. Mas as coisas não se passam a esse nível. Às sextas-feiras e sábados à noite há uma patologia muito atípica de dores de cabeça", salienta o psicólogo.

Paulo Soares, director de conteúdos programáticos da TVI, defendeu a série, que já vai no sexto ano. "Os ‘Morangos’ são o produto mais estudado do ponto de vista qualitativo e fazê-mo-lo três vezes por ano. Temos telespectadores que se queixam por haver uma grande distância entre a realidade e a ficção e contam-nos que nas escolas que frequentam vão mais longe", refere.

Fonte: Correio da Manhã

Nenhum comentário: