12 de março de 2010

Só Séries


Os amigos são um factor essencial na minha vida tal como os seus são essenciais na sua. De facto, a nível de séries, temos gostos diferentes mas iguais e é a partir daqui que eu parto, nesta crónica.

Todos se recordam da série The Twilight Zone. Não acredito que não conheçam porque foi uma série que deixou um legado bastante grande: a primeira geração surgiu na década de 50, a seguinte na década de 80, juntamente com o filme e a terceira e última surgiu, já, no novo milénio, mais propriamente no ano de 2002.

Desde o primeiro ao último minuto de cada episódio, é-nos mostrada uma história. História essa com uma moral e que cada um deve interiorizar. De todas as produzidas até à data, foi a única que olhou, realmente, para a moral do ser humano e a explorou de uma forma exímia.

Bem, numa conversa informal com o meu melhor amigo, foi referida o nome desta série e as saudades voltaram ao de cima. Eu tinha-a visto já há algum tempo, quando a RTP2, naquela altura a 2:, a exibiu. Algumas histórias eram estranhas e lembro-me de uma, que penso que foi já no final, em que, num bairro suburbano, a desconfiança criada pelos vizinhos sobre uma determinada família que vivia numa determinada casa cresceu de tal forma que, chegam a incendiar o lar daquela gente. Eu sou sincero: não apanhei a moral nem o sentido da história. Mas tinha quê...12/13 anos? Era ingénuo? Closed-minded? Um pouco e por isso não entendi.

Vejam lá a marca que deixou que nós os dois estamos a pensar em adquiri-la. Não a de 2002 mas a de 1982 que, salvo erro, foi exibida pela SIC Radical. Por um lado, as do milénio passado têm um toque especial porque tudo aquilo que se passa é real e o suspense é real e tudo aquilo é real (não no sentido literal da palavra). E olhem que não sou fã de filmes/séries à antiga porque custa-me imenso ver o Murder, She Wrote ou Diagnóstico: Crime (em português) ou até o Knight Rider. Faz-me confusão, apenas.

São relíquias. Relíquias que são lembradas por muitos, recordadas por todos e que naquelas altura rendiam tanto economica como culturalmente e que nunca ninguém irá esquecer.

Novidades por cá...
- final de 37, este domingo, na TVI, a partir das 22h45 (sujeito a alteração);
- estreia de O Dez, na RTP1, sábado às 23h45;
- novos episódios da T5 de Ghost Whisperer, segunda, às 22h15.

Nenhum comentário: