26 de outubro de 2009

Fecho


Boa noite! O Fecho de hoje incluí a data de estreia da série da TVI "Ele é Ela" e ainda uma crónica de Nuno Azinheira, retirada do Diário de Notícias.
Daqui a uma hora não perca a rubrica Frente a Frente.

O que valem as divas?

Catarina Furtado e Bárbara Guimarães continuam hoje, uma década e meia depois do programa que as lançou para a fama (o Chuva de Estrelas), a ser designadas como "as divas da televisão". O termo é um daqueles rótulos facilitadores que gostamos de usar, mas basta uma análise à realidade das suas carreiras, às paixões que despertam e até às suas vidas fora do ecrã, para se perceber que não faz sentido.

Catarina começou há duas semanas uma variação do Dança Comigo, agora no gelo. O programa de estreia, há uma semana, contou com "apenas" 670 mil espectadores e 22,3% de quota de mercado.

Já Bárbara Guimarães, que há muito pedia um programa à direcção da SIC, conduz um concurso diário de horário nobre há uma semana. O resultado é embaraçoso: a média de espectadores não chega aos 700 mil e o share oscila entre os 18 e os 20%.

Ou seja, as "divas", ou porque cansaram a imagem, ou porque apresentam formatos desadequados ou esgotados, já não seduzem espectadores como antigamente. Dir-se-á que na TVI teriam outro brilho. É capaz de ser verdade, mas o que acontece é que o panorama audiovisual português, cada vez mais formatado, já não está para estes endeusamentos.

Ainda assim, Catarina Furtado tem uma vantagem. A vertente de actriz e o lado humanitário como embaixadora da ONU ajudam a mantê-la no palco mediático. Bárbara, infelizmente para ela, não.


A estreia da nova série da TVI "Ele é Ela" irá para o ar este sábado, dia 30 de Outubro. O horário de exibição é ainda desconhecido.

Nenhum comentário: