15 de dezembro de 2010

Fecho


Boa noite. O Fecho de hoje incluí uma crónica da autoria de Joel Neto, retirada do Diário de Notícias.

Repicam os sinos

1 Olha-se para as diferentes grelhas de Natal e, bem vistas as coisas, trata-se em quase todos os casos do mesmo de sempre. Gala das Galas, com a qual a RTP pretende, na noite de Réveillon, satirizar a programação da concorrência poderá, no entanto, ter alguma graça. Num cenário de autêntica guerra fria entre a SIC e a TVI, a estação pública prepara-se para aligeirar um pouco a atmosfera. Esperemos que os textos sejam bons. Os actores (Bruno Nogueira, Herman José, Maria Rueff, Ana Bola, Joaquim Monchique, Eduardo Madeira, Manuel Marques e Maria Vieira) são os ideais.


2 Continua em vigor uma euforia desconcertante em torno de Meu Amor, a telenovela que ganhou o primeiro Emmy International para a TV portuguesa. No outro dia, alguém escreveu mesmo que se tratava da "melhor telenovela do mundo". E, porém, é preciso concordar com António Barreira, o guionista, quando este diz que, num cenário de crise generalizada, "é bom ver a televisão investir na ficção nacional". É, de facto. Até porque a ficção nacional precisa de mais investimento ainda, de forma a que possa continuar a trilhar o seu caminho em direcção a um padrão mínimo de qualidade. Para já, está longe.


3 Interessante, a entrevista dada ontem por Henrique Sá Pessoa ao DN. Diz o próprio, sem uma pergunta que o justifique: "Apesar de não me considerar um grande comunicador..." E logo a seguir: "Se tenho pessoas que assistem ao meu programa, por alguma razão é." Os americanos chamam-lhe to fish for compliments (ou "pescar elogios"). Entretanto, Ingrediente Secreto está novamente no ar (RTP2). É de mim, ou já chega de programas de culinária?


Nenhum comentário: