16 de agosto de 2010

Fecho

Boa Noite! Seja bem-vindo ao Fecho desta segunda-feira. Hoje, ao contrário do que é habitual, não lhe trazemos uma crónica escrita por Nuno Azinheira ou Joel Neto.

O texto desta rubrica é assinado por João Carvalho, o quarto concorrente eliminado de Os Escolhidos!


Durante a época de Verão é habitual o mesmo pivô dar a cara pelos principais blocos noticiosos de qualquer uma das estações televisivas. No passado domingo, por exemplo, Maria João Ruela apresentou o "Primeiro Jornal" e o "Jornal da Noite". Tendo em conta que, na actualidade, qualquer um dos canais tem também um canal de notícias, achas esta política uma política correcta? Porque não se apostam em caras novas?


Durante o Verão, o comum dos trabalhadores gosta de usufruir das suas merecidas férias, a que tem direito. Os pivôs não fogem à regra… Contudo, os estúdios não podem ficar “às moscas”, alguém tem que dar as notícias. Tem de haver uma gestão de recursos humanos que permita que enquanto uns estão de férias, outros ocupem os seus lugares.


No passado Domingo, estrategicamente ou não, Maria João Ruela apresentou os dois espaços informativos do canal de Carnaxide, o que a meu ver é uma política incorrecta por parte da direcção de informação. Assistir à noite, praticamente às mesmas notícias da tarde


apresentadas pela mesma pivô, tornar-se cansativo, acabando por reflectir-se nas audiências (o ‘Jornal da Noite’ acabou por ser o informativo menos visto das três generalistas).


Em alternativa, poderiam ser testadas novas caras na generalista, principalmente tendo a SIC um canal de notícias por cabo com bons resultados e recheado de bons pivôs. Ana Lourenço, Luís Costa Branco, Fernanda de Oliveira Ribeiro, Pedro Mourinho, Marta Atalaya e Teresa Dimas são apenas alguns dos nomes que poderiam saltar da SIC Notícias para a SIC generalista e evitar a repetição do mesmo pivô ao meio-dia e à noite.


João Carvalho

Um comentário:

Anônimo disse...

Até concordo com o seu post, mas... actualmente, é impossível as estações de televisão fazerem omeletas sem ovos ;) e como não há dinheiro... não há mais "caras" disponíveis.
Para um Jornal ir para o ar é necessário, entre muitos outros profissionais, um editor executivo, um coordenador e um pivot; todos com carteira profissional de jornalista.

No caso da SIC, de que conheço melhor o funcionamento da Dir. de Informação:
» a João(Mª João Ruela), é uma espécie de 3 em 1 acumulando com as funções de bombeiro de serviço( tipo Zé Figueiras), pois acaba por ser editora-executiva, coordenadora e pivot; logo colmata de uma cajadada só, várias funções. Acresce que por motivos de saúde(acidente em trabalho, reportagem no Iraque) raramente faz reportagem.
Principalmente ao fim-de-semana, quando a maioria da redacção está fora, se juntarmos a isso o mês de Agosto... Fica a João ;)

Depois:
* O Luís Costa Branco e o Frederico Roque de Pinho, já não fazem parte da SIC.
* A maioria dos editores executivos e/ou coordenadores não são pivots. E a acumulação de funções nem sempre dá bom resultado...
* Poderia até haver uma maior "ginástica" dos pivots da SIC Not, embora alguns só tenham contrato com a SICN e não com a SIC; e/ou se estão de serviço durante a semana não estão ao fim-de-semana; e/ou o registo tem bom share na SIC Not mas não na SIC ou o inverso;
Claro que há depois excepções à regra, a Clara de Sousa, p.ex, só há pouco tempo entrou nos quadros da SIC, era da SIC Not, "emprestada" à casa mãe...

Seja como for, claro que seria bom haver uma alternância de apresentadores e de pivots(=os textos que os apresentadores escrevem para introduzir as reportagens de um tele-Jornal), mas nem sempre as caras se podem mudar, agora os textos... claro que podem e deviam ser actualizados/refrescados ao longo do dia/noite/madrugada, principalmente quando são "repescadas" peças de outros Jornais do dia anterior!!!
Há algum deixa andar e falta de "espírito" SIC do tempo do Rangel... é verdade...