27 de junho de 2010

O Protagonista


Boa noite. Seja bem-vindo ao Protagonista desta semana.

"Quem será?", pergunta o leitor. Existiam algumas hipóteses em cima da mesa, nomeadamente a prestação de Rita Pereira em Morangomania, ou a escolha de Vanessa Oliveira para apresentar o novo programa de moda da estação de Carnaxide. No entanto, e por diálogo entre a equipa, propôs-se uma alternativa melhor. Uma alternativa no plural. Por outras palavras, o Protagonista desta semana são números. Números que ditam derrotas, números que ditam investimentos, números que correspondem ao share que a SIC obteve nos últimos oito dias.


À excepção de Domingo, cujo share da estação de Carnaxide se situou nos 24,1% de share, durante os dias utéis, os resultados foram incrivelmente baixos. Tudo bem, a RTP1, a principal adversária da SIC, tem transmitido bons jogos do Mundial, mas afinal para que foi o investimento do terceiro canal no campeonato do mundo? Será que a direcção de programas da estação de Carnaxide pensou que com jogos pequenos se iriam alcançar grandes audiências? Pelos vistos enganaram-se. É verdade que foram emitidas partidas que até alcançaram resultados razoáveis, que entraram para o top dos cinco programas mais vistos do dia, mas será que foi o suficiente para se dispensar milhares de euros nos mesmos?
Por outro lado, e em termos de oitavos-de-final, a SIC apenas ficou com a emissão de duas partidas, sendo que estas esgotaram-se já esta tarde. A imagem de que o "O Mundial está na SIC", não se concretizou em termos de resultados.

Ainda em relação aos valores que referi, destaco os 17,9% de share obtidos na quarta-feira, ou os 18,7% de sexta-feira. Numa estação comercial, não deveriam existir armas consolidadas, como verificamos na TVI, para combater tais resultados? Infelizmente, e na SIC, elas não existem.
Revejamos agora uma Audimetria de 22 de Junho de 2009:

"Ontem o dia foi ganho pela TVI. A estreia da novela Sentimentos conseguiu uma boa audiência - 17% de ratio e 44,7% de share. Apesar disso, confundiu-se por pouco com apenas um bom episódio de uma outra novela.
A surpresa do dia está relacionada com facto de a série de comédia da SIC, Cenas do Casamento, ter entrado no top5, tal como podemos ver no quadro.
Salve-se quem Puder ficou em 3º lugar nos mais vistos do dia, e o Jornal Nacional com a estreia de Morangos com Açúcar antes, foi o noticiário mais visto.

Para concluir, aqui fica uma pergunta: Salve-se quem Puder e Cenas do Casamento asseguram um bom horário nobre à SIC e o 2º lugar da estação mais vista do dia. Será que isto vai continuar para o próximo mês?"


Se há um ano, existia uma luz verde na estação de Carnaxide, actualmente ela ou não existe, ou está muito escura. As manhãs, apesar de começarem a dar luta, continuam em terceiro lugar. Este fraco resultado acaba por passar para o Primeiro Jornal. A Armadilha recupera, mas deixou de ser uma boa alavanca para Vida Nova. Caras & Bocas faz o que pode, mas continua longe da concorrência. O Jornal da Noite consegue redimir-se e oferece à SIC a máxima da sua "marca da informação". Quanto ao regresso de Salve-se Quem Puder, continua aquém das expectativas. Nem mesmo os resultados razoáveis de Aqui Não Há Quem Viva, não são suficientes para aguentar uma estação comercial. Por fim, e no que toca aos valores de Passione, provam apenas que os portugueses não se apaixonaram pela novela da Globo.
É este o percurso diário do terceiro canal, que não se tem conseguido destacar durante os dias úteis. É verdade que o fim-de-semana é importante, mas não chega. E nem mesmo aí a SIC consegue vencer.

Questiono agora qual o futuro da estação de Carnaxide? Voltar a apostar em reposições? Esperar a reentré para investir "à grande e à francesa"? Começar a agir após o término do Mundial? A verdade é que a direcção de programas da estação tem boas ideias no que toca a diversificar a grelha de programas, mas estas nem sempre são bem concretizadas. A consequência desta má gestão são os baixos resultados, nomeadamente os que se verificaram desde a segunda-feira passada!

Nenhum comentário: