27 de junho de 2010

Fecho

Boa noite. O Fecho de hoje incluí mais uma crónica da autoria de Nuno Azinheira, retirada do Diário de Notícias.
Às 21:00, O Protagonista da semana entra em linha!

Contas ao Mundial

Estas coisas valem o que valem, mas não deixam de ter graça. Sexta-feira passada, quando o país parou para ver o Portugal-Brasil, houve 300 mil portugueses que, estando à frente da televisão, preferiram não sintonizar a RTP1, que transmitia o jogo. É obra! É evidente que há muita gente que não gosta de futebol, mas nestes momentos de exaltação nacional, quando está em jogo a continuidade da selecção nacional numa grande competição como o Mundial, mesmo aqueles que não respiram futebol, cedem à tentação, juntam-se à roda de amigos e vibram.


Sexta-feira, 80% dos portugueses que viam televisão estavam sintonizados no jogo de Durban (foi aquele o impressionante share do jogo, o mais alto deste Mundial, apesar de o número de espectadores ter sido inferior ao do Portugal--Coreia). Mas, mesmo assim, houve 179 mil alminhas que preferiram o programa de Júlia Pinheiro na TVI e mais 110 mil que escolheram Fátima. Estes resultados são os mais baixos de sempre de As Tardes de Júlia e de Vida Nova.


Com a fase de grupos terminada, a RTP é a vencedora do Mundial, mas não pode cantar grande vitória: fechará o mês com valores entre os 24 e os 25 pontos de share (terça-feira o Portugal-Espanha será muito forte), mas não muito longe do que conseguiu em Janeiro e Fevereiro, e sem beliscar a liderança da TVI, que mesmo sem Mundial se prepara para ultrapassar (ou pelo menos igualar) os resultados de Maio. A SIC é obrigada a fazer contas aos seu investimento no Mundial: será a única estação a descer e terá, apesar dos jogos que transmitiu, o pior mês do ano.

Nenhum comentário: