27 de agosto de 2010

Os Escolhidos (Parte II)


Seja bem-vindo à segunda parte de "Os Escolhidos". Fique agora com as restantes opiniões dos dois finalistas deste concurso!


Rúben Baía - A polémica com as audiências está lançada. A TVI não aceitou os resultados da estreia do futebol na estação, e protestou. No entanto, no último sábado, e apesar de o jogo entre o Benfica e o Nacional ter liderado o dia, a estação de Queluz de Baixo continuou em terceiro. Afinal de quem é a culpa?


Antes de mais, convém salientar que é do conhecimento geral que os resultados audiométricos não são totalmente fiáveis. Por outro lado, em época de Verão não há muita afluência ao uso da televisão e, embora o desporto rei seja sempre sinónimo de bons valores, nesta época, especificamente, é mais visto em cafés, esplanadas, tascas, etc., o que reduz significativamente o volume de televisões ligadas.


Quanto ao facto de a TVI não ter liderado, parece-me necessário que se tenha em conta que não é um jogo que dá a vitória a um canal de televisão, mas sim o conjunto de todo o dia, que tem muito mais do que apenas 90 minutos. Ora, é mais do que um dado adquirido que, se, durante a semana a TVI tem, quase sempre, um bom resultado em todos os horários, o mesmo não se verifica ao sábado e domingo. Assim, não me parece haver culpa de ninguém neste caso concreto, mas sim do conjunto de factores de que falei anteriormente.


Por último, e para terminar, na minha opinião, não me parece muito correcto o facto de, durante o jogo Nacional – Benfica os comentadores mandarem “bocas” à Marktest. Tudo isto vem demonstrar, ainda mais, o quão o canal está revoltado com a conhecida empresa de medição de audiências.


Inês Moreira Santos - Hernâni Carvalho pertence agora à estação de Carnaxide. O que pensas desta mudança? Irá esta contratação surtir efeito em Carnaxide?


“Bom filho à casa torna”, já diz o ditado. Após passar cerca de três anos na TVI, eis que Hernâni Carvalho regressa à Sic, estação onde trabalhou entre 2004 e 2007, após se ter iniciado como jornalista na RTP (onde se destacou pela excelente cobertura jornalística em Timor e no Afeganistão).


Parece-me que esta é uma mais-valia tanto para a Sic, que já conhece Hernâni, como para o próprio, que terá decerto novos projectos e novos desafios que só irão enriquecer e fazer evoluir a sua carreira. Aliás, não me parece que Hernâni Carvalho mudasse de estação se não tivesse uma muito boa proposta por parte da Sic.


Como o jornalista já referiu a alguns órgãos de comunicação social, para além de se continuar a ocupar das temáticas da criminalidade e justiça, vai também colaborar no que toca à formatação de conteúdos. Na minha opinião, é disso que a grelha da Sic precisa: novas cabeças para a melhorar. E se, como também se fala, estiver para vir um programa semelhante a “Casos de Polícia”, penso que Carnaxide só terá a ganhar.


Pode ser que seja desta que as audiências da Sic voltem ao que já foram em tempos. Sem Fátima Lopes, mas com Hernâni Carvalho, que se junta agora a Gabriela Sobral, tudo aponta para que Carnaxide vá apresentar uma estação totalmente renovada na reentrée.


As votações estão abertas! Do que está à espera? Vote no seu concorrente preferido!

Nenhum comentário: