8 de julho de 2010

Para lá das 24

Mais uma noite, mais uma crónica Para lá das 24...!

Actualmente, SIC Notícias e RTPN são os únicos canais de informação portugueses com blocos de notícias a cada hora, durante as madrugadas. Embora a RTPN tenha começado mais tarde (aquando da sua reestruturação gráfica, em 2008) a SIC Notícias mantém este hábito já desde a sua fundação.

Mas infelizmente são de notar imensas falhas nesta parafernália noticiosa nacional. Se formos a ver, entre os vários blocos da madrugada o alinhamento é exactamente o mesmo. A primeira notícia do bloco das 3h é a primeira notícia do bloco das 6h, enquanto que a existência do separador antes da terceira notícia às 3h também acontece às 6h. E isto reflecte a posição de quem coordena estes espaços nos canais noticiosos: no fundo, estão ali com a simples função de preencher a madrugada com as notícias principais sem um mínimo esforço de actualização ao minuto, acabando por serem péssimas cópias do último jornal estruturado e pensado (que na maioria dos casos é o jornal da meia-noite).


Exemplo dessa inércia, foi o caso do termor de terra sentido em Portugal em Dezembro passado.

O terramoto ocorreu por volta da uma e meia da manhã. Às duas, apenas a SIC Notícias referiu o facto com o estagiário notoriamente ensonado, dizendo: "Foi sentido há minutos um sismo em Portugal Continental. Voltamos às 3, muito boa noite!". A RTP N, essa, apenas reagiu à hora marcada do colega da SIC, às 3 horas da madrugada. E uma hora e meia depois da possível catástrofe ter acontecido o canal de notícias do estado pouco mais acrescentou às palavras ditas já uma hora antes no estúdio de Carnaxide.

Claro que não é por isso que vamos deixar de nos gabar pelos excelentes canais noticiosos que temos em Portugal, mas é bom que nas madrugadas deixem apenas de marcar o ponto, exigido pela máxima "24 horas em directo..."

4 comentários:

DS disse...

Um excelente comentário sobre um facto que é verdade. Os noticiários nocturnos não passam de um Diário da Manhã ou Bom dia Portugal. Durante aquelas três horas, repetem-se as notícias montes de vezes, de modo a informar os espectadores que acendem a televisão a diferentes horas.
Os noticiários nocturnos não têm de ser uma cópia. Ok, também não admito que se convidem convidados em estúdio. No entanto, e se as notícias são exactamente as mesmas, grava-se um noticiário, colocando-se este nas várias horas da madrugada - 2:00, 3:00, 4:00, etc. Para valer a máxima que referes, 24 Horas de informação? Ok, se querem ficar com esse mérito fiquem. Agora, não se admirem é que o objectivo da qualidade não seja atingido.

Miguel (SIC Blog) de férias! disse...

É compreensível! A audiência da SIC Notícias áquela hora é quase nula!

DS disse...

Então nesse caso a RTP2 não existia Miguel.

Unknown disse...

É lógico que existe pouca gente a ver, mas é assim em todo o mundo.... Mas isso não implica que os telespectadores desses horários não tenham o mesmo direito à informação. De madrugada existem imensas coisas a acontecer e que podiam ter algum tratamento, como o fecho das bolsas asiáticas, as notícias importantes que são relatadas nos jornais que saiem nesse dia, notícias importantes do resto do mundo, etc. Mas nada disto acontece..., só de manhã é que se começa a pegar nestes assuntos. Este trabalho era de certo mais proveitoso para os estagiários, que ler um teleponto igual de 60 em 60 minutos. Aproveito ainda para acrescentar um facto, que é o de não se interromper as repetições de programas para actualizar a informação durante a madrugada. Não vale a pena interromper porque não há nada a actualizar... Mais uma vez deixa de existir a tão apregoada informação hora a hora.

cumps
JC