19 de dezembro de 2010

Fecho


Boa noite. Fechamos este sábado, dia 18 de Dezembro, com mais uma crónica de Joel Neto, retirada do Diário de Notícias.
A partir das 10:00, O Melhor & Pior da Semana no seu blogue de televisão!

Prémios e exigências

1. Olha-se para as cinco nomeações de Glee (Fox Life) para os Globos de Ouro, quatro delas obtidas em categorias de representação, e só se pode lamentar que os galardões estejam a tomar este caminho. Em Glee, os guiões nem sempre são maus, mas os actores (a maior parte dos actores) são medíocres - e, sobretudo, a proposta é banalíssima. Acontece que a série é um êxito: arrasta multidões, vende centenas de milhares de DVD, e, por esta altura, tem já mais de 13 milhões de discos distribuídos pelas prateleiras de adolescentes no mundo inteiro. Se recebe o acolhimento institucional que recebe é porque representa uma experiência bem-sucedida nos domínios do merchandising e das restantes dimensões comerciais que cada vez mais se impõem à sobrevivência da TV. E o mínimo que se pode pedir é que, testada a fórmula, ela possa ser agora aplicada a séries verdadeiramente boas.

2. Sócio do Sporting, há muito tempo que critico a gestão do meu clube. E, porém, chamar "lagartos" aos sportinguistas, como fez esta semana António Cancela (SIC), é um lapsus linguae especialmente infeliz. Se um jornalista não consegue livrar-se das conversas de redacção no momento em que está em directo, então só tem uma coisa a fazer: mudar a forma como fala na redacção.

3. Não me inquieta por aí além o facto de, segundo o relatório dedicado pela ERC ao "pluralismo político- -partidário" (sic) na RTP, o PSD ser alvo de sub- -representação. Assim que o PSD for Governo, será ao contrário. O que me inquieta é o facto de precisarmos destes relatórios. Com a RTP reduzida à dimensão e à diversidade que deveria ter, nada disto seria relevante.

Nenhum comentário: