7 de março de 2011

Televisão portuguesa nasceu há 54 anos!


Celebra-se hoje o quinquagésimo quarto aniversário da primeira estação de televisão no nosso país. Emitida, inicialmente, a preto e branco, a RTP foi sempre o único canal a constar da oferta aos telespectadores, até há cerca de dezoito anos, altura em que surgiu a primeira televisão privada.

Numa altura em que atravessa a saída de duas das suas principais caras, mas em que anuncia o seu novo director de programas, para os lados da avenida Marechal Gomes da Costa entra-se no quinquagésimo quarto ano de existência.

Há mais de meio século a chegar a milhares de lares portuguesas, Parabéns, RTP!

Um comentário:

Jorge F. Ferreira disse...

É corrigir a notícia. A RTP operou só um serviço de televisão até 1968, quando criou a RTP2. Ou seja, a partir de 1968, a RTP já operava dois serviços de televisão. Em 1992, iniciou-se um terceiro serviço, este privado, de nome Sociedade Independente de Comunicação (SIC) e em 1993 foi iniciado o quarto serviço de televisão em sinal aberto, a Televisão Independente (TVI ou Quatro).

Outra correcção, é o facto da a RTP1 não ser uma estação mas sim uma cadeia/rede/sistema (network), pois durante algum tempo, as variações regionais foram emitidas, até se ter juntado um serviço num só em 2004, contudo estas variações ainda existem.

Fiquem Bem.