25 de janeiro de 2011

Falar Televisão


Problema informativo


Mais umas eleições, mais uma derrota na informação da estação de Carnaxide. Por mais comentadores que se contratem, por mais projecções que sejam realizadas, por mais profissionais que sejam seleccionados para informar os portugueses, o certo é que a SIC não se tem conseguido impor nas audiências. A imagem de que a informação do terceiro canal é o seu forte parece não fazer sentido junto dos quadros das audiências que diariamente a Markest lança. Tal como referido no Televisão-Opinião, as Presidenciais 2011 na estação de Carnaxide ficaram abaixo dos 20% de share, mesmo tendo um lead-in bastante elevado (Ponto de Mira foi o segundo programa mais visto do dia com 11,1% de rating e 29,5% de share).

É por isso motivo para nos questionarmos o que correu mal. De facto, a oferta do primeiro canal era muito mais atraente, com um estúdio bastante espaçoso e com profissionais de renome. Por outro lado, os comentadores não eram de menosprezar, nem os directos que foram realizados ao longo da emissão do último domingo. No caso da TVI, não tendo acompanhado as Presidenciais no canal, não posso ter uma grande opinião sobre a qualidade daquilo que foi transmitido. Uma coisa é certa, pareceu-me que na SIC não existiu uma grande vontade ou tentativa de lançar uma emissão inovadora, diferente, apelativa. Os comentadores não mudaram (Ricardo Costa continua a ser um dos convidados centrais da estação de Carnaxide) e o estúdio não foi sequer alterado pelo pouco que vi. Tal realidade fez-me pensar num aspecto: será que a SIC não arriscou mais por saber que à partida não iria liderar? Se assim foi, tenho de congratular a TVI, pois com uma imagem de informação mais sensacionalista, conseguiu um óptimo segundo lugar, perspectivando que as próximas eleições sejam ainda mais renhidas entre ela e a RTP1.

Nenhum comentário: