14 de novembro de 2010

O Protagonista


Passaram apenas algumas semanas desde que o regresso de Fernanda Serrano à ficção de Queluz de Baixo marcou presença no Protagonista. Enquanto estrela de Sedução, considerei que a nova novela da TVI fosse prender os telespectadores ao ecrãs. No entanto, não é isso que se tem verificado. Os resultados da produção de Rui Vilhena em nada têm correspondido às expectativas de André Cerqueira, tal como já referi numa edição da rubrica Falar Televisão, tendo eles conduzido à mudança do seu horário.


Se, no primeiro episódio, a novela foi para o ar por volta das 21:30, antecedida por dez minutos do diário de Secret Story com apresentação de Leonor Poeiras e Pedro Granger, na sua segunda semana de exibição não foi isso que se verificou. Por outras palavras, Sedução passou a ser exibida a partir das 23:00, o que acabou por causar o descontentamento de alguns actores. São José Correira confirmou à TV Guia desta semana que o director de programas da estação de Queluz de Baixo tinha prometido não alterar o horário de Sedução durante os cinco meses seguintes. No entanto, André Cerqueira acabou por colocar a sua seriedade em causa quando, ao fim de cinco dias, Sedução passou a ser exibida após Espírito Indomável. São José Correia não se demonstrou espantanda: "Não podemos negar que é injusto. Ao fim de cinco dias despromoveram-nos… Mas já estou habituada. Nunca entrei num projecto que depois não fosse passado para outro horário. Só que desta vez nem esperaram".


Rui Vilhena, autor da novela, também demonstrou o seu descontentamento com a decisão de André Cerqueira. Segundo fontes próximas do Diário de Notícias, o profissional da TVI não está feliz com a alteração de horário de Sedução. No entanto, para Brigitte Loureiro, do canal da Media Capital, o horário das 23:00 sempre foi o estipulado para a referida produção. "É uma novela forte e com cenas que mais parecem de uma série. É uma linguagem diferente. Por isso, esta mudança de horário para as 23:00" confessou ao referido jornal. Contradizendo o que André Cerqueira afirmara a São José Correira, questiona-se agora qual a razão de o director de programas da estação de Queluz de Baixo estar a brincar com os profissionais que dão a cara pelas audiências da TVI. Será justo para eles notarem que a confiança do "homem-forte" de Queluz de Baixo não é semelhante aquela que é depositada noutros produtos de televisão?

É verdade que as novelas de Rui Vilhena não são destinadas ao público geral da TVI. Tanto Sedução como Olhos nos Olhos demonstraram ser uma alternativa à produção de histórias "baratas" por outros autores do canal da Media Capital. Ao contrário de Feitiço de Amor ou Doce Fugitiva, autênticos fenómenos de audiências, as novelas de Rui Vilhena tendem a direccionar-se para elencos mais fortes, com personagens diferentes de todas as outras que já passaram pelos ecrãs da estação de Queluz de Baixo. Não sou espectador de Sedução, nem tencionar sê-lo. No entanto, no que toca a horários, desde a saída de José Eduardo Moniz, André Cerqueira já demonstrou que não olha a meios para atingir os fins. Nem que para isso tenho de dar um "bailinho" a todos aqueles que lhe enchem os bolsos mensalmente.

Nenhum comentário: