18 de fevereiro de 2010

Para lá das 24


Boa noite. Seja bem-vindo ao Para lá das 24 de hoje.

A 12 de Fevereiro de 2010 foi para as bancas, apesar das providências cautelares, o jornal Sol, que revelava um alegado plano do Governo para controlar a comunicação social, que passaria pela aquisição de um grande grupo de comunicação nacional.
No entanto, no dia anterior, nos telejornais da noite dos diversos canais, já podíamos tomar conhecimento da tiragem do jornal, apesar das ordens judiciais, e ver até a capa que o mesmo iria ter. Ao mesmo tempo, especulava-se com diferentes comentadores se estaríamos a viver, de novo, um período de censura, e até que ponto este acontecimento teria um impacto negativo na sociedade portuguesa em geral e no ramo da comunicação em particular.
É de aplaudir, sem dúvida, a prontidão e rapidez dos jornalistas de cada estação, assim como os meios por estes utilizados na difusão com tanta prontidão e antecedência, o que revela que um acontecimento que seja do interesse público é rapidamente tornado notícia, chegando às nossas casas. Só resta saber se a importância dada a este tipo de acontecimentos se equipara àquela que eles realmente têm. Afinal denuncia-se corrupção, mas fica tudo na mesma.

Vanessa Dias

Nenhum comentário: