26 de dezembro de 2009

O Protagonista do Ano


Boa noite. São 21:00, e está em linha o Protagonista do Ano (mês de Agosto).

Foi em 1998 que José Eduardo Moniz começou a revolucionar a televisão portuguesa.
Tendo iniciado a sua carreira na RTP1, o actual vice-presidente da Ongoing Media, surpreendeu tudo e todos quando, a 5 de Agosto de 2009, e após dez anos, abandonou a estação de Queluz de Baixo.

Sem dúvida alguma que foi uma das personalidades que mais se destacou este ano.

José Eduardo Moniz recuperou uma TVI miserável, que tinha shares bastante baixos para uma televisão privada. Impulsionou a ficção em Portugal, lançou reality-shows bomba, reformulou a informação, e criou talk-shows de sucesso.
Parece fácil é verdade, mas não foi. A verdade é que todos estes formatos conjugados, acabaram por deitar uma SIC que denominava o mercado para o terceiro lugar.
Este foi talvez o principal feito de José Eduardo Moniz. Digo feito, pois parecia impossível atacar uma estação com mais de 40% de share. Assim, como hoje, parece díficil acabar com a liderança da TVI, há alguns anos, os responsáveis de Queluz pensavam isso em relação á SIC.
Mas a verdade é que conseguiram, e muito graças ao engenho e à inteligência de José Eduardo Moniz.

Muitos são os que devem a sua carreira ao ex-director de programas da estação de Queluz. Foi ele que neles apostou. Foi ele que criou a série "Morangos com Açúcar", e apesar de existir um lado negativo desta aposta, permitiu lançar vários jovens com talento (alguns também ascenderam, mas cuja arte de representar não é tão apurada).

Sem esta série, acredito verdadeiramente que Benedita Pereira, Joana Duarte, Joana Solnado, Diogo Amaral, Liliana Santos, Cláudia Vieira, Diana Chaves, Rita Pereira, Mariana Monteiro, João Catarré, Pedro Teixeira ou Isaac Alfaite, não teriam a projecção mediática que hoje têm.

Por outro lado, permitiu a consagração de outros profissionais: actores e apresentadores. Júlia Pinheiro, Cristina Ferreira, Manuel Luís Goucha, Rogério Samora, Julie Sargent, Fernando Luís, Alexandra Lencastre, Margarido Marinho, Sofia Alves, e muitos outros.

Independentemente de se gostar ou não de José Eduardo Moniz, a verdade é que ele foi um grande senhor da televisão, e pelo que espero, continuará a ser!
A família TVI foi construída graças a ele! E isso é de louvar!

Nenhum comentário: