26 de dezembro de 2009

Fecho


Boa noite. O Fecho de hoje leva até si uma crónica de Nuno Azinheira, retirada do Diário de Notícias:
Shakira Moura dos Santos
Nem Manuel Moura dos Santos é Shakira, nem O Formigueiro é a solução para os problemas da SIC. Mas os dois programas que a estação de Carnaxide exibiu terça e quarta-feira registaram um milhão de espectadores e 29% de share, o dobro de Cenas do Casamento.

O problema da SIC, porém, é só um: não tem dinheiro. E por isso foi gravar dois programas a Espanha, recuperando o bem sucedido Marco Horário para o prime time. A ideia inicial, anunciada à imprensa, era exibir o primeiro na última terça-feira e o segundo, com Diana Chaves, na próxima. Mas dadas as circunstâncias, Nuno Santos preferiu exibi-los em dias consecutivos.

A SIC gravou apenas dois porque não tinha dinheiro para mais, ou Santos preferiu uma táctica antiga de Moniz, que é fazer uma espécie de episódio-piloto para perceber se o povinho gosta? É que, pelos vistos, gostou.

O Formigueiro é a adaptação portuguesa de El Hormiguero, que a Cuatro espanhola (grupo Prisa, ou seja, dona da TVI) apresenta diariamente de segunda a quinta-feira. Nada mudou, já que o formato é estrangeiro. A Trancas e Barrancas estão lá, o ritmo frenético está lá, as perguntas non sense estão lá, o cientista doido, os barulhos e sons estridentes. Portugal fica a ganhar com Marco Horário, que é mais engraçado do que Pablo Motos. Mas fica a perder numa comparação óbvia: Manuel Moura dos Santos (que por várias vezes pareceu perguntar "onde é que eu vim parar?") nunca pode ganhar a Shakira, a convidada de El Hormiguero no mês passado. Não é possível trocar?

2 comentários:

Anônimo disse...

Quero desejar-vos um feliz Natal a todos os colaboradores do televisão-opinião, sobretudo ao Tiago que é o colaborador que para mim escreve os melhores textos.

um feliz natal e um 2010 em grande

beijinhos


Cátia Carvalho

Tiago Henriques disse...

Em nome da equipa um MUITO OBRIGADO e votos de um 2010 em grande para si também cara leitora. Esperemos que continue a visitar o nosso blog. Da minha parte um enorme obrigado por aquilo que disse, mas não posso deixar de lhe dizer que não concordo muito consigo. Acho que temos todos capacidades semelhantes e complementamo-nos. ;)