Boa noite. Seja bem vindo à edição da "Audimetria Semanal" deste sábado!
Resumo semanal
Com a última semana de férias dos mais novos, a televisão generalista continuou a sofrer com este intervalo escolar. Por outro lado, o futebol não ajudou nas contas da RTP1, SIC e TVI, com um Sport Lisboa e Benfica contra o Futebol Clube do Porto a ajudar o conjunto dos canais temáticos a atingir os 28,9% de share, na última quarta-feira.
Por outro lado, não esquecer a ficção nacional, que continuou no top dos programas mais vistos do dia. "Anjo Meu", "Espírito Indomável" e "Laços de Sangue" atingiram ratings bastante satisfatórios.
No que toca aos talk-shows, pouco ou nada a acrescentar. Sem Cristina Ferreira, Manuel Luís Goucha aguentou o barco de "Você na TV!", e conseguiu "afundar" a concorrência.
Por fim, e nas tardes, a concorrência deu-se entre os últimos capítulos de "Escrito nas Estrelas" e "Morangos com Açúcar".
Fique agora a análise mais detalhada às audiências da semana que passou pelos diferentes horários da televisão portuguesa.
Manhãs (10:00 - 13:00)
A semana foi marcada pelos fracos resultados da "Praça da Alegria". O talk-show da estação pública perdeu para "Você na TV!", tendo desaparecido do top dos dez programas mais vistos da RTP1.Para a TVI, e felizmente, o programa conduzido por Manuel Luís Goucha manteve os seus bons resultados, continuando na liderança no horário das 10:00 às 13:00.
Já Júlia Pinheiro, que esta semana teve a ajuda reforçada de Ana Marques, continuou longe da concorrência, não fazendo parte do top dos dez programas mais vistos da SIC em nenhum dia.
Será para a semana que "Querida Júlia" consegue atingir os seus primeiros resultados positivos?
Tardes (14:00 - 20:00)
Inicia-se na próxima semana um novo capítulo nas tardes das generalistas. Depois de a SIC ter recuperado o segundo lugar nas audiências no horário das 18:00 às 20:00, um dos motes principais desta subida terminou na quinta feira. É agora altura de esperar para ver o que conseguirá fazer "Ti Ti Ti" para combater "O Preço Certo" e "Morangos com Açúcar". Depois de "Escrito nas Estrelas" se ter despedido dos portugueses com 8,3% de audiência média e 27,7% de share e de, ainda esta semana, ter ultrapassado a série juvenil da estação de Queluz de Baixo, será que Fernando Mendes conseguirá fazer frente à novela que começa por concorrer com "Portugal em Directo".
Curiosamente, na quinta-feira, "Ti Ti Ti" chegou aos 6,7% de rating e 30,1% de share. Chegará este valor para combater a RTP1?
Em termos de talk-shows, de referir a performance de "A Tarde É Sua" ao comando de Iva Domingues. O programa manteve o seu público, tal como havia acontecido na primeira semana das férias da Páscoa. Por outras palavras, a antiga apresentadora de "Quem Quer Ganha" alcançou praticamente as mesmas audiências que Fátima Lopes neste intervalo escolar. Destaque para o resultado de terça-feira: 3,5% de rating e 23% de share.
Quanto a Conceição Lino e o seu "Boa Tarde", de salientar a audiência alcançada na quarta-feira. O talk-show da estação de Carnaxide bateu a concorrência ao alcançar 2,7% de rating e 22,2% de share.
Já "Portugal no Coração" desapareceu do mapa, mesmo tendo um lead-in satisfatório por parte da dupla "Ribeirão do Tempo" e "Revelação".
Quanto a "Agora é Que Conta", a única coisa a acrescentar é que os portugueses não contaram com Leonor Poeiras durante os últimos dias. O share de quarta-feira foi a prova disso mesmo: 15%. Até quando TVI?
Noite (21:00 - 01:00)
Novelas na liderança; aposta na informação; séries com audiências razoáveis - é este o resumo do horário que compreende os programas exibidos das 21:00 às 01:00h.
Fátima Campos Ferreira e o seu trabalho em "Portugal e o Futuro" têm captado a atenção dos mais interessados aos ecrãs da estação pública, contudo os resultados poderiam ser melhores. Por outras palavras, o espaço informativo da RTP1 tem alcançado shares na ordem dos 20% (perdendo para a concorrência). Apesar disso, a audiência média continua a revelar que existem telespectadores fiéis às entrevistas emitidas pelo primeiro canal. Na quinta-feira, por exemplo, "Portugal e o Futuro" alcançou 8,2% de rating.
Ao nível da ficção, de destacar os resultados de "Passione" a partir da meia-noite. A novela da estação de Carnaxide conseguiu na terça-feira atingir os 5,4% de audiência média e 31,9% de share. Nesse dia "Araguaia" seguiu-lhe os mesmos passos, aproximando-se mesmo de "Sedução". A produção da autoria de Rui Vilhena chegou aos 7,1% de rating e a da Globo aos 6,6%. Apesar deste crescimento, na sexta-feira as duas novelas brasileiras acabaram por registar uma quebra.
Quanto a "Laços de Sangue", o top dos cinco programas mais vistos do dia continuou a contar com a sua presença. Tal como a novela da SIC, também "Anjo Meu" e "Espírito Indomável" mantiveram as posições de liderança do costume. Como tal, as novidades no início de horário nobre da televisão nacional não apresentaram grandes mudanças.
Por fim, e ao nível da séries, de salientar os resultados de "Portugal Tal & Qual" e "Estado de Graça". Depois dos fracos valores das últimas semanas, ambas as séries da RTP1 conseguiram redimir-se. Enquanto a primeira chegou na quarta-feira aos 8,3% de rating e 23,2% de share, a segunda na quinta-feira alcançou 7,8% de audiência média e 20,2% de share.
Não esquecer ainda os 14,7% de share de "Cuidado com a Língua" e a performance dos últimos episódios de "A Família Mata". A série da SIC manteve os resultados anteriormente registados, ao nível dos 8% e 9% de rating.
Figura da semana
Pedro Carvalhas
Foi a figura do dia de ontem, aliás, da semana, ao levar o "Jornal da Uma" a atingir uma das melhores marcas do ano, se não a melhor. O noticiário de hora de almoço da estação de Queluz de Baixo não só venceu a concorrência como foi o quinto programa mais visto do dia. Com 9,1% de audiência média e 33,5% de share, o "Jornal da Uma" surpreendeu, assim como Pedro Carvalhas... E viva os feriados!
Número da semana
3,9%
... foi o share do Disney Channel da última quarta-feira. O canal foi terceiro mais visto do Cabo.
MMV - Minuto Mais Visto da Semana
O Minuto Mais Visto desta semana pertenceu à SIC. A partida de futebol entre o PSV e o Sport Lisboa e Benfica emitida pela estação de Carnaxide no dia 14 de Abril, pelas 21 horas e 24 minutos obteve 20.7% de audiência média e 51,7% de share.
Em números absolutos quase dois milhões de telespectadores estavam sintonizados no terceiro canal.
Em segundo lugar ficou o "Espírito Indomável" da TVI. O episódio transmitido no dia de 11 de Abril chegou aos 17,8% de rating às 22h46.
Nenhum comentário:
Postar um comentário