24 de maio de 2010

Frente a Frente

Boa noite. Seja bem-vindo ao Frente a Frente desta semana. O duelo de hoje ocorre entre Joana Duarte e Vanessa Martins. Sim, duas actrizes muito semelhantes e que por diversas vezes já foram confundidas!

Para muitos, o percurso televisivo de Joana Duarte iniciou-se na terceira série de Morangos com Açúcar, no papel de Matilde. No entanto, a sua carreira de actriz começou muito antes de ter participado na produção da TVI.

Foi em 1998, na altura com 12 anos, que Joana Duarte deu os primeiros passos na representação. Uma Casa em Fanicos, na RTP1, marcou a sua primeira personagem - Rita.

No ano seguinte, fez parte do elenco principal da novela Todo o Tempo do Mundo, da autoria de Tozé Martinho. Seguiram-se algumas participações especiais em diferentes séries: Crianças S.O.S, Super Pai, Os Serranos e Clube das Chaves. Depois destas, é que Joana Duarte deu o salto da sua carreira, ao participar em 2005 e 2006, na terceira temporada de Morangos com Açúcar. Após o término da mesma, a TVI deu-lhe uma oportunidade na apresentação, e Joana Duarte conduziu, a par de outros tantos "ex-moranguitos", o Clube Morangos.
Em 2007, fez parte do elenco da novela Ilha dos Amores, que tanto sucesso fez na estação de Queluz de Baixo. Mais uma vez a actriz não parou, e participou no elenco principal de Deixa-me Amar, com o papel de Diana.
Antes da sua actual personagem em Meu Amor, Maria Lopes Gouveia, Joana Duarte foi convidada para integrar o elenco principal de Olhos nos Olhos.

O percurso desta actriz é já extenso, e pode mesmo afirmar-se que é uma profissional made in TVI. Na minha opinião, ainda falta para Joana Duarte ser uma estrela do canal da Media Capital. Digo isto, não como uma crítica à actriz, mas também devido aos papéis que lhe foram entregues. Que eu saiba, até à data, ainda não existiu um que se pudesse concluir que Joana Duarte merecia uma "lugar ao Sol".

Penso que ela tem talento, e que aquele brilho especial característico dos seus olhos poderá ajudar a TVI em futuras produções. A questão está em dar-lhe "o papel" e não "mais um papel". Esperemos que esta atitude por parte da estação seja tomada em breve, uma vez que Joana Duarte já deu provas de que é capaz de passar para a outra "fasquia", de ir mais além.

Ela ficava a ganhar, a estação de Queluz de Baixo ficava a ganhar, e os portugueses ficavam a ganhar. Para quê retê-la?


Foi em 2007 que a TVI decidiu apostar pela primeira vez numa acção diferente para a quinta série de Morangos com Açúcar. Ao contrário das temporadas anteriores, em que havia sempre um casal principal, desta vez a história girava em volta de um grupo de amigos. Três raparigas e dois rapazes. Uma delas era precisamente Vera, que marcava o primeiro grande papel de Vanessa Martins no pequeno ecrã.


Recordo-me de adorar esta rapariga e de tentar sempre seguir a história. As suas aventuras e amores diziam-me bastante. Não sei se por ter ficado “enfeitiçado” pelo seu olhar, ou se por outro motivo qualquer, mas, efectivamente, sempre que podia lá estava eu a acompanhar os capítulos da trama. Penso que para estreia, a actriz se portou muito bem.

Há algo muito curioso no seu aspecto físico. Para além de muito bonita, com um corpo de fazer inveja a muitas senhoras, um sorriso cativante, um olhar profundo, Vanessa Martins é muito parecida com Joana Duarte. Lembro-me de várias amigas minhas pensarem que eram a mesma pessoa. Poderia isso ter sido mau para alguma delas? Claro, mas não o foi. Muito pelo contrário. Vanessa entrou nos ecrãs e, apesar de ultimamente ter andado afastada, continua a fazer vários desfiles e campanhas publicitárias. Até porque ela é também manequim, e não se deixa abalar. Há ainda que ter em conta que é designer industrial.

Quando olho para fotografias desta jovem, parece que sinto a sua alegria, a sua simpatia. Não percebo o motivo pelo qual ainda não teve a sua verdadeira oportunidade. Já demonstrou ser capaz de surpreender. A meu ver, Vanessa Martins tem todas as possibilidades de agarrar uma grande vilã, por exemplo. Talvez o seu mal seja ainda não ter tentado mudar de ares. Digo isto porque, por vezes por Queluz de Baixo há demasiadas pessoas para poucos papéis. Talvez na RTP, ou na SIC já lhe tivessem dado um grande papel, no entanto percebo que seja na TVI que prefere trabalhar.


Já que falei anteriormente nas suas semelhanças com Joana Duarte, há muito que tenho para mim que estas duas actrizes podiam contracenar juntas. Que tal numa próxima produção, em que dessem vida a duas gémeas? Quanto a mim, seria uma grande aposta. E, creio que as duas jovens estariam à altura do desafio. Oxalá a TVI ainda aproveite esta ideia, mas caso não pense da mesma forma que eu, que dê outra oportunidade a Vanessa Martins. A sua beleza fazem falta aos ecrãs nacionais!

Iniciado um novo Frente a Frente, damos por encerrado o anterior. Neste sentido, aqui fica o resultado da sondagem que opunha as opiniões Miguel Santiago/Rui Andrade:

Rui Andrade, por Tiago Henriques - 78%
Miguel Santiago, por Diogo Santos - 22%

Nenhum comentário: