5 de janeiro de 2011

Alcides Viera: "Nunca tive medo de ninguém"


O director de Informação da SIC concedeu esta semana uma entrevista à TV Guia, tendo desfeito algumas das polémicas que foram alimentadas pela imprensa nos último tempos. Com a chegada de Manuela Moura Guedes a Carnaxide, muitas foram as notícias que davam conta de um mal estar na redacção do terceiro canal, pela eventual conotação que o seu trabalho passasse a ter. Algumas revistas chegaram mesmo a lançar matérias que confirmavam que Alcides Vieira havia recebido algumas críticas por parte dos jornalistas. Apesar deste factor, o director de Informação da SIC responde que essas notícias não passaram de especulações. "Não, não queixaram. É natural que, cada vez que se contrata alguém, as pessoas se interroguem, não necessariamente no sentido negativo", afirmou à publicação da Cofina. Apesar das questões sobre o futuro de Manuela Moura Guedes em Carnaxide, o homem-forte de Carnaxide considera normal que os profissionais da casa se interroguem sobre o que irá a mulher de José Eduardo Moniz fazer no terceiro canal.

Sem medo de ninguém, Alcides Vieira está um pouco ansioso com o regresso de Moura Guedes aos ecrãs nacionais. Sobre uma eventual apresentação do Jornal da Noite, o profissional da SIC responde que nunca pensou sobre isso: "Ela agora, nesta fase, tem um projecto que não passa pela apresentação do noticiário, ela própria revelou que não tinha interesse, nem pessoas nem profissional, de voltar a fazer aquilo que fez num passado recente e, portanto, para já, isso não se coloca".

Sabendo que a jornalista e José Sócrates não têm uma boa relação, tendo em conta a guerra judicial que os envolve, Alcides Vieira confessa que não teme que isso venha prejudicar a comparência do primeiro ministro nos estúdios da SIC: "Não temo... Qualquer programa não depende de uma pessoas, depende de uma equipa, de uma ideia, de um formato. Não sei o que se passou na relação entre a TVI e o primeiro-ministro, mas não vejo qualquer razão para um convidar recusar vir à SIC, só porque está cá a Manuela".

Sem se queixar do orçamento que está planeado para a informação de Carnaxide no ano de 2011, Alcides Vieira acrescenta ainda que não existem perspectivas de audiências para o novo programa de Manuela Moura Guedes: "Não há objectivos. O que queremos é que seja um programa diferente, que tenha uma identidade própria, que seja forte e acrescente valor à SIC. Esse é o objectivo. Se tiver audiências, é porque está a ter esse reconhecimento. Mas nós não trabalhamos só para as audiências. Não as deitamos fora, cativamo-las, mas respeitando sempre a linha editorial, as regras do bom senso e do bom gosto dos programa de informação, onde há regras mais divididas".

Por fim, o director de Informação da SIC, falou ainda de Miguel Sousa Tavares. Apesar de Sinais de Fogo ter sido suspenso, estão a ser preparadas algumas novidades para o comentador do Jornal da Noite em 2011: "Para as presidenciais, vão haver novidades".

Quiosque: TV Guia

Nenhum comentário: