2 de junho de 2009

Notícias

TVI reforça liderança e SIC desce cada vez mais

RTP1 mantém segunda posição, enquanto a estação liderada por José Eduardo Moniz se destaca cada vez mais.

A TVI voltou a reforçar a sua posição de líder de audiências televisivas enquanto a SIC vai exactamente no sentido contrário, continuando a perder telespectadores. Os resultados das audiências de Maio ontem revelados pela Marktest mostram ainda que o cabo está a captar cada vez mais atenção.

A estação liderada por José Eduardo Moniz ultrapassou em Abril a fasquia dos 30% de share e, no último mês, aumentou ainda mais a distância para o segundo canal de televisão mais visto em Portugal, a RTP1, alcançando 31,5% de share. A estação pública, por seu lado, manteve exactamente o mesmo share de audiência verificado no mês de Abril: 23,2%.

Apesar de manter os resultados, juntando as audiências da RTP1 com as da RTP2, que em Maio se fixou nos 5,4%, os dois canais da estação pública chegam apenas aos 28,6% de share, aquém dos resultados pretendidos pelo presidente. Guilherme Costa, na apresentação das contas da RTP, no final de Março, referiu que o objectivo era conseguir audiências de 30%.

Pior está a estação de Francisco Pinto Balsemão. Depois de ter começado o ano com 25,9% de share, nos meses seguintes registou desempenhos mais baixos: 24,4% em Fevereiro, 23,2% em Março, 22,4% em Abril e 21,5% no último mês.

Os dados da Marktest confirmam uma outra tendência, e esta não é exclusiva do mercado português: são cada vez mais os adeptos dos canais por cabo. Se em Janeiro o balanço apontava para um share de 14,5%, todos os meses se registaram subidas e, em Maio, o share era já de 18,4%. Esta subida, de quase quatro pontos percentuais, também reflecte o ligeiro crescimento das audiências dos canais noticiosos nacionais.

Fonte: Diário de Notícias

Nenhum comentário: