29 de maio de 2010

Eurovision Song Contest 2010

E o grande vencedor é...
ALEMANHA

Desde cedo que se percebeu esta vantagem. Numa votação marcada pelo predomínio dos países de oeste nos lugares cimeiros, a Alemanha foi quem levou a melhor distanciando-se dos seus adversários logo desde que os primeiros 10 países votaram, conseguindo rapidamente tomar o 1º lugar. Assim Satellite de Lena conseguiu arrecadar um total 246 pontos.


PORTUGAL
Filipa Azevedo qualificou-se num modesto 18º lugar, com 43 pontos. Depois de se ter ficado a saber quem na primeira semifinal Portugal tinha conseguido alcançar um honroso 4º lugar é bastante difícil perceber a razão desta discrepância entre a classificação na semifinal e na final.
Quanto à sua prestação, essa foi bastante marcante com uma Filipa Azevedo segura durante toda a actuação, com uma boa afinação, enfim, semelhante à primeira actuação ao vivo que por si só foi óptima. Num computo geral (e dentro das circunstâncias da música) estivemos bem!


No entanto, também houve surpresas nesta noite eurovisiva. Negativamente destaca-se a Islândia, não pela brilhante prestação de Hera Björk, mas sim pela sua classificação final. Este país ficou exactamente atrás de Portugal, em 19º lugar, enquanto que na primeira semifinal tinha conseguido colocar-se exactamente à nossa frente no 3º lugar. Resultados que também dão que pensar, já que neste caso o favoritismo não ajudou em nada este país.

Já a Turquia também se destaca mas como uma relativa surpresa da noite ao conseguir impor-se no 3º lugar. Os Manga conseguiram assim arrecadar uns bons 170 pontos, longe do primeiro lugar, mas um bom resultado para o seu país, com o seu rock a fazer lembrar Muse.

A Ucrânia conseguiu um 10º lugar, apesar da sua música ter sido sem dúvida das piores que passaram pela Telenor Arena neste ano.

E em último lugar, como tem sido hábito principalmente na última década, o Reino Unido. That Sounds Good To Me de Josh conseguiu apenas arrecadar 10 pontos para terras de senhora magestade.


INSÓLITO DA NOITE

Pela primeira vez, desde que há memória no Festival Eurovisão da Canção, houve uma invasão ao palco. Tudo aconteceu durante a actuação de Espanha, obrigando o país a repetir essa mesma actuação no final de todos os outros países. É nestas alturas em que se põe em causa a segurança à volta deste grande espetáculo.

Para o ano há mais, desta feita em Berlim...

5 comentários:

Ivo Mendonça disse...

É óbvio que as razões políticas se sobrepõe, por isso é que há uma discrepância enorme entre um óptimo 4º lugar numa semi-final e um 18º lugar na final. Enfim, os próprios juris são influenciados pela vizinhança. Mas isto tem acontecido com Portugal.

Ainda assim, uma excelente performance da nossa Filipa, merecia o top 10 neste festival.

Pedro Esteves disse...

E é o que devemos tirar de positivo, Ivo - a excelente performance da Filipa, como disse!

xxs disse...

Desculpa, mas A UCRANIA é para mim uma das melhores (é obvio que há emlhores) mas admira-me que nao tenha ficado melhor classificada do que o 10+lugar

Aquela voz, aquela acustica, a 'coreografia', a musica, estavatudo bem...

Pedro Esteves disse...

Esta análise é acima de tudo opinativa e como, felizmente, há opiniões diferentes entre as pessoas é impossível reunir um consenso...
Mas obrigado pela tua opinião, xxs! ;)

Unknown disse...

GOSTAS DA EUROVISAO E DE CANTAR?

PARTICIPA!

http://www.youtube.com/watch?v=0o7zgTsorw4