8 de agosto de 2010

O Protagonista




Boa Noite! Seja bem-vindo a O Protagonista desta semana!


Pode dizer-se que os últimos sete dias ficaram marcados, em grande parte pela confirmação de que Teresa Guilherme vai mesmo regressar ao ecrã. Todavia, a meu ver, houve alguém que se destacou ainda mais nesta última semana.

Esse alguém é outra grande profissional: Júlia Pinheiro, não só porque se falou novamente de uma possível transferência para a SIC, como também porque a imprensa já a dá como certa na condução de Secret Story. Para além de tudo isto, há ainda que ter em mente o facto de ter faltado à Festa de Verão TVI e de a imprensa não ter deixado este acontecimento “passar ao lado”.

Vamos por partes. Ninguém tem dúvidas de que a cara de As Tardes da Júlia é, se não a melhor, uma das melhores apresentadoras da actualidade. Talvez por isso André Cerqueira tenha decidido, segundo a maioria dos órgãos de comunicação social, “oferecer-lhe” o reality-show que chega em Setembro. Sinceramente, penso que Teresa Guilherme seria uma melhor escolha, mas a mãe de Rui Pêgo também merece. Não só porque sabe ser polémica, como também porque é capaz de fazer várias coisas ao mesmo tempo e, ao contrário de muitos colegas, executá-las com sucesso. Mas não irá a sua imagem ficar desgastada, tendo em conta que a TVI tem agora vários nomes para o entretenimento com provas dadas?

Ou será que toda esta especulação ficará “em águas de bacalhau” caso a notícia avançada pela Nova Gente desta semana se confirme? É que, segundo esta publicação, Júlia Pinheiro ainda está em negociações com a SIC e, dentro dos próximos dias, poderá confirmar-se aquela que seria, sem sombra de dúvidas a “transferência do ano”!

Sinceramente, tenho muitas dúvidas de que, na situação actual, a directora de formatação de conteúdos de Queluz de Baixo se mude para Carnaxide. Primeiro que tudo, na TVI tem um formato que, tal como a própria confessou, “adora”. Segundo, a estação parece voltar a chamá-la para a apresentação de um programa de horário nobre. E, em terceiro, o desafio da SIC seria suficiente para dizer adeus a tantos anos de trabalho no grupo Média Capital?


O canal de Francisco Pinto Balsemão só a conseguirá contratar, na minha visão, caso a proposta inclua uma única coisa que, até agora, Júlia Pinheiro ainda não fez: a direcção de programas.

Muito se falou de que, após a saída de José Eduardo Moniz, ela seria a provável substituta. Todavia, acabou por não se registar esta “promoção”, por vontade da própria, segundo avançou à imprensa, ficando o cargo para o “estreante” André Cerqueira. Mas, neste momento, a apresentadora poderá sentir-se tentada a avançar.


Ora vejamos: a SIC está cada vez menos competitiva e, nos tempos que correm, parece existir uma enorme sensação de “desorganização” dentro do canal. Com a chegada de Gabriela Sobral, poderá dar-se uma pequena mudança e, em equipa com Júlia Pinheiro, talvez Carnaxide voltasse a viver dias felizes. Será então o desafio suficientemente atractivo para deixar a líder de audiências e agarrar na terceira classificada?

O presidente do grupo Impresa não dorme e, se realmente apresentar motivos suficientes, acredito que, se não agora, num futuro muito próximo, a cara de As Tardes da Júlia regresse à “casa-mãe”. Os anos de televisão são muitos e a experiência que possui, poderão fazê-la “querer dar mais”.


No entanto, suponhamos que a mudança se dá já? O que acontecerá ao seu programa da tarde? Sai do ar e dá lugar ao de Fátima Lopes? E Secret Story é apresentado por Teresa Guilherme? E o que acontece a todos os outros formatos que têm sempre uma “mãozinha” de Júlia Pinheiro? Conseguiria André Cerqueira contornar a situação?


A grande “revolução” poderá estar prestes a iniciar-se e, a passagem da “melhor apresentadora” para a chefia de um canal tem possibilidades de ser o seu primeiro prenúncio!

Um comentário:

Riqarde disse...

Eu cá acho que Júlia Pinheiro está bem na TVI. Porém se esta mudança acontecer será mesmo a maior revolução no panorama televisivo. Júlia onde ''mete a mão'' sai sempre bem! Certamente iria marcar o inicio do fim da TVI com essa saida..