8 de agosto de 2010

Fecho


Boa noite. Hoje, em fecho, trazemos-lhe mais uma crónica da autoria de Nuno Azinheira, retirada do Diário de Notícias.
O fim de semana encerra com O Protagonista, às 21h00, e a partir das 22h a segunda parte de O Melhor & Pior da Semana!


O futebol dos pequeninos

A SIC anunciou por estes dias que voltou a ganhar os direitos exclusivos de transmissão da Taça da Liga por mais duas temporadas. Não havendo mais nada de importante para anunciar, percebe-se o contentamento da estação. É um parco contentamento, reconheça-se. A Taça da Liga, apesar dos esforços para revitalizá-la no último ano, é claramente a terceira prova futebolística nacional e é, a par de alguns jogos avulsos da Liga Europa, o único futebol que não é a feijões que a SIC é capaz de adquirir.
O leve regozijo com que a estação da Impresa anuncia o prolongamento do exclusivo da Taça da Liga é, também, a assumpção do discurso remediado mas honrarinho, tipo "olhem, somos pequeninos, é o melhor que conseguimos".

Passo a brincadeira, o assunto é sério e decorre da crise, financeira, de investimento publicitário, mas também de ideias e gestão, que assolou a SIC na última meia dúzia de anos. Uma crise que a deixou neste estado debilitado, incapaz de ser competitiva no mercado, de concorrer em condições de igualdade com os seus adversários aos principais concursos de futebol (Liga, Taça de Portugal, Liga dos Campeões, Selecção), de segurar as suas maiores estrelas com ordenados comparáveis aos que se paga na concorrência.
Os jogos entre os grandes na Taça da Liga darão à SIC possibilidade de fazer um brilharete durante um dia, mas não mais do que isso. Rangel sempre o disse: uma televisão líder e bem feita custa dinheiro. Uma televisão poupadinha pode ser honesta e simpática, mas nunca tocará o essencial: o coração das pessoas.

Nenhum comentário: