20 de setembro de 2010

Frente a Frente

Boa noite. O Frente a Frente desta semana coloca em duelo dois grandes actores portugueses. Depois dos dois finalistas de Projecto Moda, João Perry e Sinde Filipe são os destacados desta semana!



Numa altura em que há cada vez mais jovens actores a invadirem a nossa televisão, teatro e cinema, não deixa de ser interessante falarmos sobre aqueles que são normalmente aclamados de “veteranos”. Hoje, cabe-me a mim a honra de dar a minha opinião sobre o “grande” João Perry!


Desde sempre que gostei do seu trabalho, embora só mais recentemente tenha começado a aparecer com maior frequência nos ecrãs. Ainda assim, parece que só desde que deu vida a Óscar Ventura em Fascínios as televisões o conheceram. Todavia, não é essa a verdade. João Perry tem já um grande curriculum que não pode, nem deve ser esquecido. Este é um grande exemplo de, como se diz na gíria, “mais vale tarde do que nunca”.


E, depois de ter feito um grande papel, ainda que curto, na trama de António Barreira, pode dizer-se que o experiente actor começou a ser cada vez mais “desejado” por outros argumentistas. Seguiu-se Sentimentos e, dentro em breve, poderemos vê-lo num grande papel em Sedução.


Não tenho dúvidas de que João Perry é um dos melhores da sua geração. Tem uma presença fantástica, muito carisma e, acima de tudo, é humilde. Respeita os seus colegas e, em todos os papéis, percebemos que se não fosse ele a interpretá-los, não teriam o sucesso que têm.


Para além de tudo isto, o actor tem uma capacidade de tocar bem fundo no coração dos telespectadores (é claro que a intensidade dos seus papéis também ajuda a este facto). E há ainda que ter em mente que um percurso invejável como o seu não é qualquer um que tem. Poucas ou nenhumas dúvidas tenho de que João Perry é um exemplo para muitos jovens actores, até porque todos os trabalhos que tem feito são provas de que é um grande, grande actor.

Tudo aquilo que penso sobre o Óscar de Fascínios jamais poderá ser resumido em poucas linhas, uma vez que será sempre pouco. Resta então dizer que, para mim, João Perry já conquistou um lugar no coração de muitos portugueses e isso, ninguém lhe tira.

Palavras para quê? Eu voto João Perry, claro está!



Um actor é, normalmente, detentor de uma característica que o distingue de todos os restantes profissionais da sua área.
A sua forma de expressar as palavras, o modo de se relacionar com os outros, ou mesmo a atitude que adopta numa determinada novela.
Recorrendo a exemplos mais específicos, foram notáveis as diferenças de Alexandra Lencastre entre Luíza Albuquerque de “Ninguém Como Tu”, e de Fátima Almeida de “Tempo de Viver”. Obviamente que os dois papéis eram totalmente opostos. Todavia, a estrela da TVI deu um toque pessoal a cada uma das duas personagens.

O modo que cada actor utiliza para as construir deve ser único. E é precisamente essa unicidade que fazem de um representante, um óptimo profissional.
No caso de Sinde Filipe, considero o seu olhar a sua melhor arma. Através dele, consegue transmitir tudo. Tristeza, amor, raiva, solidão, vingança, nada escapa.
Na nova novela da estação de Carnaxide, “Laços de Sangue”, o actor interpreta Frederico, um empresário de sucesso que deu vida a uma empresa de brinquedos, a Iô-Iô. Projectando o seu neto num eventual sucessor de todo o seu trabalho, o sabor da traição foi evidente quando ele, Ricardo, nas suas costas transferiu 500 mil euros para a sua conta. Atacado por um AVC, em “Laços de Sangue”, Sinde Filipe vê-se agora arrasado por não conseguir denunciar o verdadeiro culpado do seu estado.

Também neste caso, o seu olhar muito demonstrou: a impotência, por não conseguir proferir nem uma palavra, e o sentimento de se sentir usado, pelo facto de o seu neto o ter traído.

A nova novela de Carnaxide é apenas um dos seus muitos trabalhos que realça esta característica. Ao longo da sua carreira, Sinde Filipe já participou em várias peças de teatro, alguns filmes, e muitas novelas. Destaque para Os Lobos, Ajuste de Contas, Olhos de Água, Queridas Feras, Fala-me de Amor, Sete Balas Para Selma, Sob Vigilância.

Em jeito de conclusão, e tal como comecei o Frente a Frente desta semana, o pai de Laurent Filipe é especial. Quando decidi defendê-lo nesta edição, pensei para mim que o principal aspecto que me iria centrar estaria relacionado com o seu olhar. Se não fosse pesquisar ao wikipédia, provavelmente não saberia as produções nas quais tinha participado. No entanto, recordo-me perfeitamente de o ver representar em diferentes produções, e de o seu olhar se modificar nas várias personagens que deu vida. E é por isso que Sinde Filipe é dos melhores. Portugal de certo que tem orgulho em vê-lo nos ecrãs nacionais.
Um bem-haja para este actor!


Iniciado um novo Frente a Frente, damos por encerrado o anterior. Neste sentido, aqui fica o resultado da sondagem que opunha as opiniões entre Carina Duarte/Pedro Reis:

Pedro Reis - 65%
Carina Duarte - 35%

Nenhum comentário: